A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
DOI: | 10.14295/idonline.v16i63.3599 |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo trata de uma abordagem a afetividade no ensino infantil, mas necessariamente como um aparato pedagógico no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças especiais. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é entender a relevância da afetividade a partir das interferências no processo ensino e aprendizagem das mesmas na educação especial. Diante da literatura revisada, foi possível perceber que as relações estabelecidas pelos infantes carecem de afeto para que se criem vínculos mais sólidos e duradouros com os outros e consigo, e desta maneira um dos papéis do professor é auxiliar para que consigam estabelecer esses vínculos. É importante mencionar que existem diversos tipos de perfis de crianças com necessidades especiais e por tanto para cada uma destas há limitações diferentes que exigem olhares e ações diferentes em sala de aula, contudo o foco da pesquisa é abordar a necessidade da afetividade para que crianças especiais possam alcançar o seu desenvolvimento emocional e cognitivo de forma sadia. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, através do levantamento teórico da literatura acerca do tema. Desta forma, se alcançou os resultados esperados através da análise de artigos e livros de estudiosos que tratam a importância da afetividade em sala de aula, estabelecendo uma relação entre a escola e o desenvolvimento da criança, demonstrando como a afetividade está ligada a educação infantil bem como a educação especial. Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Especial; Afetividade; Aparato Pedagógico; Desenvolvimento emocional e cognitivo.Abstract: This article deals with an approach to affectivity in early childhood education, but necessarily as a pedagogical device in the process of emotional and cognitive development of special children. In this way, the main objective of the work is to understand the relevance of affectivity from the interferences in the teaching and learning process of the same in special education. In view of the reviewed literature, it was possible to perceive that the relationships established by the infants lack affection in order to create more solid and lasting bonds with others and with themselves, and in this way one of the roles of the teacher is to help them to establish these bonds. It is important to mention that there are different types of profiles of children with special needs and therefore for each of these there are different limitations that require different looks and actions in the classroom, however the focus of the research is to address the need for affectivity for special children can achieve their emotional and cognitive development in a healthy way. The method used was the bibliographic study, through the theoretical survey of the literature on the subject. In this way, the expected results were achieved through the analysis of articles and books by scholars that deal with the importance of affectivity in the classroom, establishing a relationship between school and child development, demonstrating how affectivity is linked to early childhood education as well as special education.Keywords: Early Childhood Education; Special education; Affectivity; Pedagogical Apparatus; Emotional and cognitive development. |
id |
IPES_684f245a6ea0ab52e63f1e49b6b8acec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3599 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special ChildrenEducação InfantilEducação EspecialAfetividadeAparato PedagógicoDesenvolvimento emocional e cognitivo Resumo: O presente artigo trata de uma abordagem a afetividade no ensino infantil, mas necessariamente como um aparato pedagógico no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças especiais. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é entender a relevância da afetividade a partir das interferências no processo ensino e aprendizagem das mesmas na educação especial. Diante da literatura revisada, foi possível perceber que as relações estabelecidas pelos infantes carecem de afeto para que se criem vínculos mais sólidos e duradouros com os outros e consigo, e desta maneira um dos papéis do professor é auxiliar para que consigam estabelecer esses vínculos. É importante mencionar que existem diversos tipos de perfis de crianças com necessidades especiais e por tanto para cada uma destas há limitações diferentes que exigem olhares e ações diferentes em sala de aula, contudo o foco da pesquisa é abordar a necessidade da afetividade para que crianças especiais possam alcançar o seu desenvolvimento emocional e cognitivo de forma sadia. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, através do levantamento teórico da literatura acerca do tema. Desta forma, se alcançou os resultados esperados através da análise de artigos e livros de estudiosos que tratam a importância da afetividade em sala de aula, estabelecendo uma relação entre a escola e o desenvolvimento da criança, demonstrando como a afetividade está ligada a educação infantil bem como a educação especial. Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Especial; Afetividade; Aparato Pedagógico; Desenvolvimento emocional e cognitivo.Abstract: This article deals with an approach to affectivity in early childhood education, but necessarily as a pedagogical device in the process of emotional and cognitive development of special children. In this way, the main objective of the work is to understand the relevance of affectivity from the interferences in the teaching and learning process of the same in special education. In view of the reviewed literature, it was possible to perceive that the relationships established by the infants lack affection in order to create more solid and lasting bonds with others and with themselves, and in this way one of the roles of the teacher is to help them to establish these bonds. It is important to mention that there are different types of profiles of children with special needs and therefore for each of these there are different limitations that require different looks and actions in the classroom, however the focus of the research is to address the need for affectivity for special children can achieve their emotional and cognitive development in a healthy way. The method used was the bibliographic study, through the theoretical survey of the literature on the subject. In this way, the expected results were achieved through the analysis of articles and books by scholars that deal with the importance of affectivity in the classroom, establishing a relationship between school and child development, demonstrating how affectivity is linked to early childhood education as well as special education.Keywords: Early Childhood Education; Special education; Affectivity; Pedagogical Apparatus; Emotional and cognitive development. