Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo, conceituar e compreender a finalidade da avaliação na aprendizagem, sua função educacional e porque muitos docentes tem “pecado” no assunto. No primeiro momento, abordamos a necessidade iminente do homem em avaliar tudo ao seu redor, lembrando que constantemente somos avaliados e estamos avaliando nossos semelhantes e ações. Sem esquecer que é próprio da natureza humana procurar culpados para os erros e na educação não é diferente. Há mais gente procurando e apontando culpados para os problemas da educação do que pessoas procurando soluções viáveis para solucioná-los. No segundo momento usamos como base a obra de Hamilton Werneck “Prova, provão, camisa de força da educação (1995)”, onde o autor faz comparações de animais as ações e práticas dos professores, ou seja, a postura do educador diz que tipo de animal ele é ou assemelha-se. Por fim, concluímos esclarecendo que avaliação da aprendizagem não tem nada a ver com castigo ou punições para o aluno, mas é uma ferramenta diagnóstica para aferir o conhecimento ou dificuldades do mesmo, só assim o professor poderá progredir no ensino, fazer as mudanças ou correções possíveis, sempre priorizando o ensino de qualidade. |
id |
IPES_66f26360a9668ab5bdb1a6fa75b00125 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/656 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o DocenteAvaliação. Aprendizagem. EnsinoEsse artigo tem como objetivo, conceituar e compreender a finalidade da avaliação na aprendizagem, sua função educacional e porque muitos docentes tem “pecado” no assunto. No primeiro momento, abordamos a necessidade iminente do homem em avaliar tudo ao seu redor, lembrando que constantemente somos avaliados e estamos avaliando nossos semelhantes e ações. Sem esquecer que é próprio da natureza humana procurar culpados para os erros e na educação não é diferente. Há mais gente procurando e apontando culpados para os problemas da educação do que pessoas procurando soluções viáveis para solucioná-los. No segundo momento usamos como base a obra de Hamilton Werneck “Prova, provão, camisa de força da educação (1995)”, onde o autor faz comparações de animais as ações e práticas dos professores, ou seja, a postura do educador diz que tipo de animal ele é ou assemelha-se. Por fim, concluímos esclarecendo que avaliação da aprendizagem não tem nada a ver com castigo ou punições para o aluno, mas é uma ferramenta diagnóstica para aferir o conhecimento ou dificuldades do mesmo, só assim o professor poderá progredir no ensino, fazer as mudanças ou correções possíveis, sempre priorizando o ensino de qualidade. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Edjonas SilvanaCarvalho, Anna Christina Farias de2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65610.14295/idonline.v10i33.656ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 304-3191981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656/923Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Anna Christina Farias de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente |
title |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente |
spellingShingle |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente Lopes, Edjonas Silvana Avaliação. Aprendizagem. Ensino |
title_short |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente |
title_full |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente |
title_fullStr |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente |
title_full_unstemmed |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente |
title_sort |
Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente |
author |
Lopes, Edjonas Silvana |
author_facet |
Lopes, Edjonas Silvana Carvalho, Anna Christina Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Anna Christina Farias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Edjonas Silvana Carvalho, Anna Christina Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Aprendizagem. Ensino |
topic |
Avaliação. Aprendizagem. Ensino |
description |
Esse artigo tem como objetivo, conceituar e compreender a finalidade da avaliação na aprendizagem, sua função educacional e porque muitos docentes tem “pecado” no assunto. No primeiro momento, abordamos a necessidade iminente do homem em avaliar tudo ao seu redor, lembrando que constantemente somos avaliados e estamos avaliando nossos semelhantes e ações. Sem esquecer que é próprio da natureza humana procurar culpados para os erros e na educação não é diferente. Há mais gente procurando e apontando culpados para os problemas da educação do que pessoas procurando soluções viáveis para solucioná-los. No segundo momento usamos como base a obra de Hamilton Werneck “Prova, provão, camisa de força da educação (1995)”, onde o autor faz comparações de animais as ações e práticas dos professores, ou seja, a postura do educador diz que tipo de animal ele é ou assemelha-se. Por fim, concluímos esclarecendo que avaliação da aprendizagem não tem nada a ver com castigo ou punições para o aluno, mas é uma ferramenta diagnóstica para aferir o conhecimento ou dificuldades do mesmo, só assim o professor poderá progredir no ensino, fazer as mudanças ou correções possíveis, sempre priorizando o ensino de qualidade. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656 10.14295/idonline.v10i33.656 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i33.656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656/923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Anna Christina Farias de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Anna Christina Farias de Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 304-319 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053953873018880 |