Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Andreza Teixeira de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cirqueira, Rosana Porto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1455
Resumo: A International Continence Society, afirma que a Incontinência Urinária é qualquer perda involuntária de urina, classificada em três tipos: Urinária por urgência, urinária mista, Incontinência urinária de esforço. O objetivo deste estudo foi verificar a presença de incontinência urinaria em mulheres praticantes de musculação. Trata-se de um estudo transversal, realizados em quatro academias credenciadas em vitória da conquista com mulheres acima de 18 anos a amostra foi composta por 30 participantes. Os dados do estudo foram tabulados e processados pelo software Statistical Package for the Social Sciences 22.0 para o Windows. As tabelas foram plotadas no Excel. Teste do qui-quadrado de Pearson (verificar se a presença de incontinência urinaria está correlacionada à prática de atividade física, ao fato das mulheres terem filhos e ao tipo de parto). A presença de filhos foi maior no grupo das incontinentes quando comparadas com as continentes, com 8 (88,9%) e 5 (23,8%) dos casos, respectivamente. E foi verificada correlação estatística significante entre os grupos (p = 0,02).  quanto ao tipo de parto foi realizado apenas com o total de mulheres que já passaram por gestação 13 (43,3%). Enquanto nas mulheres diagnosticadas com incontinência urinária 5 (62,5%) realizaram parto vaginal, 3 (60,0%) das continentes realizaram parto cesárea. A diferença para essa distribuição foi verificada estatisticamente (p = 0,04). Conclui-se que não houve associação estatisticamente significante entre a pratica de musculação e a incontinência urinaria.   
id IPES_3c37de977084d7d3cb8947981a7dff0e
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1455
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de MusculaçãoAssoalho pélvico. Incontinência Urinária. MusculaçãoA International Continence Society, afirma que a Incontinência Urinária é qualquer perda involuntária de urina, classificada em três tipos: Urinária por urgência, urinária mista, Incontinência urinária de esforço. O objetivo deste estudo foi verificar a presença de incontinência urinaria em mulheres praticantes de musculação. Trata-se de um estudo transversal, realizados em quatro academias credenciadas em vitória da conquista com mulheres acima de 18 anos a amostra foi composta por 30 participantes. Os dados do estudo foram tabulados e processados pelo software Statistical Package for the Social Sciences 22.0 para o Windows. As tabelas foram plotadas no Excel. Teste do qui-quadrado de Pearson (verificar se a presença de incontinência urinaria está correlacionada à prática de atividade física, ao fato das mulheres terem filhos e ao tipo de parto). A presença de filhos foi maior no grupo das incontinentes quando comparadas com as continentes, com 8 (88,9%) e 5 (23,8%) dos casos, respectivamente. E foi verificada correlação estatística significante entre os grupos (p = 0,02).  quanto ao tipo de parto foi realizado apenas com o total de mulheres que já passaram por gestação 13 (43,3%). Enquanto nas mulheres diagnosticadas com incontinência urinária 5 (62,5%) realizaram parto vaginal, 3 (60,0%) das continentes realizaram parto cesárea. A diferença para essa distribuição foi verificada estatisticamente (p = 0,04). Conclui-se que não houve associação estatisticamente significante entre a pratica de musculação e a incontinência urinaria.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMelo, Andreza Teixeira deCirqueira, Rosana Porto2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/145510.14295/idonline.v12i42.1455ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 525-5351981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1455/2083Direitos autorais 2021 Andreza Teixeira de Melo, Rosana Porto Cirqueirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação
title Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação
spellingShingle Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação
Melo, Andreza Teixeira de
Assoalho pélvico. Incontinência Urinária. Musculação
title_short Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação
title_full Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação
title_fullStr Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação
title_full_unstemmed Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação
title_sort Incontinência Urinária em Mulheres Praticantes de Musculação
author Melo, Andreza Teixeira de
author_facet Melo, Andreza Teixeira de
Cirqueira, Rosana Porto
author_role author
author2 Cirqueira, Rosana Porto
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Andreza Teixeira de
Cirqueira, Rosana Porto
dc.subject.por.fl_str_mv Assoalho pélvico. Incontinência Urinária. Musculação
topic Assoalho pélvico. Incontinência Urinária. Musculação
dc.description.none.fl_txt_mv A International Continence Society, afirma que a Incontinência Urinária é qualquer perda involuntária de urina, classificada em três tipos: Urinária por urgência, urinária mista, Incontinência urinária de esforço. O objetivo deste estudo foi verificar a presença de incontinência urinaria em mulheres praticantes de musculação. Trata-se de um estudo transversal, realizados em quatro academias credenciadas em vitória da conquista com mulheres acima de 18 anos a amostra foi composta por 30 participantes. Os dados do estudo foram tabulados e processados pelo software Statistical Package for the Social Sciences 22.0 para o Windows. As tabelas foram plotadas no Excel. Teste do qui-quadrado de Pearson (verificar se a presença de incontinência urinaria está correlacionada à prática de atividade física, ao fato das mulheres terem filhos e ao tipo de parto). A presença de filhos foi maior no grupo das incontinentes quando comparadas com as continentes, com 8 (88,9%) e 5 (23,8%) dos casos, respectivamente. E foi verificada correlação estatística significante entre os grupos (p = 0,02).  quanto ao tipo de parto foi realizado apenas com o total de mulheres que já passaram por gestação 13 (43,3%). Enquanto nas mulheres diagnosticadas com incontinência urinária 5 (62,5%) realizaram parto vaginal, 3 (60,0%) das continentes realizaram parto cesárea. A diferença para essa distribuição foi verificada estatisticamente (p = 0,04). Conclui-se que não houve associação estatisticamente significante entre a pratica de musculação e a incontinência urinaria.   
description A International Continence Society, afirma que a Incontinência Urinária é qualquer perda involuntária de urina, classificada em três tipos: Urinária por urgência, urinária mista, Incontinência urinária de esforço. O objetivo deste estudo foi verificar a presença de incontinência urinaria em mulheres praticantes de musculação. Trata-se de um estudo transversal, realizados em quatro academias credenciadas em vitória da conquista com mulheres acima de 18 anos a amostra foi composta por 30 participantes. Os dados do estudo foram tabulados e processados pelo software Statistical Package for the Social Sciences 22.0 para o Windows. As tabelas foram plotadas no Excel. Teste do qui-quadrado de Pearson (verificar se a presença de incontinência urinaria está correlacionada à prática de atividade física, ao fato das mulheres terem filhos e ao tipo de parto). A presença de filhos foi maior no grupo das incontinentes quando comparadas com as continentes, com 8 (88,9%) e 5 (23,8%) dos casos, respectivamente. E foi verificada correlação estatística significante entre os grupos (p = 0,02).  quanto ao tipo de parto foi realizado apenas com o total de mulheres que já passaram por gestação 13 (43,3%). Enquanto nas mulheres diagnosticadas com incontinência urinária 5 (62,5%) realizaram parto vaginal, 3 (60,0%) das continentes realizaram parto cesárea. A diferença para essa distribuição foi verificada estatisticamente (p = 0,04). Conclui-se que não houve associação estatisticamente significante entre a pratica de musculação e a incontinência urinaria.   
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1455
10.14295/idonline.v12i42.1455
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1455
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1455/2083
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Andreza Teixeira de Melo, Rosana Porto Cirqueira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Andreza Teixeira de Melo, Rosana Porto Cirqueira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 525-535
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433807765504