Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sacramento, Reinaldo da Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468
Resumo: O presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010)  e demais pesquisadores, educadores e profissionais.  Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita.  
id IPES_42ce40336f6efd8be18a58c0b2e8be96
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2468
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of LearningValores humanos; Pressupostos pedagógicos; Aprendizagem significativaO presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010)  e demais pesquisadores, educadores e profissionais.  Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSacramento, Reinaldo da CostaMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/246810.14295/idonline.v14i50.2468ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 578-5911981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468/3867Direitos autorais 2021 Reinaldo da Costa Sacramento, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
title Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
spellingShingle Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
Sacramento, Reinaldo da Costa
Valores humanos; Pressupostos pedagógicos; Aprendizagem significativa
title_short Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
title_full Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
title_fullStr Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
title_full_unstemmed Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
title_sort Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
author Sacramento, Reinaldo da Costa
author_facet Sacramento, Reinaldo da Costa
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Sacramento, Reinaldo da Costa
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Valores humanos; Pressupostos pedagógicos; Aprendizagem significativa
topic Valores humanos; Pressupostos pedagógicos; Aprendizagem significativa
dc.description.none.fl_txt_mv O presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010)  e demais pesquisadores, educadores e profissionais.  Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita.  
description O presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010)  e demais pesquisadores, educadores e profissionais.  Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468
10.14295/idonline.v14i50.2468
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468/3867
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Reinaldo da Costa Sacramento, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Reinaldo da Costa Sacramento, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 578-591
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037426395381760