Reflexões sobre Gestão Escolar à partir da Percepção de Gestores da Rede Municipal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galdino, Alzineide dos Santos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Martins, Jucinei dos Santos, Celestino, Jurandi José, Rufino, Washington Silva, Rodrigues, Luzia Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/872
Resumo: Este artigo situa a gestão escolar, com o objetivo de descrever, a partir da percepção do gestor, o ambiente escolar, seus elementos, e a prática de gestão, adotando, para tanto, o referencial sobre as prerrogativas do gestor escolar no contexto da gestão democrática. A pesquisa é de natureza descritiva e exploratória, desenvolvida a partir de entrevista com gestores da rede municipal de ensino. As informações foram analisadas qualitativamente. Os resultados apontam a existência de participação democrática na gestão escolar nas instituições pesquisadas. No que concerne a competências requeridas para o gestor, infere-se, a partir da percepção dos participantes, que há necessidade de incentivar ações específicas de capacitação, principalmente no que se refere à dimensão financeira de gestão.  
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