Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Carvalho, Kilmara Cordeiro, Lopes, Felipe Santiago Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v14i51.2632
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632
Resumo: Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.
id IPES_58fd5015030c886c115bedba82cd3c21
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2632
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care WorkersHumanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/263210.14295/idonline.v14i51.2632ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 1070-10831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632/4124Copyright (c) 2021 Marcela de Araújo Cavalcanti Maciel, Kilmara Cordeiro Carvalho, Felipe Santiago Soares Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaciel, Marcela de Araújo CavalcantiCarvalho, Kilmara CordeiroLopes, Felipe Santiago Soares2022-08-11T17:41:47Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2632Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:47ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
spellingShingle Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.
title_short Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title_full Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title_fullStr Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title_full_unstemmed Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
title_sort Ação Educativa como Proposta de Reflexão sobre Humanização pelos Trabalhadores da Atenção Primária / Educational Action as a Prospect of Reflection on Humanization by Primary Care Workers
author Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
author_facet Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Carvalho, Kilmara Cordeiro
Lopes, Felipe Santiago Soares
Carvalho, Kilmara Cordeiro
Lopes, Felipe Santiago Soares
author_role author
author2 Carvalho, Kilmara Cordeiro
Lopes, Felipe Santiago Soares
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Marcela de Araújo Cavalcanti
Carvalho, Kilmara Cordeiro
Lopes, Felipe Santiago Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.
topic Humanização. Humanização dos serviços. Educação em saúde. Atenção básica.
description Objetivou-se desenvolver ação educativa junto aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde numa unidade básica de saúde, a fim de promover reflexões sobre humanização em suas práticas. Tratou-se de uma pesquisa-ação, descritiva e analítica, de natureza mista. Participaram 26 trabalhadores. A coleta de dados deu-se por meio do diagnóstico situacional e ações educativas. No diagnóstico situacional, o pior resultado abordava a realização de pesquisas de satisfação dos usuários. Tiveram melhor desempenho as questões referente ao conforto do ambiente e esclarecimento de dúvidas do usuário. Na ação educativa os dados foram descritos: a) reflexão sobre a situação atual: os trabalhadores participaram de dinâmicas promovendo melhor auto percepção sobre as práticas individuais e coletivas b) propostas de melhorias: os trabalhadores a partir da teorização com perguntas norteadoras criaram um mural com pontos a serem melhorados pela equipe, para uma assistência mais humanizada. Conclui-se que a intervenção trouxe significativas contribuições para os envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632
10.14295/idonline.v14i51.2632
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2632/4124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 1070-1083
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1822116304997318656
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2632