A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rosa Soares da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v16i63.3599
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599
Resumo:  Resumo: O presente artigo trata de uma abordagem a afetividade no ensino infantil, mas necessariamente como um aparato pedagógico no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças especiais. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é entender a relevância da afetividade a partir das interferências no processo ensino e aprendizagem das mesmas na educação especial. Diante da literatura revisada, foi possível perceber que as relações estabelecidas pelos infantes carecem de afeto para que se criem vínculos mais sólidos e duradouros com os outros e consigo, e desta maneira um dos papéis do professor é auxiliar para que consigam estabelecer esses vínculos. É importante mencionar que existem diversos tipos de perfis de crianças com necessidades especiais e por tanto para cada uma destas há limitações diferentes que exigem olhares e ações diferentes em sala de aula, contudo o foco da pesquisa é abordar a necessidade da afetividade para que crianças especiais possam alcançar o seu desenvolvimento emocional e cognitivo de forma sadia. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, através do levantamento teórico da literatura acerca do tema. Desta forma, se alcançou os resultados esperados através da análise de artigos e livros de estudiosos que tratam a importância da afetividade em sala de aula, estabelecendo uma relação entre a escola e o desenvolvimento da criança, demonstrando como a afetividade está ligada a educação infantil bem como a educação especial. Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Especial; Afetividade; Aparato Pedagógico; Desenvolvimento emocional e cognitivo.Abstract: This article deals with an approach to affectivity in early childhood education, but necessarily as a pedagogical device in the process of emotional and cognitive development of special children. In this way, the main objective of the work is to understand the relevance of affectivity from the interferences in the teaching and learning process of the same in special education. In view of the reviewed literature, it was possible to perceive that the relationships established by the infants lack affection in order to create more solid and lasting bonds with others and with themselves, and in this way one of the roles of the teacher is to help them to establish these bonds. It is important to mention that there are different types of profiles of children with special needs and therefore for each of these there are different limitations that require different looks and actions in the classroom, however the focus of the research is to address the need for affectivity for special children can achieve their emotional and cognitive development in a healthy way. The method used was the bibliographic study, through the theoretical survey of the literature on the subject. In this way, the expected results were achieved through the analysis of articles and books by scholars that deal with the importance of affectivity in the classroom, establishing a relationship between school and child development, demonstrating how affectivity is linked to early childhood education as well as special education.Keywords: Early Childhood Education; Special education; Affectivity; Pedagogical Apparatus; Emotional and cognitive development. 
id IPES_684f245a6ea0ab52e63f1e49b6b8acec
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3599
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special ChildrenEducação InfantilEducação EspecialAfetividadeAparato PedagógicoDesenvolvimento emocional e cognitivo Resumo: O presente artigo trata de uma abordagem a afetividade no ensino infantil, mas necessariamente como um aparato pedagógico no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças especiais. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é entender a relevância da afetividade a partir das interferências no processo ensino e aprendizagem das mesmas na educação especial. Diante da literatura revisada, foi possível perceber que as relações estabelecidas pelos infantes carecem de afeto para que se criem vínculos mais sólidos e duradouros com os outros e consigo, e desta maneira um dos papéis do professor é auxiliar para que consigam estabelecer esses vínculos. É importante mencionar que existem diversos tipos de perfis de crianças com necessidades especiais e por tanto para cada uma destas há limitações diferentes que exigem olhares e ações diferentes em sala de aula, contudo o foco da pesquisa é abordar a necessidade da afetividade para que crianças especiais possam alcançar o seu desenvolvimento emocional e cognitivo de forma sadia. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, através do levantamento teórico da literatura acerca do tema. Desta forma, se alcançou os resultados esperados através da análise de artigos e livros de estudiosos que tratam a importância da afetividade em sala de aula, estabelecendo uma relação entre a escola e o desenvolvimento da criança, demonstrando como a afetividade está ligada a educação infantil bem como a educação especial. Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Especial; Afetividade; Aparato Pedagógico; Desenvolvimento emocional e cognitivo.Abstract: This article deals with an approach to affectivity in early childhood education, but necessarily as a pedagogical device in the process of emotional and cognitive development of special children. In this way, the main objective of the work is to understand the relevance of affectivity from the interferences in the teaching and learning process of the same in special education. In view of the reviewed literature, it was possible to perceive that the relationships established by the infants lack affection in order to create more solid and lasting bonds with others and with themselves, and in this way one of the roles of the teacher is to help them to establish these bonds. It is important to mention that there are different types of profiles of children with special needs and therefore for each of these there are different limitations that require different looks and actions in the classroom, however the focus of the research is to address the need for affectivity for special children can achieve their emotional and cognitive development in a healthy way. The method used was the bibliographic study, through the theoretical survey of the literature on the subject. In this way, the expected results were achieved through the analysis of articles and books by scholars that deal with the importance of affectivity in the classroom, establishing a relationship between school and child development, demonstrating how affectivity is linked to early childhood education as well as special education.Keywords: Early Childhood Education; Special education; Affectivity; Pedagogical Apparatus; Emotional and cognitive development. