Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benício, Cineide Maria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969
Resumo: Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança.
id IPES_45cce74d34d63041efbb6fc63ff37406
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/969
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço EscolarTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBenício, Cineide MariaMenezes, Aurelania Maria de Carvalho2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/96910.14295/idonline.v11i38.969ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 375-3871981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969/1378Direitos autorais 2021 Cineide Maria Benício, Aurelania Maria de Carvalho Menezeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T18:34:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
title Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
spellingShingle Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
Benício, Cineide Maria
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.
title_short Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
title_full Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
title_fullStr Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
title_full_unstemmed Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
title_sort Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar
author Benício, Cineide Maria
author_facet Benício, Cineide Maria
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author_role author
author2 Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Benício, Cineide Maria
Menezes, Aurelania Maria de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.
topic Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Aprendizagem, Práticas Pedagógicas.
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança.
description Resumo: O presente trabalho abordou a vida do aluno com TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de procedimento bibliográfico, com base em estudos relevantes de teóricos conceituados e objetivou compreender e explicar elucidativamente as questões inerentes ao TDAH. Buscou conhecer os problemas enfrentados pelos alunos com o transtorno, suas dificuldades em aprendizagem devido sua incapacidade de concentração, os desafios e as possibilidades que o professor enfrenta dentro da sala de aula para fazer com que este aluno desenvolva no aprendizado. Evidenciou-se que a participação da família e da escola em trabalho conjunto para a efetivação do ensino e aprendizado gera resultados importantes e positivos para o sujeito com TDAH. A importância do diagnóstico logo nas series iniciais pode contribuir para um tratamento exitoso. Mostrou algumas práticas pedagógicas de professores que lindam na sala de aula com o aluno com TDAH e a rica colaboração do professor no processo da aprendizagem da criança.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969
10.14295/idonline.v11i38.969
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i38.969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/969/1378
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cineide Maria Benício, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cineide Maria Benício, Aurelania Maria de Carvalho Menezes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 375-387
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435381678080