Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Edilton Juarez Matos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ribeiro, Mariana Emídio Oliveira, Lavor, Anna Ariane Araújo de, Silva, Antônio Carlos Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/823
Resumo: Os resíduos sólidos decorrentes das atividades humanas podem resultar em materiais com características de relativa inutilidade e potencial contaminante, cujo acúmulo facilita a formação de habitats propensos à proliferação de agentes microbiológicos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Tais fatores dimanam, na realidade social atual, um grande desafio para os gestores, face os volumes crescentes desses materiais, que, se tratados e descartados inadequadamente, expõem a riscos de contaminação os seres humanos, os animais e o meio ambiente. No contexto dos resíduos sólidos inserem-se os resíduos de serviços de saúde, produzidos a partir das atividades de assistência à saúde humana e animal, com aspectos de virulência e contaminação bastante específicos, que, como tal, requerem tratamento diferenciado. O presente artigo objetivou apresentar aos profissionais da área de saúde, atuantes nos diversos segmentos, os conhecimentos sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde nesses ambientes, consoante as informações técnicas, normativas e legais, emanadas dos órgãos que discorrem sobre esse tema. Utilizou-se o método analítico-descritivo, adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental em publicações de organismos da administração pública que normatizam as questões dos resíduos sólidos, normas técnicas de padrão internacional, dispositivos legais e resoluções internas dos órgãos ambientais e sanitários, das quais foram extraídas as análises e descrições cujo escopo é levar aos profissionais de saúde as informações sobre o correto gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde,  visando a preservação da saúde humana, do meio ambiente e dos recursos naturais.  
id IPES_563b1cbe72111c4291ab98ee3ace87cd
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/823
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação PertinenteResíduos sólidos. Gerenciamento. Legislação ambiental. SaúdeOs resíduos sólidos decorrentes das atividades humanas podem resultar em materiais com características de relativa inutilidade e potencial contaminante, cujo acúmulo facilita a formação de habitats propensos à proliferação de agentes microbiológicos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Tais fatores dimanam, na realidade social atual, um grande desafio para os gestores, face os volumes crescentes desses materiais, que, se tratados e descartados inadequadamente, expõem a riscos de contaminação os seres humanos, os animais e o meio ambiente. No contexto dos resíduos sólidos inserem-se os resíduos de serviços de saúde, produzidos a partir das atividades de assistência à saúde humana e animal, com aspectos de virulência e contaminação bastante específicos, que, como tal, requerem tratamento diferenciado. O presente artigo objetivou apresentar aos profissionais da área de saúde, atuantes nos diversos segmentos, os conhecimentos sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde nesses ambientes, consoante as informações técnicas, normativas e legais, emanadas dos órgãos que discorrem sobre esse tema. Utilizou-se o método analítico-descritivo, adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental em publicações de organismos da administração pública que normatizam as questões dos resíduos sólidos, normas técnicas de padrão internacional, dispositivos legais e resoluções internas dos órgãos ambientais e sanitários, das quais foram extraídas as análises e descrições cujo escopo é levar aos profissionais de saúde as informações sobre o correto gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde,  visando a preservação da saúde humana, do meio ambiente e dos recursos naturais.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRibeiro, Edilton Juarez MatosRibeiro, Mariana Emídio OliveiraLavor, Anna Ariane Araújo deSilva, Antônio Carlos Alves da2017-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/82310.14295/idonline.v11i37.823ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 226-2451981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/823/1308Direitos autorais 2021 Edilton Juarez Matos Ribeiro, Mariana Emídio Oliveira Ribeiro, Anna Ariane Araújo de Lavor, Antônio Carlos Alves da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-17T23:11:17Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente
title Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente
spellingShingle Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente
Ribeiro, Edilton Juarez Matos
Resíduos sólidos. Gerenciamento. Legislação ambiental. Saúde
title_short Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente
title_full Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente
title_fullStr Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente
title_full_unstemmed Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente
title_sort Resíduos de Serviços de Saúde: O Gerenciamento e a Legislação Pertinente
author Ribeiro, Edilton Juarez Matos
author_facet Ribeiro, Edilton Juarez Matos
Ribeiro, Mariana Emídio Oliveira
Lavor, Anna Ariane Araújo de
Silva, Antônio Carlos Alves da
author_role author
author2 Ribeiro, Mariana Emídio Oliveira
Lavor, Anna Ariane Araújo de
Silva, Antônio Carlos Alves da
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Edilton Juarez Matos
Ribeiro, Mariana Emídio Oliveira
Lavor, Anna Ariane Araújo de
Silva, Antônio Carlos Alves da
dc.subject.por.fl_str_mv Resíduos sólidos. Gerenciamento. Legislação ambiental. Saúde
topic Resíduos sólidos. Gerenciamento. Legislação ambiental. Saúde
description Os resíduos sólidos decorrentes das atividades humanas podem resultar em materiais com características de relativa inutilidade e potencial contaminante, cujo acúmulo facilita a formação de habitats propensos à proliferação de agentes microbiológicos nocivos à saúde humana e ao meio ambiente. Tais fatores dimanam, na realidade social atual, um grande desafio para os gestores, face os volumes crescentes desses materiais, que, se tratados e descartados inadequadamente, expõem a riscos de contaminação os seres humanos, os animais e o meio ambiente. No contexto dos resíduos sólidos inserem-se os resíduos de serviços de saúde, produzidos a partir das atividades de assistência à saúde humana e animal, com aspectos de virulência e contaminação bastante específicos, que, como tal, requerem tratamento diferenciado. O presente artigo objetivou apresentar aos profissionais da área de saúde, atuantes nos diversos segmentos, os conhecimentos sobre o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde nesses ambientes, consoante as informações técnicas, normativas e legais, emanadas dos órgãos que discorrem sobre esse tema. Utilizou-se o método analítico-descritivo, adotando como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental em publicações de organismos da administração pública que normatizam as questões dos resíduos sólidos, normas técnicas de padrão internacional, dispositivos legais e resoluções internas dos órgãos ambientais e sanitários, das quais foram extraídas as análises e descrições cujo escopo é levar aos profissionais de saúde as informações sobre o correto gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde,  visando a preservação da saúde humana, do meio ambiente e dos recursos naturais.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/823
10.14295/idonline.v11i37.823
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/823
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v11i37.823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/823/1308
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 37 (2017); 226-245
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053951677300736