O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147
Resumo: Este manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas.  
id IPES_4889e379627e725cdc4fa60e89502ac6
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1147
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e PossibilidadesEnsino de Gramática; Ensino fundamental; Difuculdades; Possibilidades; InteraçãoEste manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGarcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/114710.14295/idonline.v12i40.1147ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 650-6591981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147/1659Direitos autorais 2021 Joelma dos Santos Barbosa Linhares Garciahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
title O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
spellingShingle O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares
Ensino de Gramática; Ensino fundamental; Difuculdades; Possibilidades; Interação
title_short O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
title_full O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
title_fullStr O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
title_full_unstemmed O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
title_sort O Ensino de Gramática no Ensino Fundamental: Dificuldades e Possibilidades
author Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares
author_facet Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Joelma dos Santos Barbosa Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Gramática; Ensino fundamental; Difuculdades; Possibilidades; Interação
topic Ensino de Gramática; Ensino fundamental; Difuculdades; Possibilidades; Interação
dc.description.none.fl_txt_mv Este manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas.  
description Este manuscrito procura refletir sobre o trabalho com a gramática no ensino fundamental, na perspectiva de conhecer a importância deste estudo ser realizado de uma forma dinâmica e significativa para o aluno e quais as dificuldades e possibilidades para esse trabalho. Para a realização deste estudo foram utilizados como base teórica os trabalhos de pesquisadores como Campos (2014), Kleiman (2014), Meyer (1980), Rojo (2000), Travalia (2008) entre outros. O conteúdo abordado foram conjunções subordinativas adverbiais. Estas são vistas por grande parte dos alunos e por pessoas que já encerraram seus estudos, como sendo um conteúdo difícil de aprender, extenso e sem função social. Esta pesquisa, no entanto, busca mostrar que, a partir da utilização do campo semântico, e juntamente com o método, denominado por nós, como semântico - associativo* pode se tornar uma experiência bastante significativa para o aluno. Acreditamos que as orientações didáticas apresentadas podem auxiliar o aluno na construção de sua competência linguística, fazendo com que ele possa expressar melhor suas ideias na escrita, saiba articular as sequências e os enunciados em seus textos de maneira mais coerente e coesa, e estabelecer as relações de sentido pretendidas.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147
10.14295/idonline.v12i40.1147
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1147/1659
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Joelma dos Santos Barbosa Linhares Garcia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Joelma dos Santos Barbosa Linhares Garcia
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 650-659
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037435212857344