Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vilkiane Natercia Malherme
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Lavor Filho, Tadeu Lucas, Moura Júnior, James Ferreira, Pinto, Alexandro Rodrigues, Köptcke, Luciana Sepúlveda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3490
Resumo: Resumo: O objetivo é apresentar uma revisão sistemática da literatura científica que busca compreender a partir da literatura levantada quais as concepções e/ou estratégias que têm sido desenvolvidas a respeito da prevenção de álcool, crack e outras drogas em contexto escolar com adolescentes e os fatores de risco envoltos ao uso. Pela base BVS e Periódico Capes (2006-2016), a partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados 19 trabalhos. Os estudos abordam os fatores de risco e proteção relacionados ao uso de drogas e a relação destes com as abordagens realizadas em contexto escolar em relação às drogas, a partir de ações de Educação em Saúde. Entre as principais contribuições apresentadas estão possibilidades de intervenções ancoradas em métodos interventivos para a promoção em saúde com enfoque na participação ativa dos adolescentes. Constatou-se a necessidade de investimento em processos contínuos de educação em saúde que incluam a formação de professores para atuação na temática de drogas.Palavras-chave: Drogas; Educação; Educação em saúde; Escola. Abstract: The aim of this study was to present a systematic review that seeks to understand, from the scientific literature, which conceptions and / or strategies have been developed in the prevention of alcohol and other drugs in the school context with adolescents and the related risk factors. Based on the VHL and Periódico Capes database (2006-2016), based on eligibility criteria, 19 studies were retrieved and analyzed. The studies address the risk and protection factors related to drug use and the relationship with approaches carried out in the school context on drugs, based on Health Education actions. The main contributions presented are interventions anchored in interventional methods for health promotion with focus on the active participation of adolescents. There was a need to invest in continuous health education processes that include the training of teachers to work on drugs.Keywords: Drugs; Education; Health education; School.
id IPES_69f677dadc14ecc9e775110b4414f1e1
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3490
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School ContextDrogasEducaçãoeducação em saúdeescola.Resumo: O objetivo é apresentar uma revisão sistemática da literatura científica que busca compreender a partir da literatura levantada quais as concepções e/ou estratégias que têm sido desenvolvidas a respeito da prevenção de álcool, crack e outras drogas em contexto escolar com adolescentes e os fatores de risco envoltos ao uso. Pela base BVS e Periódico Capes (2006-2016), a partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados 19 trabalhos. Os estudos abordam os fatores de risco e proteção relacionados ao uso de drogas e a relação destes com as abordagens realizadas em contexto escolar em relação às drogas, a partir de ações de Educação em Saúde. Entre as principais contribuições apresentadas estão possibilidades de intervenções ancoradas em métodos interventivos para a promoção em saúde com enfoque na participação ativa dos adolescentes. Constatou-se a necessidade de investimento em processos contínuos de educação em saúde que incluam a formação de professores para atuação na temática de drogas.Palavras-chave: Drogas; Educação; Educação em saúde; Escola. Abstract: The aim of this study was to present a systematic review that seeks to understand, from the scientific literature, which conceptions and / or strategies have been developed in the prevention of alcohol and other drugs in the school context with adolescents and the related risk factors. Based on the VHL and Periódico Capes database (2006-2016), based on eligibility criteria, 19 studies were retrieved and analyzed. The studies address the risk and protection factors related to drug use and the relationship with approaches carried out in the school context on drugs, based on Health Education actions. The main contributions presented are interventions anchored in interventional methods for health promotion with focus on the active participation of adolescents. There was a need to invest in continuous health education processes that include the training of teachers to work on drugs.Keywords: Drugs; Education; Health education; School.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/349010.14295/idonline.v16i61.3490ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 61 (2022); 100-1141981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3490/5539Copyright (c) 2022 Vilkiane natercia Malherme barbosa, Tadeu Lucas de Lavor Filho, James Ferreira Moura Júnior, Alexandro Rodrigues Pinto, Luciana Sepúlveda Köptckeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Vilkiane Natercia Malhermede Lavor Filho, Tadeu LucasMoura Júnior, James FerreiraPinto, Alexandro RodriguesKöptcke, Luciana Sepúlveda2022-08-02T23:32:11Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3490Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-02T23:32:11ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context
title Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context
spellingShingle Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context
Barbosa, Vilkiane Natercia Malherme
Drogas
Educação
educação em saúde
escola.
title_short Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context
title_full Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context
title_fullStr Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context
title_full_unstemmed Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context
title_sort Revisão Sistemática: Prevenções ao Uso Abusivo de Drogas no Contexto Escolar Brasileiro / Systematic Review: About Drug Abuse Prevention in the Brazilian School Context
author Barbosa, Vilkiane Natercia Malherme
author_facet Barbosa, Vilkiane Natercia Malherme
de Lavor Filho, Tadeu Lucas
Moura Júnior, James Ferreira
Pinto, Alexandro Rodrigues
Köptcke, Luciana Sepúlveda
author_role author
author2 de Lavor Filho, Tadeu Lucas
Moura Júnior, James Ferreira
Pinto, Alexandro Rodrigues
Köptcke, Luciana Sepúlveda
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vilkiane Natercia Malherme
de Lavor Filho, Tadeu Lucas
Moura Júnior, James Ferreira
Pinto, Alexandro Rodrigues
Köptcke, Luciana Sepúlveda
dc.subject.por.fl_str_mv Drogas
Educação
educação em saúde
escola.
topic Drogas
Educação
educação em saúde
escola.
description Resumo: O objetivo é apresentar uma revisão sistemática da literatura científica que busca compreender a partir da literatura levantada quais as concepções e/ou estratégias que têm sido desenvolvidas a respeito da prevenção de álcool, crack e outras drogas em contexto escolar com adolescentes e os fatores de risco envoltos ao uso. Pela base BVS e Periódico Capes (2006-2016), a partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados 19 trabalhos. Os estudos abordam os fatores de risco e proteção relacionados ao uso de drogas e a relação destes com as abordagens realizadas em contexto escolar em relação às drogas, a partir de ações de Educação em Saúde. Entre as principais contribuições apresentadas estão possibilidades de intervenções ancoradas em métodos interventivos para a promoção em saúde com enfoque na participação ativa dos adolescentes. Constatou-se a necessidade de investimento em processos contínuos de educação em saúde que incluam a formação de professores para atuação na temática de drogas.Palavras-chave: Drogas; Educação; Educação em saúde; Escola. Abstract: The aim of this study was to present a systematic review that seeks to understand, from the scientific literature, which conceptions and / or strategies have been developed in the prevention of alcohol and other drugs in the school context with adolescents and the related risk factors. Based on the VHL and Periódico Capes database (2006-2016), based on eligibility criteria, 19 studies were retrieved and analyzed. The studies address the risk and protection factors related to drug use and the relationship with approaches carried out in the school context on drugs, based on Health Education actions. The main contributions presented are interventions anchored in interventional methods for health promotion with focus on the active participation of adolescents. There was a need to invest in continuous health education processes that include the training of teachers to work on drugs.Keywords: Drugs; Education; Health education; School.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3490
10.14295/idonline.v16i61.3490
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3490
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v16i61.3490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3490/5539
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 61 (2022); 100-114
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053945429884928