Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Thamara Brito
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bulhões, Thaynan Rocha Brito de, Cirqueira, Rosana Porto, Ferreira, Juliana Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/982
Resumo: o objetivo desse estudo foi analisar e comparar a função sexual e a imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal. Trata-se de um estudo observacional e analítico. Os dados foram resultantes da aplicação de três questionários: um com dados sociodemográficos, o Female Sexual Function Inde (FSFI) que avalia a função sexual, e o Female Genital Self-Image Scale (FGSIS) que avalia a imagem genital. O público acessível foi de 48 mulheres, primíparas e multíparas pós-parto vaginal. A análise dos dados foi realizada através do programa software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Foi utilizado o teste do U Mann Whitney para as correlações entre as variáveis do estudo e o teste de qui-quadrado (p0.05) (IC= 0,95). O resultado desse estudo mostrou, que as mulheres multíparas apresentaram um percentual menor de disfunção sexual (12%) do que as primíparas (34,8%). No quesito ausência de distorção da imagem genital a amostra das multíparas foi maior que o das primíparas, apresentando 52,0% e 43,5% respectivamente, nas primíparas a distorção na imagem genital está correlacionada com a disfunção sexual (p 0.05). Esse estudo concluiu que mulheres multíparas apresentaram melhores níveis de satisfação sexual e um menor grau de distorção na imagem genital quando comparado às mulheres primíparas. Pouco se sabe da relação que o tipo e número de parto pode influenciar na função sexual, bem como a imagem que a mulher estabelece a sua genitália, sendo necessário mais estudos voltados para essa temática. 
id IPES_50e3eecc96dd72392f8343eed0893829
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/982
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginalDisfunção sexual fisiológica. Parto natural. Puerpério. Genitália femininao objetivo desse estudo foi analisar e comparar a função sexual e a imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal. Trata-se de um estudo observacional e analítico. Os dados foram resultantes da aplicação de três questionários: um com dados sociodemográficos, o Female Sexual Function Inde (FSFI) que avalia a função sexual, e o Female Genital Self-Image Scale (FGSIS) que avalia a imagem genital. O público acessível foi de 48 mulheres, primíparas e multíparas pós-parto vaginal. A análise dos dados foi realizada através do programa software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Foi utilizado o teste do U Mann Whitney para as correlações entre as variáveis do estudo e o teste de qui-quadrado (p0.05) (IC= 0,95). O resultado desse estudo mostrou, que as mulheres multíparas apresentaram um percentual menor de disfunção sexual (12%) do que as primíparas (34,8%). No quesito ausência de distorção da imagem genital a amostra das multíparas foi maior que o das primíparas, apresentando 52,0% e 43,5% respectivamente, nas primíparas a distorção na imagem genital está correlacionada com a disfunção sexual (p 0.05). Esse estudo concluiu que mulheres multíparas apresentaram melhores níveis de satisfação sexual e um menor grau de distorção na imagem genital quando comparado às mulheres primíparas. Pouco se sabe da relação que o tipo e número de parto pode influenciar na função sexual, bem como a imagem que a mulher estabelece a sua genitália, sendo necessário mais estudos voltados para essa temática. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Thamara BritoBulhões, Thaynan Rocha Brito deCirqueira, Rosana PortoFerreira, Juliana Barros2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/98210.14295/idonline.v12i39.982ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 97-1111981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/982/1403Direitos autorais 2021 Thamara Brito Silva, Thaynan Rocha Brito de Bulhões, Rosana Porto Cirqueira, Juliana Barros Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal
title Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal
spellingShingle Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal
Silva, Thamara Brito
Disfunção sexual fisiológica. Parto natural. Puerpério. Genitália feminina
title_short Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal
title_full Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal
title_fullStr Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal
