O Construtivismo na Educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1049 |
Resumo: | Busca-se analisar a linha pedagógica do Construtivismo na educação, por meio de uma série de reflexões que envolvem desde seu conceito e críticas até a forma como o tema tem sido abordado e utilizado pelos professores das escolas públicas brasileiras. Outrossim, serão discutidas as práticas pedagógicas atualmente utilizadas, apontando uma possível postura que os professores devem assumir frente ao hodierno desafio da alfabetização da população. Para alcançar o referido objetivo, utilizará de pesquisa bibliográfica, baseadas principalmente em autores como SAVIANI (2004), OLIVEIRA (2008), POZO (1994), dentre outros que abordam o tema. Como resultado, a pesquisa revela que apesar das diversas críticas contra o Construtivismo, esse movimento trouxe muitas contribuições aos professores, principalmente porque com o estudo e aplicação de seus conceitos, a educação brasileira foi capaz de trilhar novos caminhos no sentido de superar o analfabetismo que tem acometido as crianças em idade escolar. |
id |
IPES_3fcbb9c58b7edc7bc65870d80880e56f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1049 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Construtivismo na EducaçãoAlfabetização. Tradicionalismo. Construtivismo. EducadorBusca-se analisar a linha pedagógica do Construtivismo na educação, por meio de uma série de reflexões que envolvem desde seu conceito e críticas até a forma como o tema tem sido abordado e utilizado pelos professores das escolas públicas brasileiras. Outrossim, serão discutidas as práticas pedagógicas atualmente utilizadas, apontando uma possível postura que os professores devem assumir frente ao hodierno desafio da alfabetização da população. Para alcançar o referido objetivo, utilizará de pesquisa bibliográfica, baseadas principalmente em autores como SAVIANI (2004), OLIVEIRA (2008), POZO (1994), dentre outros que abordam o tema. Como resultado, a pesquisa revela que apesar das diversas críticas contra o Construtivismo, esse movimento trouxe muitas contribuições aos professores, principalmente porque com o estudo e aplicação de seus conceitos, a educação brasileira foi capaz de trilhar novos caminhos no sentido de superar o analfabetismo que tem acometido as crianças em idade escolar.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFernandes, Arlete Modesto MacedoMarinho, Gisanne de OliveiraBatista, Miriam DelmondesOliveira, Gislene Farias de2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/104910.14295/idonline.v12i40.1049ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 138-1501981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1049/1514Direitos autorais 2021 Arlete Modesto Macedo Fernandes, Gisanne de Oliveira Marinho, Miriam Delmondes Batista, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Construtivismo na Educação |
title |
O Construtivismo na Educação |
spellingShingle |
O Construtivismo na Educação Fernandes, Arlete Modesto Macedo Alfabetização. Tradicionalismo. Construtivismo. Educador |
title_short |
O Construtivismo na Educação |
title_full |
O Construtivismo na Educação |
title_fullStr |
O Construtivismo na Educação |
title_full_unstemmed |
O Construtivismo na Educação |
title_sort |
O Construtivismo na Educação |
author |
Fernandes, Arlete Modesto Macedo |
author_facet |
Fernandes, Arlete Modesto Macedo Marinho, Gisanne de Oliveira Batista, Miriam Delmondes Oliveira, Gislene Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Marinho, Gisanne de Oliveira Batista, Miriam Delmondes Oliveira, Gislene Farias de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Arlete Modesto Macedo Marinho, Gisanne de Oliveira Batista, Miriam Delmondes Oliveira, Gislene Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização. Tradicionalismo. Construtivismo. Educador |
topic |
Alfabetização. Tradicionalismo. Construtivismo. Educador |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Busca-se analisar a linha pedagógica do Construtivismo na educação, por meio de uma série de reflexões que envolvem desde seu conceito e críticas até a forma como o tema tem sido abordado e utilizado pelos professores das escolas públicas brasileiras. Outrossim, serão discutidas as práticas pedagógicas atualmente utilizadas, apontando uma possível postura que os professores devem assumir frente ao hodierno desafio da alfabetização da população. Para alcançar o referido objetivo, utilizará de pesquisa bibliográfica, baseadas principalmente em autores como SAVIANI (2004), OLIVEIRA (2008), POZO (1994), dentre outros que abordam o tema. Como resultado, a pesquisa revela que apesar das diversas críticas contra o Construtivismo, esse movimento trouxe muitas contribuições aos professores, principalmente porque com o estudo e aplicação de seus conceitos, a educação brasileira foi capaz de trilhar novos caminhos no sentido de superar o analfabetismo que tem acometido as crianças em idade escolar. |
description |
Busca-se analisar a linha pedagógica do Construtivismo na educação, por meio de uma série de reflexões que envolvem desde seu conceito e críticas até a forma como o tema tem sido abordado e utilizado pelos professores das escolas públicas brasileiras. Outrossim, serão discutidas as práticas pedagógicas atualmente utilizadas, apontando uma possível postura que os professores devem assumir frente ao hodierno desafio da alfabetização da população. Para alcançar o referido objetivo, utilizará de pesquisa bibliográfica, baseadas principalmente em autores como SAVIANI (2004), OLIVEIRA (2008), POZO (1994), dentre outros que abordam o tema. Como resultado, a pesquisa revela que apesar das diversas críticas contra o Construtivismo, esse movimento trouxe muitas contribuições aos professores, principalmente porque com o estudo e aplicação de seus conceitos, a educação brasileira foi capaz de trilhar novos caminhos no sentido de superar o analfabetismo que tem acometido as crianças em idade escolar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1049 10.14295/idonline.v12i40.1049 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1049 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i40.1049 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1049/1514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Arlete Modesto Macedo Fernandes, Gisanne de Oliveira Marinho, Miriam Delmondes Batista, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Arlete Modesto Macedo Fernandes, Gisanne de Oliveira Marinho, Miriam Delmondes Batista, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 138-150 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037432025186304 |