A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Byanca Eugênia Duarte
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moreira, Henry Witchael Dantas, Oliveira, Andreia Braga de, Silva, Maria Auxiliadora Lobo, Piancó, Ana Roberta Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1108
Resumo: A proteção social básica têm seus princípios pautados na Assistência Social e, consequentemente, assegurados pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) de 1993, que dispõe sobre essa assistência como política pública onde as necessidades básicas dos indivíduos devem ser atendidas e respeitadas. Nesse contexto, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) aparece como principal porta de acesso das famílias em situações de vulnerabilidade à rede de proteção social, ofertando a prevenção e o cuidado aos sujeitos sociais fragilizados economicamente e afetivamente. Este artigo que objetiva compreender as possíveis contribuições da atuação da Psicologia na Proteção Social Básica, justifica-se pela possibilidade de investigar o trabalho do profissional de Psicologia na Assistência Social de modo a conhecer suas necessidades e ofertar a socialização e a convivência dos sujeitos vulneráveis, visando o bom desenvolvimento da função do psicólogo e os benefícios para a população. A metodologia utilizada consiste em pesquisa qualitativa mediante referencial bibliográfico realizado em fontes de buscas como o Scielo e Google acadêmico, além de livros e revistas e demais fontes próprias.  Como resultado, espera-se através desta pesquisa ofertar perspectivas para que o trabalho do Psicólogo nos Centros de Referências de Assistência Social contemplem as necessidades dos usuários, fortalecendo os vínculos familiares e resgatando valores e dignidades da pessoa humana. Além disso, acredita-se que este trabalho pode subsidiar novos estudiosos, acadêmicos de cursos referentes a área e demais seres sociais que tenham interesse pela temática em questão.  
id IPES_5b6e5a462fd066164c9c311d334c108d
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1108
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Atuação da Psicologia na Proteção Social BásicaCRAS. Política de Assistência Social. Proteção Social Básica. PsicologiaA proteção social básica têm seus princípios pautados na Assistência Social e, consequentemente, assegurados pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) de 1993, que dispõe sobre essa assistência como política pública onde as necessidades básicas dos indivíduos devem ser atendidas e respeitadas. Nesse contexto, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) aparece como principal porta de acesso das famílias em situações de vulnerabilidade à rede de proteção social, ofertando a prevenção e o cuidado aos sujeitos sociais fragilizados economicamente e afetivamente. Este artigo que objetiva compreender as possíveis contribuições da atuação da Psicologia na Proteção Social Básica, justifica-se pela possibilidade de investigar o trabalho do profissional de Psicologia na Assistência Social de modo a conhecer suas necessidades e ofertar a socialização e a convivência dos sujeitos vulneráveis, visando o bom desenvolvimento da função do psicólogo e os benefícios para a população. A metodologia utilizada consiste em pesquisa qualitativa mediante referencial bibliográfico realizado em fontes de buscas como o Scielo e Google acadêmico, além de livros e revistas e demais fontes próprias.  Como resultado, espera-se através desta pesquisa ofertar perspectivas para que o trabalho do Psicólogo nos Centros de Referências de Assistência Social contemplem as necessidades dos usuários, fortalecendo os vínculos familiares e resgatando valores e dignidades da pessoa humana. Além disso, acredita-se que este trabalho pode subsidiar novos estudiosos, acadêmicos de cursos referentes a área e demais seres sociais que tenham interesse pela temática em questão.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Byanca Eugênia DuarteMoreira, Henry Witchael DantasOliveira, Andreia Braga deSilva, Maria Auxiliadora LoboPiancó, Ana Roberta Duarte2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/110810.14295/idonline.v12i40.1108ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 199-2131981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1108/1616Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Ana Roberta Duarte Piancóhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica
title A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica
spellingShingle A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica
Silva, Byanca Eugênia Duarte
CRAS. Política de Assistência Social. Proteção Social Básica. Psicologia
title_short A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica
title_full A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica
title_fullStr A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica
