Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627 |
Resumo: | O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000); Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva. Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem. |
id |
IPES_3f300aba5b567c882d96c01fc7321cdf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2627 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning ProcessO presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000); Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva. Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCosta, Maria Socorro SoaresMiguel, Joelson Rodrigues2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/262710.14295/idonline.v14i51.2627ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 667-6791981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627/4095Direitos autorais 2021 Maria Socorro Soares Costa, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T18:39:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process |
title |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process |
spellingShingle |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process Costa, Maria Socorro Soares |
title_short |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process |
title_full |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process |
title_fullStr |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process |
title_full_unstemmed |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process |
title_sort |
Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem / School: Historical Conceptions and the Influence of the Family on the Learning Process |
author |
Costa, Maria Socorro Soares |
author_facet |
Costa, Maria Socorro Soares Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Maria Socorro Soares Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000); Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva. Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem. |
description |
O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Escola: Concepções Históricas e a Influência da Família no Processo de Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Campos (2011); Tomaz (2010); Silva (2015); Norder (2004); Souza (2014); Almeida, Pontes e Maciel, 2017; Faria Filho (2000); Dessen e Costa-Polonia (2007); Morais e Ramos (2018) e Maturana (2015). A partir de tais autores selecionados conforme os propósitos deste estudo, com contextos referente às concepções histórias da escola e da importância da família no contexto da aprendizagem. Conclui-se que, a instituição escolar ainda representa a instituição que a humanidade estabeleceu para partilhar o saber sistematizado. Este é pois, o ambiente que, por regra, é direcionado para instruir com o conhecimento que a sociedade julga pertinente para determinado momento histórico. Dessa forma, família e escola enquanto instituições sociais, devem permanecer indissociáveis, de maneira que possam juntas e, forma significativa, promover a construção do cidadão crítico, reflexivo e emancipador. E ainda, capaz de transformar os rumos da sociedade, para que seja mais Respeitosa, justa e inclusiva. Palavras-chave: Escola; Família; Aprendizagem. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627 10.14295/idonline.v14i51.2627 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2627/4095 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Socorro Soares Costa, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Socorro Soares Costa, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 667-679 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037427485900800 |