Gênero e Sexualidade na Educação Contemporânea
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/652 |
Resumo: | Nos últimos anos, com o crescimento dos movimentos sociais LGBT e do Feminismo, tem se tornado bastante frequente o debate sobre temas como gênero e sexualidade. Esta temática influenciou a Educação, visto que os comportamentos de discriminação começam na infância e se intensificam na adolescência. Sendo assim, este trabalho buscou fazer uma reflexão acerca das questões de gênero e sexualidade na educação atualmente. Observou-se que há políticas que embasam a prática dos profissionais da educação acerca da temática, como por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação brasileira, no entanto ainda são registrados diversos desafios na aplicação desses programas. Há falta de compreensão acerca dos fenômenos culturais que sustentam as práticas de discriminação sexual e de gênero; e muitos conceitos essenciais ainda não são claramente difundidos entre os profissionais da área, fazendo com que os agentes de mudança recorram a ações reducionistas e baseadas em seus próprios princípios morais. Conclui-se que as ações que visam tais profissionais sejam trabalhadas continuamente, utilizando-se de ferramentas que visem a reflexão crítica. |
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Gênero e Sexualidade na Educação ContemporâneaGênero. Sexualidade. Educação.Nos últimos anos, com o crescimento dos movimentos sociais LGBT e do Feminismo, tem se tornado bastante frequente o debate sobre temas como gênero e sexualidade. Esta temática influenciou a Educação, visto que os comportamentos de discriminação começam na infância e se intensificam na adolescência. Sendo assim, este trabalho buscou fazer uma reflexão acerca das questões de gênero e sexualidade na educação atualmente. Observou-se que há políticas que embasam a prática dos profissionais da educação acerca da temática, como por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação brasileira, no entanto ainda são registrados diversos desafios na aplicação desses programas. Há falta de compreensão acerca dos fenômenos culturais que sustentam as práticas de discriminação sexual e de gênero; e muitos conceitos essenciais ainda não são claramente difundidos entre os profissionais da área, fazendo com que os agentes de mudança recorram a ações reducionistas e baseadas em seus próprios princípios morais. Conclui-se que as ações que visam tais profissionais sejam trabalhadas continuamente, utilizando-se de ferramentas que visem a reflexão crítica. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMartins, Cícero Felix2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65210.14295/idonline.v10i33.652ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 257-2701981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/652/918Direitos autorais 2021 Cícero Felix Martinshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Nos últimos anos, com o crescimento dos movimentos sociais LGBT e do Feminismo, tem se tornado bastante frequente o debate sobre temas como gênero e sexualidade. Esta temática influenciou a Educação, visto que os comportamentos de discriminação começam na infância e se intensificam na adolescência. Sendo assim, este trabalho buscou fazer uma reflexão acerca das questões de gênero e sexualidade na educação atualmente. Observou-se que há políticas que embasam a prática dos profissionais da educação acerca da temática, como por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais da educação brasileira, no entanto ainda são registrados diversos desafios na aplicação desses programas. Há falta de compreensão acerca dos fenômenos culturais que sustentam as práticas de discriminação sexual e de gênero; e muitos conceitos essenciais ainda não são claramente difundidos entre os profissionais da área, fazendo com que os agentes de mudança recorram a ações reducionistas e baseadas em seus próprios princípios morais. Conclui-se que as ações que visam tais profissionais sejam trabalhadas continuamente, utilizando-se de ferramentas que visem a reflexão crítica. |
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