title_full_unstemmed A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica
title_sort A Atuação da Psicologia na Proteção Social Básica
author Silva, Byanca Eugênia Duarte
author_facet Silva, Byanca Eugênia Duarte
Moreira, Henry Witchael Dantas
Oliveira, Andreia Braga de
Silva, Maria Auxiliadora Lobo
Piancó, Ana Roberta Duarte
author_role author
author2 Moreira, Henry Witchael Dantas
Oliveira, Andreia Braga de
Silva, Maria Auxiliadora Lobo
Piancó, Ana Roberta Duarte
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Byanca Eugênia Duarte
Moreira, Henry Witchael Dantas
Oliveira, Andreia Braga de
Silva, Maria Auxiliadora Lobo
Piancó, Ana Roberta Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv CRAS. Política de Assistência Social. Proteção Social Básica. Psicologia
topic CRAS. Política de Assistência Social. Proteção Social Básica. Psicologia
dc.description.none.fl_txt_mv A proteção social básica têm seus princípios pautados na Assistência Social e, consequentemente, assegurados pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) de 1993, que dispõe sobre essa assistência como política pública onde as necessidades básicas dos indivíduos devem ser atendidas e respeitadas. Nesse contexto, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) aparece como principal porta de acesso das famílias em situações de vulnerabilidade à rede de proteção social, ofertando a prevenção e o cuidado aos sujeitos sociais fragilizados economicamente e afetivamente. Este artigo que objetiva compreender as possíveis contribuições da atuação da Psicologia na Proteção Social Básica, justifica-se pela possibilidade de investigar o trabalho do profissional de Psicologia na Assistência Social de modo a conhecer suas necessidades e ofertar a socialização e a convivência dos sujeitos vulneráveis, visando o bom desenvolvimento da função do psicólogo e os benefícios para a população. A metodologia utilizada consiste em pesquisa qualitativa mediante referencial bibliográfico realizado em fontes de buscas como o Scielo e Google acadêmico, além de livros e revistas e demais fontes próprias.  Como resultado, espera-se através desta pesquisa ofertar perspectivas para que o trabalho do Psicólogo nos Centros de Referências de Assistência Social contemplem as necessidades dos usuários, fortalecendo os vínculos familiares e resgatando valores e dignidades da pessoa humana. Além disso, acredita-se que este trabalho pode subsidiar novos estudiosos, acadêmicos de cursos referentes a área e demais seres sociais que tenham interesse pela temática em questão.  
description A proteção social básica têm seus princípios pautados na Assistência Social e, consequentemente, assegurados pela LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social) de 1993, que dispõe sobre essa assistência como política pública onde as necessidades básicas dos indivíduos devem ser atendidas e respeitadas. Nesse contexto, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) aparece como principal porta de acesso das famílias em situações de vulnerabilidade à rede de proteção social, ofertando a prevenção e o cuidado aos sujeitos sociais fragilizados economicamente e afetivamente. Este artigo que objetiva compreender as possíveis contribuições da atuação da Psicologia na Proteção Social Básica, justifica-se pela possibilidade de investigar o trabalho do profissional de Psicologia na Assistência Social de modo a conhecer suas necessidades e ofertar a socialização e a convivência dos sujeitos vulneráveis, visando o bom desenvolvimento da função do psicólogo e os benefícios para a população. A metodologia utilizada consiste em pesquisa qualitativa mediante referencial bibliográfico realizado em fontes de buscas como o Scielo e Google acadêmico, além de livros e revistas e demais fontes próprias.  Como resultado, espera-se através desta pesquisa ofertar perspectivas para que o trabalho do Psicólogo nos Centros de Referências de Assistência Social contemplem as necessidades dos usuários, fortalecendo os vínculos familiares e resgatando valores e dignidades da pessoa humana. Além disso, acredita-se que este trabalho pode subsidiar novos estudiosos, acadêmicos de cursos referentes a área e demais seres sociais que tenham interesse pela temática em questão.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1108
10.14295/idonline.v12i40.1108
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1108
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1108/1616
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Ana Roberta Duarte Piancó
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Byanca Eugênia Duarte Silva, Henry Witchael Dantas Moreira, Andreia Braga de Oliveira, Maria Auxiliadora Lobo Silva, Ana Roberta Duarte Piancó
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 199-213
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037433755336704