Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Marcus Vinicius Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho, Nágila Batista, Saraiva, Piedley Macedo, Rodrigues, Tayronne de Almeida, Pinheiro, Adriana de Alencar Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
DOI: 10.14295/idonline.v14i52.2749
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2749
Resumo: Resumo: Este trabalho objetivou verificar os desafios encontrados pelo corpo docente para superar as dificuldades do ensino geradas na Pandemia da COVID-19, bem como os modelos adotados para uma melhoria na qualidade de ensino por meio de um grupo de professores das Instituições de Ensino Superior da rede pública e privada de Juazeiro do Norte-CE. Os professores relataram vários desafios enfrentados nas instituições com a retomada das aulas e diversas questões a serem discutidas no ensino pós Pandemia relacionado ao modelo semipresencial, remoto e EAD, entre eles a falta de recursos tecnológicos, treinamento específico e falta de domínio das ferramentas.  Os professores também colocaram que para um ensino pós Pandemia será necessário investir em recursos tecnológicos, capacitação de docentes e discente e mais investimento das instituições públicas e privadas. A Metodologia aplicada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e entrevista com instrumento de coleta de dados. 
id IPES_6934036251ba61f25fa3a4604dfa7d6f
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2749
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – CearáEnsino Superior. Pandemia. COVID-19 Ensino RemotoResumo: Este trabalho objetivou verificar os desafios encontrados pelo corpo docente para superar as dificuldades do ensino geradas na Pandemia da COVID-19, bem como os modelos adotados para uma melhoria na qualidade de ensino por meio de um grupo de professores das Instituições de Ensino Superior da rede pública e privada de Juazeiro do Norte-CE. Os professores relataram vários desafios enfrentados nas instituições com a retomada das aulas e diversas questões a serem discutidas no ensino pós Pandemia relacionado ao modelo semipresencial, remoto e EAD, entre eles a falta de recursos tecnológicos, treinamento específico e falta de domínio das ferramentas.  Os professores também colocaram que para um ensino pós Pandemia será necessário investir em recursos tecnológicos, capacitação de docentes e discente e mais investimento das instituições públicas e privadas. A Metodologia aplicada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e entrevista com instrumento de coleta de dados. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCordeiro, Marcus Vinicius CruzCoelho, Nágila BatistaSaraiva, Piedley MacedoRodrigues, Tayronne de AlmeidaPinheiro, Adriana de Alencar Gomes2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/274910.14295/idonline.v14i52.2749ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 703-7171981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2749/4296Direitos autorais 2021 Marcus Vinicius Cruz Cordeiro, Nágila Batista Coelho, Piedley Macedo Saraiva, Tayronne de Almeida Rodrigues, Adriana de Alencar Gomes Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-07T17:16:14Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
title Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
spellingShingle Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
Cordeiro, Marcus Vinicius Cruz
Ensino Superior. Pandemia. COVID-19 Ensino Remoto
Cordeiro, Marcus Vinicius Cruz
Ensino Superior. Pandemia. COVID-19 Ensino Remoto
title_short Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
title_full Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
title_fullStr Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
title_full_unstemmed Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
title_sort Os Novos Desafios dos Professores de IES no Pós Pandemia: Um Estudo Realizado Com Docentes das Instituições de Ensino Superior de Juazeiro do Norte - Ceará / The New Challenges of University Teachers in Post Pandemic: A Study Conducted with Teachers from Higher Education Institutions in Juazeiro do Norte – Ceará
author Cordeiro, Marcus Vinicius Cruz
author_facet Cordeiro, Marcus Vinicius Cruz
Cordeiro, Marcus Vinicius Cruz
Coelho, Nágila Batista
Saraiva, Piedley Macedo
Rodrigues, Tayronne de Almeida
Pinheiro, Adriana de Alencar Gomes
Coelho, Nágila Batista
Saraiva, Piedley Macedo
Rodrigues, Tayronne de Almeida
Pinheiro, Adriana de Alencar Gomes
author_role author
author2 Coelho, Nágila Batista
Saraiva, Piedley Macedo
Rodrigues, Tayronne de Almeida
Pinheiro, Adriana de Alencar Gomes
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Marcus Vinicius Cruz
Coelho, Nágila Batista
Saraiva, Piedley Macedo
Rodrigues, Tayronne de Almeida
Pinheiro, Adriana de Alencar Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior. Pandemia. COVID-19 Ensino Remoto
topic Ensino Superior. Pandemia. COVID-19 Ensino Remoto
description Resumo: Este trabalho objetivou verificar os desafios encontrados pelo corpo docente para superar as dificuldades do ensino geradas na Pandemia da COVID-19, bem como os modelos adotados para uma melhoria na qualidade de ensino por meio de um grupo de professores das Instituições de Ensino Superior da rede pública e privada de Juazeiro do Norte-CE. Os professores relataram vários desafios enfrentados nas instituições com a retomada das aulas e diversas questões a serem discutidas no ensino pós Pandemia relacionado ao modelo semipresencial, remoto e EAD, entre eles a falta de recursos tecnológicos, treinamento específico e falta de domínio das ferramentas.  Os professores também colocaram que para um ensino pós Pandemia será necessário investir em recursos tecnológicos, capacitação de docentes e discente e mais investimento das instituições públicas e privadas. A Metodologia aplicada neste trabalho foi a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa, descritiva, exploratória e entrevista com instrumento de coleta de dados. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2749
10.14295/idonline.v14i52.2749
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2749
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2749/4296
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 703-717
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1822102708149026816
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2749