Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Breno Tavares da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silvino, Guttemberg da Silva, Farias, Aramis de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/857
Resumo: Atualmente, parece que os políticos e a população esqueceram o que é mata ciliar e sua importância, pois ao lado dos rios, reservatórios e lagos urbanos, em geral, não encontramos mais florestas conservadas. No meio rural o avanço da agricultura contribuiu para a redução da vegetação nas margens dos corpos d’água, criando um ambiente de insegurança hídrica. O reflexo dessas atividades, desenvolvidas nas bacias hidrográficas, é sentido diretamente nos rios e reservatórios. Com o solo descoberto ou com pouca vegetação, ocorre o transporte de sedimentos pela ação das chuvas, ocasionando o assoreamento e eutrofização dos corpos d’água. Este trabalho teve como principal objetivo mostrar os resultados obtidos no levantamento batimétrico automatizado do açude de Vaca Brava. A metodologia consistiu na utilização de técnicas de posicionamento por satélites (GPS) para a realização da batimetria, bem como de topografia convencional, além de recursos do sensoriamento remoto para a confecção de cartas digitais da microbacia. Os resultados da batimetria comparados com os dados do projeto inicial nos mostrou que houve uma diminuição no volume do reservatório de 10,50%, em 75 anos de funcionamento, correspondendo a uma taxa de 0,14% ao ano (abaixo da média nacional que é de 0,5%). Este baixo valor na taxa de assoreamento nos faz concluir o quanto é importante a conservação e preservação da mata ciliar no entorno e principalmente a montante dos reservatórios.  
id IPES_4af993260ad1a3f00eabf7ba3adc7050
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/857
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PBCobertura vegetal. Bacia hidrográfica. GeoprocessamentoAtualmente, parece que os políticos e a população esqueceram o que é mata ciliar e sua importância, pois ao lado dos rios, reservatórios e lagos urbanos, em geral, não encontramos mais florestas conservadas. No meio rural o avanço da agricultura contribuiu para a redução da vegetação nas margens dos corpos d’água, criando um ambiente de insegurança hídrica. O reflexo dessas atividades, desenvolvidas nas bacias hidrográficas, é sentido diretamente nos rios e reservatórios. Com o solo descoberto ou com pouca vegetação, ocorre o transporte de sedimentos pela ação das chuvas, ocasionando o assoreamento e eutrofização dos corpos d’água. Este trabalho teve como principal objetivo mostrar os resultados obtidos no levantamento batimétrico automatizado do açude de Vaca Brava. A metodologia consistiu na utilização de técnicas de posicionamento por satélites (GPS) para a realização da batimetria, bem como de topografia convencional, além de recursos do sensoriamento remoto para a confecção de cartas digitais da microbacia. Os resultados da batimetria comparados com os dados do projeto inicial nos mostrou que houve uma diminuição no volume do reservatório de 10,50%, em 75 anos de funcionamento, correspondendo a uma taxa de 0,14% ao ano (abaixo da média nacional que é de 0,5%). Este baixo valor na taxa de assoreamento nos faz concluir o quanto é importante a conservação e preservação da mata ciliar no entorno e principalmente a montante dos reservatórios.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Breno Tavares daSilvino, Guttemberg da SilvaFarias, Aramis de Albuquerque2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/85710.14295/idonline.v11i37.857ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 513-5231981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/857/1215Direitos autorais 2021 Breno Tavares da Silva, Guttemberg da Silva Silvino, Aramis de Albuquerque Fariashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:11:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB
title Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB
spellingShingle Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB
Silva, Breno Tavares da
Cobertura vegetal. Bacia hidrográfica. Geoprocessamento
title_short Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB
title_full Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB
title_fullStr Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB
title_full_unstemmed Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB
title_sort Uso de Geotecnologias no Estudo do Assoreamento do Açude de Vaca Brava – PB
author Silva, Breno Tavares da
author_facet Silva, Breno Tavares da
Silvino, Guttemberg da Silva
Farias, Aramis de Albuquerque
author_role author
author2 Silvino, Guttemberg da Silva
Farias, Aramis de Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Breno Tavares da
Silvino, Guttemberg da Silva
Farias, Aramis de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Cobertura vegetal. Bacia hidrográfica. Geoprocessamento
topic Cobertura vegetal. Bacia hidrográfica. Geoprocessamento
description Atualmente, parece que os políticos e a população esqueceram o que é mata ciliar e sua importância, pois ao lado dos rios, reservatórios e lagos urbanos, em geral, não encontramos mais florestas conservadas. No meio rural o avanço da agricultura contribuiu para a redução da vegetação nas margens dos corpos d’água, criando um ambiente de insegurança hídrica. O reflexo dessas atividades, desenvolvidas nas bacias hidrográficas, é sentido diretamente nos rios e reservatórios. Com o solo descoberto ou com pouca vegetação, ocorre o transporte de sedimentos pela ação das chuvas, ocasionando o assoreamento e eutrofização dos corpos d’água. Este trabalho teve como principal objetivo mostrar os resultados obtidos no levantamento batimétrico automatizado do açude de Vaca Brava. A metodologia consistiu na utilização de técnicas de posicionamento por satélites (GPS) para a realização da batimetria, bem como de topografia convencional, além de recursos do sensoriamento remoto para a confecção de cartas digitais da microbacia. Os resultados da batimetria comparados com os dados do projeto inicial nos mostrou que houve uma diminuição no volume do reservatório de 10,50%, em 75 anos de funcionamento, correspondendo a uma taxa de 0,14% ao ano (abaixo da média nacional que é de 0,5%). Este baixo valor na taxa de assoreamento nos faz concluir o quanto é importante a conservação e preservação da mata ciliar no entorno e principalmente a montante dos reservatórios.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/857
10.14295/idonline.v11i37.857
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/857
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i37.857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/857/1215
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 513-523
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053949008674816