Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2724 |
Resumo: | O rótulo dos alimentos comumente apresenta várias informações relevantes e que influenciam na saúde da população, sendo um importante veículo de comunicação e persuasão do cliente, no marketing de forma geral. Assim, o presente trabalho objetiva a análise qualitativa da rotulagem nutricional de diversas marcas de leite UHT integral, comercializadas em supermercados de Vitória da Conquista- BA. Foram analisadas dez marcas de leite do tipo UHT integral. Verificou-se que estes estavam de acordo a Portaria nº 146/1996 do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária para rotulagem nutricional, incluindo também informações de origem, de ingredientes alergênicos, entre outras exigências Os resultados encontrados indicaram que os leites UHT integrais analisados estavam dentro dos padrões exigidos, para a rotulagem nutricional. Garantindo assim que o consumidor obtenha todas as informações necessárias, sem qualquer forma de equívoco quanto ao produto a ser consumido, evitando também enganos no ato da compra, que possam gerar falsas expectativas aos consumidores. |
id |
IPES_4da92c0a8d42ba5fd8dbd416e05d426b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2724 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BAProdutos lácteos. Rotulagem de alimentos. Consumidores. Legislação. Informações nutricionais.O rótulo dos alimentos comumente apresenta várias informações relevantes e que influenciam na saúde da população, sendo um importante veículo de comunicação e persuasão do cliente, no marketing de forma geral. Assim, o presente trabalho objetiva a análise qualitativa da rotulagem nutricional de diversas marcas de leite UHT integral, comercializadas em supermercados de Vitória da Conquista- BA. Foram analisadas dez marcas de leite do tipo UHT integral. Verificou-se que estes estavam de acordo a Portaria nº 146/1996 do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária para rotulagem nutricional, incluindo também informações de origem, de ingredientes alergênicos, entre outras exigências Os resultados encontrados indicaram que os leites UHT integrais analisados estavam dentro dos padrões exigidos, para a rotulagem nutricional. Garantindo assim que o consumidor obtenha todas as informações necessárias, sem qualquer forma de equívoco quanto ao produto a ser consumido, evitando também enganos no ato da compra, que possam gerar falsas expectativas aos consumidores.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos Neto, Agamenon Rocha dosOliveira, Alexandre Magno Cruz deBarros, André SilvaFernandes, Cristhyan NovaisAguiar, Israel Lourenço deOliveira, Junei RochaFerraz, Rodrigo Leite Andrade2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/272410.14295/idonline.v14i52.2724ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 466-4741981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2724/4387Direitos autorais 2021 Agamenon Rocha dos Santos Neto, Alexandre Magno Cruz de Oliveira, André Silva Barros, Cristhyan Novais Fernandes, Israel Lourenço de Aguiar, Junei Rocha Oliveira, Rodrigo Leite Andrade Ferrazhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-12T00:34:07Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA |
title |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA |
spellingShingle |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA Santos Neto, Agamenon Rocha dos Produtos lácteos. Rotulagem de alimentos. Consumidores. Legislação. Informações nutricionais. |
title_short |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA |
title_full |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA |
title_fullStr |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA |
title_full_unstemmed |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA |
title_sort |
Rotulagem Nutricional de Diferentes Marcas de Leite Uht Integral Comercializada em Vitória da Conquista- BA / Nutritional Labeling of Different Brands of Integral Uht Milk Commercialized in Vitória da Conquista/BA |
author |
Santos Neto, Agamenon Rocha dos |
author_facet |
Santos Neto, Agamenon Rocha dos Oliveira, Alexandre Magno Cruz de Barros, André Silva Fernandes, Cristhyan Novais Aguiar, Israel Lourenço de Oliveira, Junei Rocha Ferraz, Rodrigo Leite Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Alexandre Magno Cruz de Barros, André Silva Fernandes, Cristhyan Novais Aguiar, Israel Lourenço de Oliveira, Junei Rocha Ferraz, Rodrigo Leite Andrade |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Neto, Agamenon Rocha dos Oliveira, Alexandre Magno Cruz de Barros, André Silva Fernandes, Cristhyan Novais Aguiar, Israel Lourenço de Oliveira, Junei Rocha Ferraz, Rodrigo Leite Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Produtos lácteos. Rotulagem de alimentos. Consumidores. Legislação. Informações nutricionais. |
topic |
Produtos lácteos. Rotulagem de alimentos. Consumidores. Legislação. Informações nutricionais. |
description |
O rótulo dos alimentos comumente apresenta várias informações relevantes e que influenciam na saúde da população, sendo um importante veículo de comunicação e persuasão do cliente, no marketing de forma geral. Assim, o presente trabalho objetiva a análise qualitativa da rotulagem nutricional de diversas marcas de leite UHT integral, comercializadas em supermercados de Vitória da Conquista- BA. Foram analisadas dez marcas de leite do tipo UHT integral. Verificou-se que estes estavam de acordo a Portaria nº 146/1996 do Ministério da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária para rotulagem nutricional, incluindo também informações de origem, de ingredientes alergênicos, entre outras exigências Os resultados encontrados indicaram que os leites UHT integrais analisados estavam dentro dos padrões exigidos, para a rotulagem nutricional. Garantindo assim que o consumidor obtenha todas as informações necessárias, sem qualquer forma de equívoco quanto ao produto a ser consumido, evitando também enganos no ato da compra, que possam gerar falsas expectativas aos consumidores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2724 10.14295/idonline.v14i52.2724 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2724 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i52.2724 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2724/4387 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 466-474 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053952045350912 |