Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1243 |
Resumo: | O desenvolvimento motor é organizado a partir do início da concepção, seguindo os princípios do domínio motor, afetivo-social e cognitivo, que vão se diferenciando gradativamente. O resultado da interação de todos esses fatores após o nascimento é expresso pelo comportamento motor, indicando sua importância no desenvolvimento do ser humano. O objetivo deste estudo foi caracterizar a maturidade perceptivo-motora da dominância lateral, esquema corporal, orientação espaço-temporal e motricidade fina de crianças com fissura labiopalatina, comparadas ao grupo controle. A amostra foi composta por 102 participantes, de ambos os gêneros, idade entre 8 a 12 anos, sendo GI como grupo referência, com 51 sujeitos, ambos os sexos, matriculados no ensino regular, e GII, como grupo comparativo, composto por 51 participantes com diagnóstico de fissura labiopalatina, sem síndrome e alteração neurológica. Na comparação entre GI e GII, encontrou-se diferença estatisticamente significante na praxia global, com escores abaixo da média esperada. No entanto, ambos os grupos tiveram performances satisfatórias quanto à tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção e estruturação. Assim este estudo apontou discrepâncias descritivas, no perfil psicomotor de ambos os grupos. |
id |
IPES_4206202854d4550e7e2636a75731074a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1243 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e PalatoDesenvolvimento motor. Fissura palatina. Maturidade perceptivo-motoraO desenvolvimento motor é organizado a partir do início da concepção, seguindo os princípios do domínio motor, afetivo-social e cognitivo, que vão se diferenciando gradativamente. O resultado da interação de todos esses fatores após o nascimento é expresso pelo comportamento motor, indicando sua importância no desenvolvimento do ser humano. O objetivo deste estudo foi caracterizar a maturidade perceptivo-motora da dominância lateral, esquema corporal, orientação espaço-temporal e motricidade fina de crianças com fissura labiopalatina, comparadas ao grupo controle. A amostra foi composta por 102 participantes, de ambos os gêneros, idade entre 8 a 12 anos, sendo GI como grupo referência, com 51 sujeitos, ambos os sexos, matriculados no ensino regular, e GII, como grupo comparativo, composto por 51 participantes com diagnóstico de fissura labiopalatina, sem síndrome e alteração neurológica. Na comparação entre GI e GII, encontrou-se diferença estatisticamente significante na praxia global, com escores abaixo da média esperada. No entanto, ambos os grupos tiveram performances satisfatórias quanto à tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção e estruturação. Assim este estudo apontou discrepâncias descritivas, no perfil psicomotor de ambos os grupos.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSouza, Carolina TarcinalliPereira, Mariana de FreitasTabaquim, Maria de Lourdes Merighi2018-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/124310.14295/idonline.v12i41.1243ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 570-5821981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1243/1800Direitos autorais 2021 Carolina Tarcinalli Souza, Mariana de Freitas Pereira, Maria de Lourdes Merighi Tabaquimhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T12:01:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato |
title |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato |
spellingShingle |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato Souza, Carolina Tarcinalli Desenvolvimento motor. Fissura palatina. Maturidade perceptivo-motora |
title_short |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato |
title_full |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato |
title_fullStr |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato |
title_full_unstemmed |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato |
title_sort |
Caracterização da Maturidade Perceptivo-Motora nas Crianças com Fissura de Lábio e Palato |
author |
Souza, Carolina Tarcinalli |
author_facet |
Souza, Carolina Tarcinalli Pereira, Mariana de Freitas Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Mariana de Freitas Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carolina Tarcinalli Pereira, Mariana de Freitas Tabaquim, Maria de Lourdes Merighi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor. Fissura palatina. Maturidade perceptivo-motora |
topic |
Desenvolvimento motor. Fissura palatina. Maturidade perceptivo-motora |
description |
O desenvolvimento motor é organizado a partir do início da concepção, seguindo os princípios do domínio motor, afetivo-social e cognitivo, que vão se diferenciando gradativamente. O resultado da interação de todos esses fatores após o nascimento é expresso pelo comportamento motor, indicando sua importância no desenvolvimento do ser humano. O objetivo deste estudo foi caracterizar a maturidade perceptivo-motora da dominância lateral, esquema corporal, orientação espaço-temporal e motricidade fina de crianças com fissura labiopalatina, comparadas ao grupo controle. A amostra foi composta por 102 participantes, de ambos os gêneros, idade entre 8 a 12 anos, sendo GI como grupo referência, com 51 sujeitos, ambos os sexos, matriculados no ensino regular, e GII, como grupo comparativo, composto por 51 participantes com diagnóstico de fissura labiopalatina, sem síndrome e alteração neurológica. Na comparação entre GI e GII, encontrou-se diferença estatisticamente significante na praxia global, com escores abaixo da média esperada. No entanto, ambos os grupos tiveram performances satisfatórias quanto à tonicidade, equilíbrio, lateralidade, noção e estruturação. Assim este estudo apontou discrepâncias descritivas, no perfil psicomotor de ambos os grupos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1243 10.14295/idonline.v12i41.1243 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1243 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i41.1243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1243/1800 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 41 (2018); 570-582 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053953561591808 |