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/359910.14295/idonline.v16i63.3599ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 530-5361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599/5651Copyright (c) 2022 Rosa Soares da Silva, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosa Soares daAlves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias2023-01-04T12:46:36Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3599Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:36ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children |
title |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children |
spellingShingle |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children Silva, Rosa Soares da Educação Infantil Educação Especial Afetividade Aparato Pedagógico Desenvolvimento emocional e cognitivo Silva, Rosa Soares da Educação Infantil Educação Especial Afetividade Aparato Pedagógico Desenvolvimento emocional e cognitivo |
title_short |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children |
title_full |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children |
title_fullStr |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children |
title_full_unstemmed |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children |
title_sort |
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children |
author |
Silva, Rosa Soares da |
author_facet |
Silva, Rosa Soares da Silva, Rosa Soares da Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rosa Soares da Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Infantil Educação Especial Afetividade Aparato Pedagógico Desenvolvimento emocional e cognitivo |
topic |
Educação Infantil Educação Especial Afetividade Aparato Pedagógico Desenvolvimento emocional e cognitivo |
description |
Resumo: O presente artigo trata de uma abordagem a afetividade no ensino infantil, mas necessariamente como um aparato pedagógico no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças especiais. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é entender a relevância da afetividade a partir das interferências no processo ensino e aprendizagem das mesmas na educação especial. Diante da literatura revisada, foi possível perceber que as relações estabelecidas pelos infantes carecem de afeto para que se criem vínculos mais sólidos e duradouros com os outros e consigo, e desta maneira um dos papéis do professor é auxiliar para que consigam estabelecer esses vínculos. É importante mencionar que existem diversos tipos de perfis de crianças com necessidades especiais e por tanto para cada uma destas há limitações diferentes que exigem olhares e ações diferentes em sala de aula, contudo o foco da pesquisa é abordar a necessidade da afetividade para que crianças especiais possam alcançar o seu desenvolvimento emocional e cognitivo de forma sadia. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, através do levantamento teórico da literatura acerca do tema. Desta forma, se alcançou os resultados esperados através da análise de artigos e livros de estudiosos que tratam a importância da afetividade em sala de aula, estabelecendo uma relação entre a escola e o desenvolvimento da criança, demonstrando como a afetividade está ligada a educação infantil bem como a educação especial. Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Especial; Afetividade; Aparato Pedagógico; Desenvolvimento emocional e cognitivo.Abstract: This article deals with an approach to affectivity in early childhood education, but necessarily as a pedagogical device in the process of emotional and cognitive development of special children. In this way, the main objective of the work is to understand the relevance of affectivity from the interferences in the teaching and learning process of the same in special education. In view of the reviewed literature, it was possible to perceive that the relationships established by the infants lack affection in order to create more solid and lasting bonds with others and with themselves, and in this way one of the roles of the teacher is to help them to establish these bonds. It is important to mention that there are different types of profiles of children with special needs and therefore for each of these there are different limitations that require different looks and actions in the classroom, however the focus of the research is to address the need for affectivity for special children can achieve their emotional and cognitive development in a healthy way. The method used was the bibliographic study, through the theoretical survey of the literature on the subject. In this way, the expected results were achieved through the analysis of articles and books by scholars that deal with the importance of affectivity in the classroom, establishing a relationship between school and child development, demonstrating how affectivity is linked to early childhood education as well as special education.Keywords: Early Childhood Education; Special education; Affectivity; Pedagogical Apparatus; Emotional and cognitive development. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599 10.14295/idonline.v16i63.3599 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599/5651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rosa Soares da Silva, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rosa Soares da Silva, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 530-536 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1822178735141421056 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3599 |