Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969 |
Resumo: | Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança. |
id |
IPES_45cce74d34d63041efbb6fc63ff37406 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/969 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço EscolarTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBenício, Cineide MariaMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/96910.14295/idonline.v11i38.969ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 375-3871981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969/1378Direitos autorais 2021 Cineide Maria Benício, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T18:34:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar |
title |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar |
spellingShingle |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar Benício, Cineide Maria Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas. |
title_short |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar |
title_full |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar |
title_fullStr |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar |
title_full_unstemmed |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar |
title_sort |
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar |
author |
Benício, Cineide Maria |
author_facet |
Benício, Cineide Maria Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Benício, Cineide Maria Menezes, Aurelania Maria de Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas. |
topic |
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança. |
description |
Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969 10.14295/idonline.v11i38.969 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i38.969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969/1378 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cineide Maria Benício, Aurelania Maria de Carvalho Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cineide Maria Benício, Aurelania Maria de Carvalho Menezes https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 375-387 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435381678080 |