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/359910.14295/idonline.v16i63.3599ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 530-5361981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599/5651Copyright (c) 2022 Rosa Soares da Silva, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Rosa Soares daAlves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias2023-01-04T12:46:36Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3599Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:46:36ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
title A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
spellingShingle A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
Silva, Rosa Soares da
Educação Infantil
Educação Especial
Afetividade
Aparato Pedagógico
Desenvolvimento emocional e cognitivo
Silva, Rosa Soares da
Educação Infantil
Educação Especial
Afetividade
Aparato Pedagógico
Desenvolvimento emocional e cognitivo
title_short A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
title_full A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
title_fullStr A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
title_full_unstemmed A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
title_sort A Afetividade como um aparato pedagógico no processo de Desenvolvimento Emocional e Cognitivo de Crianças Especiais / Affectivity as a pedagogical apparatus in the Emotional and Cognitive Development Process of Special Children
author Silva, Rosa Soares da
author_facet Silva, Rosa Soares da
Silva, Rosa Soares da
Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias
Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias
author_role author
author2 Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rosa Soares da
Alves, Francisca Ivoneide Benício Malaquias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Educação Especial
Afetividade
Aparato Pedagógico
Desenvolvimento emocional e cognitivo
topic Educação Infantil
Educação Especial
Afetividade
Aparato Pedagógico
Desenvolvimento emocional e cognitivo
description  Resumo: O presente artigo trata de uma abordagem a afetividade no ensino infantil, mas necessariamente como um aparato pedagógico no processo de desenvolvimento emocional e cognitivo de crianças especiais. Desta forma, o objetivo principal do trabalho é entender a relevância da afetividade a partir das interferências no processo ensino e aprendizagem das mesmas na educação especial. Diante da literatura revisada, foi possível perceber que as relações estabelecidas pelos infantes carecem de afeto para que se criem vínculos mais sólidos e duradouros com os outros e consigo, e desta maneira um dos papéis do professor é auxiliar para que consigam estabelecer esses vínculos. É importante mencionar que existem diversos tipos de perfis de crianças com necessidades especiais e por tanto para cada uma destas há limitações diferentes que exigem olhares e ações diferentes em sala de aula, contudo o foco da pesquisa é abordar a necessidade da afetividade para que crianças especiais possam alcançar o seu desenvolvimento emocional e cognitivo de forma sadia. O método utilizado foi o estudo bibliográfico, através do levantamento teórico da literatura acerca do tema. Desta forma, se alcançou os resultados esperados através da análise de artigos e livros de estudiosos que tratam a importância da afetividade em sala de aula, estabelecendo uma relação entre a escola e o desenvolvimento da criança, demonstrando como a afetividade está ligada a educação infantil bem como a educação especial. Palavras-Chave: Educação Infantil; Educação Especial; Afetividade; Aparato Pedagógico; Desenvolvimento emocional e cognitivo.Abstract: This article deals with an approach to affectivity in early childhood education, but necessarily as a pedagogical device in the process of emotional and cognitive development of special children. In this way, the main objective of the work is to understand the relevance of affectivity from the interferences in the teaching and learning process of the same in special education. In view of the reviewed literature, it was possible to perceive that the relationships established by the infants lack affection in order to create more solid and lasting bonds with others and with themselves, and in this way one of the roles of the teacher is to help them to establish these bonds. It is important to mention that there are different types of profiles of children with special needs and therefore for each of these there are different limitations that require different looks and actions in the classroom, however the focus of the research is to address the need for affectivity for special children can achieve their emotional and cognitive development in a healthy way. The method used was the bibliographic study, through the theoretical survey of the literature on the subject. In this way, the expected results were achieved through the analysis of articles and books by scholars that deal with the importance of affectivity in the classroom, establishing a relationship between school and child development, demonstrating how affectivity is linked to early childhood education as well as special education.Keywords: Early Childhood Education; Special education; Affectivity; Pedagogical Apparatus; Emotional and cognitive development. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599
10.14295/idonline.v16i63.3599
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3599/5651
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rosa Soares da Silva, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rosa Soares da Silva, Francisca Ivoneide Benício Malaquias Alves
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 530-536
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1822178735141421056
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v16i63.3599