O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147 |
Resumo: | Este manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas. |
id |
IPES_4889e379627e725cdc4fa60e89502ac6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1147 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e PossibilidadesEnsino de Gramática; Ensino fundamental; Difuculdades; Possibilidades; InteraçãoEste manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGarcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/114710.14295/idonline.v12i40.1147ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 650-6591981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147/1659Direitos autorais 2021 Joelma dos Santos Barbosa Linhares Garciahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades |
title |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades |
spellingShingle |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares Ensino de Gramática; Ensino fundamental; Difuculdades; Possibilidades; Interação |
title_short |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades |
title_full |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades |
title_fullStr |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades |
title_sort |
O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades |
author |
Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares |
author_facet |
Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Gramática; Ensino fundamental; Difuculdades; Possibilidades; Interação |
topic |
Ensino de Gramática; Ensino fundamental; Difuculdades; Possibilidades; Interação |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas. |
description |
Este manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147 10.14295/idonline.v12i40.1147 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i40.1147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147/1659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Joelma dos Santos Barbosa Linhares Garcia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Joelma dos Santos Barbosa Linhares Garcia https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 650-659 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037435212857344 |