O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Vilalba, Osvaldo Arsênio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312
Resumo: No Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática;  Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a  formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a  informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta.
id IPES_5fcd0d4848067e1aacdeec7bd60a41ea
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/312
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas MunicipaisLaboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagemNo Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática;  Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a  formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a  informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Raimundo Edilberto MoreiraVilalba, Osvaldo Arsênio2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/31210.14295/idonline.v9i25.312ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 25 (2015); 07-371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312/437Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalbahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:03Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
title O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
spellingShingle O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Laboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagem
title_short O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
title_full O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
title_fullStr O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
title_full_unstemmed O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
title_sort O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
author Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
author_facet Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Vilalba, Osvaldo Arsênio
author_role author
author2 Vilalba, Osvaldo Arsênio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Raimundo Edilberto Moreira
Vilalba, Osvaldo Arsênio
dc.subject.por.fl_str_mv Laboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagem
topic Laboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv No Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática;  Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a  formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a  informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta.
description No Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática;  Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a  formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a  informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312
10.14295/idonline.v9i25.312
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v9i25.312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312/437
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalba
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalba
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 25 (2015); 07-37
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037421253165056