title_full_unstemmed Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal
title_sort Análise da função sexual e imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal
author Silva, Thamara Brito
author_facet Silva, Thamara Brito
Bulhões, Thaynan Rocha Brito de
Cirqueira, Rosana Porto
Ferreira, Juliana Barros
author_role author
author2 Bulhões, Thaynan Rocha Brito de
Cirqueira, Rosana Porto
Ferreira, Juliana Barros
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thamara Brito
Bulhões, Thaynan Rocha Brito de
Cirqueira, Rosana Porto
Ferreira, Juliana Barros
dc.subject.por.fl_str_mv Disfunção sexual fisiológica. Parto natural. Puerpério. Genitália feminina
topic Disfunção sexual fisiológica. Parto natural. Puerpério. Genitália feminina
dc.description.none.fl_txt_mv o objetivo desse estudo foi analisar e comparar a função sexual e a imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal. Trata-se de um estudo observacional e analítico. Os dados foram resultantes da aplicação de três questionários: um com dados sociodemográficos, o Female Sexual Function Inde (FSFI) que avalia a função sexual, e o Female Genital Self-Image Scale (FGSIS) que avalia a imagem genital. O público acessível foi de 48 mulheres, primíparas e multíparas pós-parto vaginal. A análise dos dados foi realizada através do programa software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Foi utilizado o teste do U Mann Whitney para as correlações entre as variáveis do estudo e o teste de qui-quadrado (p0.05) (IC= 0,95). O resultado desse estudo mostrou, que as mulheres multíparas apresentaram um percentual menor de disfunção sexual (12%) do que as primíparas (34,8%). No quesito ausência de distorção da imagem genital a amostra das multíparas foi maior que o das primíparas, apresentando 52,0% e 43,5% respectivamente, nas primíparas a distorção na imagem genital está correlacionada com a disfunção sexual (p 0.05). Esse estudo concluiu que mulheres multíparas apresentaram melhores níveis de satisfação sexual e um menor grau de distorção na imagem genital quando comparado às mulheres primíparas. Pouco se sabe da relação que o tipo e número de parto pode influenciar na função sexual, bem como a imagem que a mulher estabelece a sua genitália, sendo necessário mais estudos voltados para essa temática. 
description o objetivo desse estudo foi analisar e comparar a função sexual e a imagem genital em primíparas e multíparas pós-parto vaginal. Trata-se de um estudo observacional e analítico. Os dados foram resultantes da aplicação de três questionários: um com dados sociodemográficos, o Female Sexual Function Inde (FSFI) que avalia a função sexual, e o Female Genital Self-Image Scale (FGSIS) que avalia a imagem genital. O público acessível foi de 48 mulheres, primíparas e multíparas pós-parto vaginal. A análise dos dados foi realizada através do programa software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0. Foi utilizado o teste do U Mann Whitney para as correlações entre as variáveis do estudo e o teste de qui-quadrado (p0.05) (IC= 0,95). O resultado desse estudo mostrou, que as mulheres multíparas apresentaram um percentual menor de disfunção sexual (12%) do que as primíparas (34,8%). No quesito ausência de distorção da imagem genital a amostra das multíparas foi maior que o das primíparas, apresentando 52,0% e 43,5% respectivamente, nas primíparas a distorção na imagem genital está correlacionada com a disfunção sexual (p 0.05). Esse estudo concluiu que mulheres multíparas apresentaram melhores níveis de satisfação sexual e um menor grau de distorção na imagem genital quando comparado às mulheres primíparas. Pouco se sabe da relação que o tipo e número de parto pode influenciar na função sexual, bem como a imagem que a mulher estabelece a sua genitália, sendo necessário mais estudos voltados para essa temática. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/982
10.14295/idonline.v12i39.982
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/982
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i39.982
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/982/1403
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Thamara Brito Silva, Thaynan Rocha Brito de Bulhões, Rosana Porto Cirqueira, Juliana Barros Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Thamara Brito Silva, Thaynan Rocha Brito de Bulhões, Rosana Porto Cirqueira, Juliana Barros Ferreira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 97-111
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037425770430464