Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rivalina Maria Macêdo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bezerra, Martha Maria Macêdo, Barretto, Julyanne de Oliveira Paes, Farias, Athena de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588
Resumo: As competições universitárias tem tomado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma forma de descobrir talentos, encontrar soluções para problemas, premiar os vencedores por suas capacidades, e, principalmente, por ter se revelado como método eficaz no estímulo a aprendizagem estudantil, visto que desperta no estudante o desejo de se auto desafiar para fins de apresentar suas melhores habilidades. Este estudo discute as competições de conhecimentos universitários como metodologia ativa de incentivo a aprendizagem. Os resultados levam a crer que as competições acadêmicas são um método exitoso de incentivo a aprendizagem, configurando-se como algo favorável e complementar à formação estudantil. Mesmo assim ainda carece de critérios para uma formalização para que sejam incorporadas aos currículos, embora sejam reconhecidas como incentivo ao ensino e aprendizagem e, a aprimoração das capacidades e habilidades dos universitários.  
id IPES_65274d13f6b5ffb369c8669ddee2c8a2
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1588
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagemAprendizagem universitária, Metodologias ativas, CompetiçõesAs competições universitárias tem tomado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma forma de descobrir talentos, encontrar soluções para problemas, premiar os vencedores por suas capacidades, e, principalmente, por ter se revelado como método eficaz no estímulo a aprendizagem estudantil, visto que desperta no estudante o desejo de se auto desafiar para fins de apresentar suas melhores habilidades. Este estudo discute as competições de conhecimentos universitários como metodologia ativa de incentivo a aprendizagem. Os resultados levam a crer que as competições acadêmicas são um método exitoso de incentivo a aprendizagem, configurando-se como algo favorável e complementar à formação estudantil. Mesmo assim ainda carece de critérios para uma formalização para que sejam incorporadas aos currículos, embora sejam reconhecidas como incentivo ao ensino e aprendizagem e, a aprimoração das capacidades e habilidades dos universitários.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFernandes, Rivalina Maria MacêdoBezerra, Martha Maria MacêdoBarretto, Julyanne de Oliveira PaesFarias, Athena de Albuquerque2018-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/158810.14295/idonline.v12i42.1588ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 861-8751981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588/2345Direitos autorais 2021 Rivalina Maria Macêdo Fernandes, Martha Maria Macêdo Bezerra, Julyanne de Oliveira Paes Barretto, Athena de Albuquerque Fariashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
title Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
spellingShingle Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
Fernandes, Rivalina Maria Macêdo
Aprendizagem universitária, Metodologias ativas, Competições
title_short Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
title_full Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
title_fullStr Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
title_full_unstemmed Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
title_sort Competições de conhecimentos universitários: Método inovador de incentivo à aprendizagem
author Fernandes, Rivalina Maria Macêdo
author_facet Fernandes, Rivalina Maria Macêdo
Bezerra, Martha Maria Macêdo
Barretto, Julyanne de Oliveira Paes
Farias, Athena de Albuquerque
author_role author
author2 Bezerra, Martha Maria Macêdo
Barretto, Julyanne de Oliveira Paes
Farias, Athena de Albuquerque
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Rivalina Maria Macêdo
Bezerra, Martha Maria Macêdo
Barretto, Julyanne de Oliveira Paes
Farias, Athena de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem universitária, Metodologias ativas, Competições
topic Aprendizagem universitária, Metodologias ativas, Competições
description As competições universitárias tem tomado cada vez mais espaço, principalmente por ser uma forma de descobrir talentos, encontrar soluções para problemas, premiar os vencedores por suas capacidades, e, principalmente, por ter se revelado como método eficaz no estímulo a aprendizagem estudantil, visto que desperta no estudante o desejo de se auto desafiar para fins de apresentar suas melhores habilidades. Este estudo discute as competições de conhecimentos universitários como metodologia ativa de incentivo a aprendizagem. Os resultados levam a crer que as competições acadêmicas são um método exitoso de incentivo a aprendizagem, configurando-se como algo favorável e complementar à formação estudantil. Mesmo assim ainda carece de critérios para uma formalização para que sejam incorporadas aos currículos, embora sejam reconhecidas como incentivo ao ensino e aprendizagem e, a aprimoração das capacidades e habilidades dos universitários.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588
10.14295/idonline.v12i42.1588
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1588/2345
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 861-875
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053956173594624