Prevalência dos Acidentes de Motocicleta Envolvendo os Adolescentes de Quixadá
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1454 |
Resumo: | O impacto na sociedade e na saúde provocado pelos acidentes de trânsito tem sido extremamente registrado. O objetivo deste estudo retrospectivo e transversal foi conhecer o perfil epidemiológico dos acidentes de motocicletas em adolescentes do município de Quixadá-Ceará. Prevaleceu o sexo masculino (92%), entre 14 a 17 anos (52%), no ensino médio (86%), solteiros (71%), com renda familiar entre uma a três salários mínimos (53%), utilizavam a motocicleta para trabalhar (61%) e predominando a profissão mototaxista (43%). Em relação à motocicleta, 27% eram habilitados, 2% referiram conhecer o Código de Trânsito Brasileiro, 13% faziam uso do capacete, 65% não praticam direção defensiva, 02% conhecem a lei 11.705, 03% participaram de programas educativos. O estudo identificou o perfil epidemiológico e os possíveis fatores determinantes dos acidentes envolvendo os adolescentes. Conclui-se que é necessária a intensificação de campanhas educativas sobre acidentes de motocicleta em adolescentes, principalmente nas escolas. |
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Prevalência dos Acidentes de Motocicleta Envolvendo os Adolescentes de QuixadáAcidentes de Trânsito. Saúde do Adolescente. Saúde PúblicaO impacto na sociedade e na saúde provocado pelos acidentes de trânsito tem sido extremamente registrado. O objetivo deste estudo retrospectivo e transversal foi conhecer o perfil epidemiológico dos acidentes de motocicletas em adolescentes do município de Quixadá-Ceará. Prevaleceu o sexo masculino (92%), entre 14 a 17 anos (52%), no ensino médio (86%), solteiros (71%), com renda familiar entre uma a três salários mínimos (53%), utilizavam a motocicleta para trabalhar (61%) e predominando a profissão mototaxista (43%). Em relação à motocicleta, 27% eram habilitados, 2% referiram conhecer o Código de Trânsito Brasileiro, 13% faziam uso do capacete, 65% não praticam direção defensiva, 02% conhecem a lei 11.705, 03% participaram de programas educativos. O estudo identificou o perfil epidemiológico e os possíveis fatores determinantes dos acidentes envolvendo os adolescentes. Conclui-se que é necessária a intensificação de campanhas educativas sobre acidentes de motocicleta em adolescentes, principalmente nas escolas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBarros, Francisco Hilângelo VieiraSilva, Leonardo OliveiraRoseno, Maria Alcione Silva GomesOlinda, Antônia Gomes deSouza, Joaquina Batista Rodrigues deAmaral, João Joaquim Freitas do2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/145410.14295/idonline.v12i42.1454ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 511-5241981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1454/2079Direitos autorais 2021 Francisco Hilângelo Vieira Barros, Leonardo Oliveira Silva, Maria Alcione Silva Gomes Roseno, Antônia Gomes de Olinda, Joaquina Batista Rodrigues de Souza, João Joaquim Freitas do Amaralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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