Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Francielly Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Henrique, Judithe Genuíno, Barbosa, Matheus de Almeida, Rocha, Jefferson Alves da, Galdino, Jebson da Silva, Lima, Juciane Nóbrega
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2434
Resumo: Este artigo tem o objetivo de analisar a ocorrência do clítico "se" na presença e ausência de verbos de ação-processo, baseados em Christiano (1991) e Mello (2008), para tanto nos fundamentamos em uma proposta funcionalista, buscando explicar o princípio da marcação, quando o clítico "se" aparece em narrativas orais, aliado aos verbos "sentar" e "levantar". Utilizamos amostras do corpus Discurso Gramática e selecionamos, para análise, a parte oral dos textos produzidos por nove informantes de nível fundamental, médio e superior, da cidade de Natal. Observamos, através dos dados analisados nesta pesquisa, que o clítico "se" aliado a verbos secundários, como classifica Christiano (1991) e Mello (2008), pode ser dispensado para indicar reflexividade. A partir das nossas análises, é possível considerar que o funcionamento da língua só pode ser melhor descrito se levar em consideração fatores relacionados ao contexto em que determinadas formas são usadas.
id IPES_50c833106f7a72277660951b4ff804d8
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2434
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process VerbsFuncionalismo; Marcação; ClíticoEste artigo tem o objetivo de analisar a ocorrência do clítico "se" na presença e ausência de verbos de ação-processo, baseados em Christiano (1991) e Mello (2008), para tanto nos fundamentamos em uma proposta funcionalista, buscando explicar o princípio da marcação, quando o clítico "se" aparece em narrativas orais, aliado aos verbos "sentar" e "levantar". Utilizamos amostras do corpus Discurso Gramática e selecionamos, para análise, a parte oral dos textos produzidos por nove informantes de nível fundamental, médio e superior, da cidade de Natal. Observamos, através dos dados analisados nesta pesquisa, que o clítico "se" aliado a verbos secundários, como classifica Christiano (1991) e Mello (2008), pode ser dispensado para indicar reflexividade. A partir das nossas análises, é possível considerar que o funcionamento da língua só pode ser melhor descrito se levar em consideração fatores relacionados ao contexto em que determinadas formas são usadas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSoares, Francielly RodriguesHenrique, Judithe GenuínoBarbosa, Matheus de AlmeidaRocha, Jefferson Alves daGaldino, Jebson da SilvaLima, Juciane Nóbrega2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/243410.14295/idonline.v14i50.2434ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 389-4101981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2434/3833https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2434/285Direitos autorais 2021 Francielly Rodrigues Soares, Judithe Genuíno Henrique, Matheus de Almeida Barbosa, Jefferson Alves da Rocha, Jebson da Silva Galdino, Juciane Nóbrega Limahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-13T01:36:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs
title Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs
spellingShingle Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs
Soares, Francielly Rodrigues
Funcionalismo; Marcação; Clítico
title_short Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs
title_full Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs
title_fullStr Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs
title_full_unstemmed Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs
title_sort Análise do Princípio Funcionalista da Marcação Aplicado ao "Se" Reflexivo em Verbos de Ação-Processo / Analysis of the Functionalist Principle of Marking Applied to the Reflective "If" in Action-Process Verbs
author Soares, Francielly Rodrigues
author_facet Soares, Francielly Rodrigues
Henrique, Judithe Genuíno
Barbosa, Matheus de Almeida
Rocha, Jefferson Alves da
Galdino, Jebson da Silva
Lima, Juciane Nóbrega
author_role author
author2 Henrique, Judithe Genuíno
Barbosa, Matheus de Almeida
Rocha, Jefferson Alves da
Galdino, Jebson da Silva
Lima, Juciane Nóbrega
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Francielly Rodrigues
Henrique, Judithe Genuíno
Barbosa, Matheus de Almeida
Rocha, Jefferson Alves da
Galdino, Jebson da Silva
Lima, Juciane Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Funcionalismo; Marcação; Clítico
topic Funcionalismo; Marcação; Clítico
description Este artigo tem o objetivo de analisar a ocorrência do clítico "se" na presença e ausência de verbos de ação-processo, baseados em Christiano (1991) e Mello (2008), para tanto nos fundamentamos em uma proposta funcionalista, buscando explicar o princípio da marcação, quando o clítico "se" aparece em narrativas orais, aliado aos verbos "sentar" e "levantar". Utilizamos amostras do corpus Discurso Gramática e selecionamos, para análise, a parte oral dos textos produzidos por nove informantes de nível fundamental, médio e superior, da cidade de Natal. Observamos, através dos dados analisados nesta pesquisa, que o clítico "se" aliado a verbos secundários, como classifica Christiano (1991) e Mello (2008), pode ser dispensado para indicar reflexividade. A partir das nossas análises, é possível considerar que o funcionamento da língua só pode ser melhor descrito se levar em consideração fatores relacionados ao contexto em que determinadas formas são usadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2434
10.14295/idonline.v14i50.2434
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2434
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i50.2434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2434/3833
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2434/285
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 50 (2020); 389-410
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053947563737088