Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Edjonas Silvana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Carvalho, Anna Christina Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656
Resumo: Esse artigo tem como objetivo, conceituar e compreender a finalidade da avaliação na aprendizagem, sua função educacional e porque muitos docentes tem “pecado” no assunto.  No primeiro momento, abordamos a necessidade iminente do homem em avaliar tudo ao seu redor, lembrando que constantemente somos avaliados e estamos avaliando nossos semelhantes e ações. Sem esquecer que é próprio da natureza humana procurar culpados para os erros e na educação não é diferente.  Há mais gente procurando e apontando culpados para os problemas da educação do que pessoas procurando soluções viáveis para solucioná-los. No segundo momento usamos como base a obra de Hamilton Werneck “Prova, provão, camisa de força da educação (1995)”, onde o autor faz comparações de animais as ações e práticas dos professores, ou seja, a postura do educador diz que tipo de animal ele é ou assemelha-se. Por fim, concluímos esclarecendo que avaliação da aprendizagem não tem nada a ver com castigo ou punições para o aluno, mas é uma ferramenta diagnóstica para aferir o conhecimento ou dificuldades do mesmo, só assim o professor poderá progredir no ensino, fazer as mudanças ou correções possíveis, sempre priorizando o  ensino de qualidade.  
id IPES_66f26360a9668ab5bdb1a6fa75b00125
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/656
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o DocenteAvaliação. Aprendizagem. EnsinoEsse artigo tem como objetivo, conceituar e compreender a finalidade da avaliação na aprendizagem, sua função educacional e porque muitos docentes tem “pecado” no assunto.  No primeiro momento, abordamos a necessidade iminente do homem em avaliar tudo ao seu redor, lembrando que constantemente somos avaliados e estamos avaliando nossos semelhantes e ações. Sem esquecer que é próprio da natureza humana procurar culpados para os erros e na educação não é diferente.  Há mais gente procurando e apontando culpados para os problemas da educação do que pessoas procurando soluções viáveis para solucioná-los. No segundo momento usamos como base a obra de Hamilton Werneck “Prova, provão, camisa de força da educação (1995)”, onde o autor faz comparações de animais as ações e práticas dos professores, ou seja, a postura do educador diz que tipo de animal ele é ou assemelha-se. Por fim, concluímos esclarecendo que avaliação da aprendizagem não tem nada a ver com castigo ou punições para o aluno, mas é uma ferramenta diagnóstica para aferir o conhecimento ou dificuldades do mesmo, só assim o professor poderá progredir no ensino, fazer as mudanças ou correções possíveis, sempre priorizando o  ensino de qualidade.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLopes, Edjonas SilvanaCarvalho, Anna Christina Farias de2017-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/65610.14295/idonline.v10i33.656ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 304-3191981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656/923Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Anna Christina Farias de Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-01T18:48:18Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
title Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
spellingShingle Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
Lopes, Edjonas Silvana
Avaliação. Aprendizagem. Ensino
title_short Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
title_full Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
title_fullStr Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
title_full_unstemmed Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
title_sort Avaliação da Aprendizagem: um Desafio para o Docente
author Lopes, Edjonas Silvana
author_facet Lopes, Edjonas Silvana
Carvalho, Anna Christina Farias de
author_role author
author2 Carvalho, Anna Christina Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Edjonas Silvana
Carvalho, Anna Christina Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação. Aprendizagem. Ensino
topic Avaliação. Aprendizagem. Ensino
description Esse artigo tem como objetivo, conceituar e compreender a finalidade da avaliação na aprendizagem, sua função educacional e porque muitos docentes tem “pecado” no assunto.  No primeiro momento, abordamos a necessidade iminente do homem em avaliar tudo ao seu redor, lembrando que constantemente somos avaliados e estamos avaliando nossos semelhantes e ações. Sem esquecer que é próprio da natureza humana procurar culpados para os erros e na educação não é diferente.  Há mais gente procurando e apontando culpados para os problemas da educação do que pessoas procurando soluções viáveis para solucioná-los. No segundo momento usamos como base a obra de Hamilton Werneck “Prova, provão, camisa de força da educação (1995)”, onde o autor faz comparações de animais as ações e práticas dos professores, ou seja, a postura do educador diz que tipo de animal ele é ou assemelha-se. Por fim, concluímos esclarecendo que avaliação da aprendizagem não tem nada a ver com castigo ou punições para o aluno, mas é uma ferramenta diagnóstica para aferir o conhecimento ou dificuldades do mesmo, só assim o professor poderá progredir no ensino, fazer as mudanças ou correções possíveis, sempre priorizando o  ensino de qualidade.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656
10.14295/idonline.v10i33.656
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i33.656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/656/923
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Anna Christina Farias de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Edjonas Silvana Lopes, Anna Christina Farias de Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 33 (2017): Supl 2; 304-319
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053953873018880