O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312 |
Resumo: | No Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática; Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta. |
id |
IPES_5fcd0d4848067e1aacdeec7bd60a41ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/312 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas MunicipaisLaboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagemNo Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática; Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Raimundo Edilberto MoreiraVilalba, Osvaldo Arsênio2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/31210.14295/idonline.v9i25.312ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 25 (2015); 07-371981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312/437Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalbahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:03Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais |
title |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais |
spellingShingle |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Laboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagem |
title_short |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais |
title_full |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais |
title_fullStr |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais |
title_full_unstemmed |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais |
title_sort |
O Uso pedagógico do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, nas Escolas Públicas Municipais |
author |
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira |
author_facet |
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Vilalba, Osvaldo Arsênio |
author_role |
author |
author2 |
Vilalba, Osvaldo Arsênio |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Raimundo Edilberto Moreira Vilalba, Osvaldo Arsênio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Laboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagem |
topic |
Laboratório de informática, Internet, Ensino-aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
No Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática; Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta. |
description |
No Brasil, os primeiros laboratórios de tecnologias para informática do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) foram efetivados escolas públicas municipais à partir de 1997.O presente estudo objetivou discutir as contribuições da utilização do Proinfo nas escolas públicas, como ferramenta pedagógica inovadora no processo ensino-aprendizagem, nas escolas públicas de Banabuiú. A pesquisa envolveu 12 escolas de ensino fundamentais do município, sendo 3 na zona urbana e 9 na zona rural do município. A coleta de dados foi realizada através de um questionário contendo questões fechadas, respondidos por alunos, professores e gestores, funcionários e familiares dos alunos. Após análise dos dados, constatou-se que, nem todas as escolas possuem uma infra-estrutura apropriada para laboratórios de informática; Muitos professores ainda têm receio quanto à utilização do computador em sala de aula. Que os mesmos carecem de maior treinamento na área didática para lidarem com as novas tecnologias. Que utilizam-se pouco do aparato de recursos em termos computacionais em suas aulas, mesmo conhecendo que há uma demanda latente dos alunos quanto a sua incorporação como recurso didático. Concluiu-se pois, que ainda é relativamente grande o déficit quanto a formação de professores para o trabalho em ambientes informatizados. Que a informática para uso em sala de aula, não tem sido vivenciada da forma como foi originalmente concebido no programa e que, portanto, o uso regular e corriqueiro dos laboratórios de informática enquanto recurso pedagógico, ainda não alcançou a sua meta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312 10.14295/idonline.v9i25.312 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v9i25.312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/312/437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalba https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Raimundo Edilberto Moreira Lopes, Osvaldo Arsênio Vilalba https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 25 (2015); 07-37 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037421253165056 |