Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Maria Socorro Soares
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627
Resumo: O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000);  Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e  Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva. Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem.
id IPES_3f300aba5b567c882d96c01fc7321cdf
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2627
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning ProcessO presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000);  Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e  Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva. Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCosta, Maria Socorro SoaresMiguel, Joelson Rodrigues2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/262710.14295/idonline.v14i51.2627ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 667-6791981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627/4095Direitos autorais 2021 Maria Socorro Soares Costa, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T18:39:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
title Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
spellingShingle Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
Costa, Maria Socorro Soares
title_short Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
title_full Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
title_fullStr Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
title_full_unstemmed Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
title_sort Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
author Costa, Maria Socorro Soares
author_facet Costa, Maria Socorro Soares
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Maria Socorro Soares
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000);  Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e  Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva. Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem.
description O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000);  Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e  Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva. Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627
10.14295/idonline.v14i51.2627
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627/4095
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Socorro Soares Costa, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Socorro Soares Costa, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 667-679
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427485900800