Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468 |
Resumo: | O presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010) e demais pesquisadores, educadores e profissionais. Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita. |
id |
IPES_42ce40336f6efd8be18a58c0b2e8be96 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2468 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of LearningValores humanos; Pressupostos pedagógicos; Aprendizagem significativaO presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010) e demais pesquisadores, educadores e profissionais. Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSacramento, Reinaldo da CostaMiguel, Joelson Rodrigues2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/246810.14295/idonline.v14i50.2468ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 578-5911981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468/3867Direitos autorais 2021 Reinaldo da Costa Sacramento, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:34Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning |
title |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning |
spellingShingle |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning Sacramento, Reinaldo da Costa Valores humanos; Pressupostos pedagógicos; Aprendizagem significativa |
title_short |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning |
title_full |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning |
title_fullStr |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning |
title_full_unstemmed |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning |
title_sort |
Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning |
author |
Sacramento, Reinaldo da Costa |
author_facet |
Sacramento, Reinaldo da Costa Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sacramento, Reinaldo da Costa Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Valores humanos; Pressupostos pedagógicos; Aprendizagem significativa |
topic |
Valores humanos; Pressupostos pedagógicos; Aprendizagem significativa |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010) e demais pesquisadores, educadores e profissionais. Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita. |
description |
O presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010) e demais pesquisadores, educadores e profissionais. Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468 10.14295/idonline.v14i50.2468 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i50.2468 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2468/3867 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Reinaldo da Costa Sacramento, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Reinaldo da Costa Sacramento, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 578-591 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037426395381760 |