Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v14i51.2632 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632 |
Resumo: | Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos. |
id |
IPES_58fd5015030c886c115bedba82cd3c21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2632 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care WorkersHumanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263210.14295/idonline.v14i51.2632ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 1070-10831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632/4124Copyright (c) 2021 Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel, Kilmara Cordeiro Carvalho, Felipe Santiago Soares Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcela de Araújo CavalcantiCarvalho, Kilmara CordeiroLopes, Felipe Santiago Soares2022-08-11T17:41:47Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2632Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:47ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers |
title |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers |
spellingShingle |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica. Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica. |
title_short |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers |
title_full |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers |
title_fullStr |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers |
title_full_unstemmed |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers |
title_sort |
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers |
author |
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti |
author_facet |
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti Carvalho, Kilmara Cordeiro Lopes, Felipe Santiago Soares Carvalho, Kilmara Cordeiro Lopes, Felipe Santiago Soares |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Kilmara Cordeiro Lopes, Felipe Santiago Soares |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti Carvalho, Kilmara Cordeiro Lopes, Felipe Santiago Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica. |
topic |
Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica. |
description |
Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632 10.14295/idonline.v14i51.2632 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632/4124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 1070-1083 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1822116304997318656 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2632 |