Magicoterapia: O uso de Mágicas Contextualizadas como Instrumento para auxiliar na Ludoterapia
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/478 |
Resumo: | Este Artigo apresenta concepções sobre o uso de mágicas na terapia infantil e os efeitos no processo psicoterapêutico. O trabalho tem como objetivo geral inserir a mágica como instrumento para facilitar a comunicação entre terapeuta e paciente. Quanto aos objetivos específicos, busca-se analisar a percepção das crianças diante da técnica utilizada, despertando o interesse pelo tema através da contextualização com apresentação de truques e estimular o relato sobre a queixa através da observação e da escuta. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa ocorreu pela análise de experiências do uso de mágicas aplicadas na Educação Infantil da Rede Pública de Ensino Municipal e, também em sessões de psicoterapia. Os relatos apresentados fazem parte da experiência dos próprios autores e refletem a realidade da necessidade de inovar para adquirir melhores resultados, visto que a arte da mágica como instrumento, possui características peculiares capaz de desenvolver na criança habilidades cognitivas para o seu desempenho e relação com o outro, atuando na fixação de ideias implícitas mediante a contextualização com o assunto de interesse em investigação. A mágica é uma excelente estratégia e um instrumento de apoio, capaz de falar a linguagem para qualquer público quando bem aplicada. Em razão disto, tem-se como finalidade apresentar essa técnica inovadora para ser aplicada na terapia infantil. |
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Magicoterapia: O uso de Mágicas Contextualizadas como Instrumento para auxiliar na LudoterapiaPsicologia. Terapia infantil. MágicaEste Artigo apresenta concepções sobre o uso de mágicas na terapia infantil e os efeitos no processo psicoterapêutico. O trabalho tem como objetivo geral inserir a mágica como instrumento para facilitar a comunicação entre terapeuta e paciente. Quanto aos objetivos específicos, busca-se analisar a percepção das crianças diante da técnica utilizada, despertando o interesse pelo tema através da contextualização com apresentação de truques e estimular o relato sobre a queixa através da observação e da escuta. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa ocorreu pela análise de experiências do uso de mágicas aplicadas na Educação Infantil da Rede Pública de Ensino Municipal e, também em sessões de psicoterapia. Os relatos apresentados fazem parte da experiência dos próprios autores e refletem a realidade da necessidade de inovar para adquirir melhores resultados, visto que a arte da mágica como instrumento, possui características peculiares capaz de desenvolver na criança habilidades cognitivas para o seu desempenho e relação com o outro, atuando na fixação de ideias implícitas mediante a contextualização com o assunto de interesse em investigação. A mágica é uma excelente estratégia e um instrumento de apoio, capaz de falar a linguagem para qualquer público quando bem aplicada. Em razão disto, tem-se como finalidade apresentar essa técnica inovadora para ser aplicada na terapia infantil.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORGuedes, José DemontierGonçalves, Francisco Robson de Brito2016-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/47810.14295/idonline.v10i30.478ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 30 (2016): Supl. 3; 84-981981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/478/617Direitos autorais 2021 José Demontier Guedes, Francisco Robson de Brito Gonçalveshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-07-16T02:33:38Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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Este Artigo apresenta concepções sobre o uso de mágicas na terapia infantil e os efeitos no processo psicoterapêutico. O trabalho tem como objetivo geral inserir a mágica como instrumento para facilitar a comunicação entre terapeuta e paciente. Quanto aos objetivos específicos, busca-se analisar a percepção das crianças diante da técnica utilizada, despertando o interesse pelo tema através da contextualização com apresentação de truques e estimular o relato sobre a queixa através da observação e da escuta. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa ocorreu pela análise de experiências do uso de mágicas aplicadas na Educação Infantil da Rede Pública de Ensino Municipal e, também em sessões de psicoterapia. Os relatos apresentados fazem parte da experiência dos próprios autores e refletem a realidade da necessidade de inovar para adquirir melhores resultados, visto que a arte da mágica como instrumento, possui características peculiares capaz de desenvolver na criança habilidades cognitivas para o seu desempenho e relação com o outro, atuando na fixação de ideias implícitas mediante a contextualização com o assunto de interesse em investigação. A mágica é uma excelente estratégia e um instrumento de apoio, capaz de falar a linguagem para qualquer público quando bem aplicada. Em razão disto, tem-se como finalidade apresentar essa técnica inovadora para ser aplicada na terapia infantil. |
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