Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/82 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo comprovar a estrutura fatorial da Escala de Avaliação da Fadiga numa amostra de 200 estudantes universitários de instituições públicas de ensino, em João Pessoa/PB. Estes responderam a Escala de Avaliação da Fadiga, composta por 10 itens avaliados em escala de cinco pontos, variando de 1 = Nunca a 5 = Sempre. O pacote estatístico SPSSWIN 11.5 (Statistical Package for the Social Sciences) foi utilizado para tabulação e análise dos dados. A partir do KMO = 0,82 e do Teste de Esfericidade de Bartlett= 603,84; p0,000, verificou-se a pertinência da realização da análise fatorial. Em seguida, fixando-se a extração de um fator, procedeu-se a análise fatorial dos componentes principais. Os resultados desta análise corroboram a presença de um fator, explicando conjuntamente 39,2% da variância total. Foram excluídos dois itens dos 10 originais por não terem apresentado carga fatorial satisfatória (±0,30). Na escala final o fator (Fadiga) ficou composto por 8 itens, com cargas fatoriais variando entre 0,46 a 0,78 (= 0,81). Conclui-se, portanto, que esta medida de Fadiga apresenta parâmetros psicométricos satisfatórios representando adequadamente o construto em questão. |
id |
IPES_386cb487d173a83f1599fa6dcde7b1d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/82 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição públicaEscala de Fadiga, Fadiga Crônica, Avaliação da FadigaEste estudo tem como objetivo comprovar a estrutura fatorial da Escala de Avaliação da Fadiga numa amostra de 200 estudantes universitários de instituições públicas de ensino, em João Pessoa/PB. Estes responderam a Escala de Avaliação da Fadiga, composta por 10 itens avaliados em escala de cinco pontos, variando de 1 = Nunca a 5 = Sempre. O pacote estatístico SPSSWIN 11.5 (Statistical Package for the Social Sciences) foi utilizado para tabulação e análise dos dados. A partir do KMO = 0,82 e do Teste de Esfericidade de Bartlett= 603,84; p0,000, verificou-se a pertinência da realização da análise fatorial. Em seguida, fixando-se a extração de um fator, procedeu-se a análise fatorial dos componentes principais. Os resultados desta análise corroboram a presença de um fator, explicando conjuntamente 39,2% da variância total. Foram excluídos dois itens dos 10 originais por não terem apresentado carga fatorial satisfatória (±0,30). Na escala final o fator (Fadiga) ficou composto por 8 itens, com cargas fatoriais variando entre 0,46 a 0,78 (= 0,81). Conclui-se, portanto, que esta medida de Fadiga apresenta parâmetros psicométricos satisfatórios representando adequadamente o construto em questão.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Gislene Farias deGouveia, Valdiney VelosoPeixoto, Ginna PereiraSoares, Maria Alinele Lucena2010-01-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/8210.14295/idonline.v4i11.82ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 11 (2010); 51-601981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/82/82Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveira, Valdiney Veloso Gouveia, Ginna Pereira Peixoto, Maria Alinele Lucena Soareshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:05:53Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública |
title |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública |
spellingShingle |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública Oliveira, Gislene Farias de Escala de Fadiga, Fadiga Crônica, Avaliação da Fadiga |
title_short |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública |
title_full |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública |
title_fullStr |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública |
title_full_unstemmed |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública |
title_sort |
Análise fatorial da escala de avaliação da fadiga em uma amostra de universitários de instituição pública |
author |
Oliveira, Gislene Farias de |
author_facet |
Oliveira, Gislene Farias de Gouveia, Valdiney Veloso Peixoto, Ginna Pereira Soares, Maria Alinele Lucena |
author_role |
author |
author2 |
Gouveia, Valdiney Veloso Peixoto, Ginna Pereira Soares, Maria Alinele Lucena |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gislene Farias de Gouveia, Valdiney Veloso Peixoto, Ginna Pereira Soares, Maria Alinele Lucena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escala de Fadiga, Fadiga Crônica, Avaliação da Fadiga |
topic |
Escala de Fadiga, Fadiga Crônica, Avaliação da Fadiga |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este estudo tem como objetivo comprovar a estrutura fatorial da Escala de Avaliação da Fadiga numa amostra de 200 estudantes universitários de instituições públicas de ensino, em João Pessoa/PB. Estes responderam a Escala de Avaliação da Fadiga, composta por 10 itens avaliados em escala de cinco pontos, variando de 1 = Nunca a 5 = Sempre. O pacote estatístico SPSSWIN 11.5 (Statistical Package for the Social Sciences) foi utilizado para tabulação e análise dos dados. A partir do KMO = 0,82 e do Teste de Esfericidade de Bartlett= 603,84; p0,000, verificou-se a pertinência da realização da análise fatorial. Em seguida, fixando-se a extração de um fator, procedeu-se a análise fatorial dos componentes principais. Os resultados desta análise corroboram a presença de um fator, explicando conjuntamente 39,2% da variância total. Foram excluídos dois itens dos 10 originais por não terem apresentado carga fatorial satisfatória (±0,30). Na escala final o fator (Fadiga) ficou composto por 8 itens, com cargas fatoriais variando entre 0,46 a 0,78 (= 0,81). Conclui-se, portanto, que esta medida de Fadiga apresenta parâmetros psicométricos satisfatórios representando adequadamente o construto em questão. |
description |
Este estudo tem como objetivo comprovar a estrutura fatorial da Escala de Avaliação da Fadiga numa amostra de 200 estudantes universitários de instituições públicas de ensino, em João Pessoa/PB. Estes responderam a Escala de Avaliação da Fadiga, composta por 10 itens avaliados em escala de cinco pontos, variando de 1 = Nunca a 5 = Sempre. O pacote estatístico SPSSWIN 11.5 (Statistical Package for the Social Sciences) foi utilizado para tabulação e análise dos dados. A partir do KMO = 0,82 e do Teste de Esfericidade de Bartlett= 603,84; p0,000, verificou-se a pertinência da realização da análise fatorial. Em seguida, fixando-se a extração de um fator, procedeu-se a análise fatorial dos componentes principais. Os resultados desta análise corroboram a presença de um fator, explicando conjuntamente 39,2% da variância total. Foram excluídos dois itens dos 10 originais por não terem apresentado carga fatorial satisfatória (±0,30). Na escala final o fator (Fadiga) ficou composto por 8 itens, com cargas fatoriais variando entre 0,46 a 0,78 (= 0,81). Conclui-se, portanto, que esta medida de Fadiga apresenta parâmetros psicométricos satisfatórios representando adequadamente o construto em questão. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/82 10.14295/idonline.v4i11.82 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/82 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v4i11.82 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/82/82 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveira, Valdiney Veloso Gouveia, Ginna Pereira Peixoto, Maria Alinele Lucena Soares https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Gislene Farias de Oliveira, Valdiney Veloso Gouveia, Ginna Pereira Peixoto, Maria Alinele Lucena Soares https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 4, n. 11 (2010); 51-60 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435255848960 |