Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Hellen L. Caldas
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silva, Anamaria Cavalcante e, Macedo, Benedita C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/177
Resumo: Tem sido grande o avanço na assistência à saúde da criança. Novas tecnologias têm surgido, e vêm sendo utilizadas na recuperação, manutenção e prevenção da saúde infantil. Apesar disso, ainda são complexas as razões de atraso no desenvolvimento infantil observados. Possíveis explicações apontam para a inexistência de sistemas de vigilância, o que dificulta a identificação e acompanhamento das crianças vulneráveis e, a não utilização de instrumentos adequados para triagem de crianças com risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O Objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento de crianças de zero a um ano de vida em 141 crianças acompanhadas no Programa de Saúde da Família no Município de Barbalha-CE. As crianças foram selecionadas aleatoriamente quando da sua viita ao posto de saúde. O instrumento utilizado para a avaliação do desenvolvimento foi o Teste Denver II, além de um questionário com informações sócio-demográficas.Os resultados nos levaram a crer que o desempenho não se mostrou afetado pelo sexo, pela condição nutricional, renda familiar ou tempo de aleitamento materno exclusivo. O peso de nascimento, a escolaridade das mães, a assistência pré-natal das mães das crianças e as patologias ocorridas durante a gestação, tipo de parto e estatura atual das crianças afetam o seu desempenho no Teste. Diante dos resultados obtidos ficou evidente a necessidade de se promover e apoiar iniciativas ligadas a programas comunitários de proteção ao desenvolvimento infantil.
id IPES_697bfe90869de6e70267369c1ffbec11
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/177
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CEDenver II, Desenvolvimento infantil, Saúde da criança.Tem sido grande o avanço na assistência à saúde da criança. Novas tecnologias têm surgido, e vêm sendo utilizadas na recuperação, manutenção e prevenção da saúde infantil. Apesar disso, ainda são complexas as razões de atraso no desenvolvimento infantil observados. Possíveis explicações apontam para a inexistência de sistemas de vigilância, o que dificulta a identificação e acompanhamento das crianças vulneráveis e, a não utilização de instrumentos adequados para triagem de crianças com risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O Objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento de crianças de zero a um ano de vida em 141 crianças acompanhadas no Programa de Saúde da Família no Município de Barbalha-CE. As crianças foram selecionadas aleatoriamente quando da sua viita ao posto de saúde. O instrumento utilizado para a avaliação do desenvolvimento foi o Teste Denver II, além de um questionário com informações sócio-demográficas.Os resultados nos levaram a crer que o desempenho não se mostrou afetado pelo sexo, pela condição nutricional, renda familiar ou tempo de aleitamento materno exclusivo. O peso de nascimento, a escolaridade das mães, a assistência pré-natal das mães das crianças e as patologias ocorridas durante a gestação, tipo de parto e estatura atual das crianças afetam o seu desempenho no Teste. Diante dos resultados obtidos ficou evidente a necessidade de se promover e apoiar iniciativas ligadas a programas comunitários de proteção ao desenvolvimento infantil.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORLins, Hellen L. CaldasSilva, Anamaria Cavalcante eMacedo, Benedita C.2007-01-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/17710.14295/idonline.v1i2.177ID on line. Revista de psicologia; v. 1, n. 2 (2007); 22-351981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/177/176Direitos autorais 2021 Hellen L. Caldas Lins, Anamaria Cavalcante e Silva, Benedita C. Macedohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T14:42:01Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE
title Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE
spellingShingle Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE
Lins, Hellen L. Caldas
Denver II, Desenvolvimento infantil, Saúde da criança.
title_short Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE
title_full Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE
title_fullStr Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE
title_full_unstemmed Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE
title_sort Desenvolvimento infantil: um estudo à partir do teste Denver II, na cidade de Barbalha –CE
author Lins, Hellen L. Caldas
author_facet Lins, Hellen L. Caldas
Silva, Anamaria Cavalcante e
Macedo, Benedita C.
author_role author
author2 Silva, Anamaria Cavalcante e
Macedo, Benedita C.
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Hellen L. Caldas
Silva, Anamaria Cavalcante e
Macedo, Benedita C.
dc.subject.por.fl_str_mv Denver II, Desenvolvimento infantil, Saúde da criança.
topic Denver II, Desenvolvimento infantil, Saúde da criança.
dc.description.none.fl_txt_mv Tem sido grande o avanço na assistência à saúde da criança. Novas tecnologias têm surgido, e vêm sendo utilizadas na recuperação, manutenção e prevenção da saúde infantil. Apesar disso, ainda são complexas as razões de atraso no desenvolvimento infantil observados. Possíveis explicações apontam para a inexistência de sistemas de vigilância, o que dificulta a identificação e acompanhamento das crianças vulneráveis e, a não utilização de instrumentos adequados para triagem de crianças com risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O Objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento de crianças de zero a um ano de vida em 141 crianças acompanhadas no Programa de Saúde da Família no Município de Barbalha-CE. As crianças foram selecionadas aleatoriamente quando da sua viita ao posto de saúde. O instrumento utilizado para a avaliação do desenvolvimento foi o Teste Denver II, além de um questionário com informações sócio-demográficas.Os resultados nos levaram a crer que o desempenho não se mostrou afetado pelo sexo, pela condição nutricional, renda familiar ou tempo de aleitamento materno exclusivo. O peso de nascimento, a escolaridade das mães, a assistência pré-natal das mães das crianças e as patologias ocorridas durante a gestação, tipo de parto e estatura atual das crianças afetam o seu desempenho no Teste. Diante dos resultados obtidos ficou evidente a necessidade de se promover e apoiar iniciativas ligadas a programas comunitários de proteção ao desenvolvimento infantil.
description Tem sido grande o avanço na assistência à saúde da criança. Novas tecnologias têm surgido, e vêm sendo utilizadas na recuperação, manutenção e prevenção da saúde infantil. Apesar disso, ainda são complexas as razões de atraso no desenvolvimento infantil observados. Possíveis explicações apontam para a inexistência de sistemas de vigilância, o que dificulta a identificação e acompanhamento das crianças vulneráveis e, a não utilização de instrumentos adequados para triagem de crianças com risco de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. O Objetivo do presente estudo foi avaliar o desenvolvimento de crianças de zero a um ano de vida em 141 crianças acompanhadas no Programa de Saúde da Família no Município de Barbalha-CE. As crianças foram selecionadas aleatoriamente quando da sua viita ao posto de saúde. O instrumento utilizado para a avaliação do desenvolvimento foi o Teste Denver II, além de um questionário com informações sócio-demográficas.Os resultados nos levaram a crer que o desempenho não se mostrou afetado pelo sexo, pela condição nutricional, renda familiar ou tempo de aleitamento materno exclusivo. O peso de nascimento, a escolaridade das mães, a assistência pré-natal das mães das crianças e as patologias ocorridas durante a gestação, tipo de parto e estatura atual das crianças afetam o seu desempenho no Teste. Diante dos resultados obtidos ficou evidente a necessidade de se promover e apoiar iniciativas ligadas a programas comunitários de proteção ao desenvolvimento infantil.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-01-19
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/177
10.14295/idonline.v1i2.177
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/177
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v1i2.177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/177/176
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Hellen L. Caldas Lins, Anamaria Cavalcante e Silva, Benedita C. Macedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Hellen L. Caldas Lins, Anamaria Cavalcante e Silva, Benedita C. Macedo
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 1, n. 2 (2007); 22-35
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037434434813953