Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Sônia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pereira, Lilian Rebecca, Dallastra, Maurício, Brescovit, Luiz Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1018
Resumo: A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Municipal de Tangará da Serra – MT, com objetivo de compreender as aplicações de práticas pedagógicas proporcionadas pelo profissional Pedagogo na ala pediátrica do Hospital Municipal.  Os aspectos metodológicos foram pautados na abordagem qualitativa, através da coleta de dados por meio de entrevistas, com perguntas abertas, direcionadas as crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. As perguntas foram gravadas com um celular, após a coleta as entrevistas passaram pelo processo de transcrição respeitando na íntegra a linguagem de cada um dos entrevistados. O resultado do trabalho pedagógico indicou melhora do aspecto social e possibilidade de internação entre crianças e acompanhantes na ala pediátrica, gerando alegria possibilitando a criança um pouco de divertimento no período de internação. As atividades foram vistas como um momento de distração para os internos e seus acompanhantes, proporcionando a criança um lugar mais prazeroso no decorrer do tratamento através da pedagogia hospitalar. 
id IPES_70271d03f706971ddd4e3c1cfca43ebe
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1018
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MTEducação. Criança. Hospital. LúdicoA pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Municipal de Tangará da Serra – MT, com objetivo de compreender as aplicações de práticas pedagógicas proporcionadas pelo profissional Pedagogo na ala pediátrica do Hospital Municipal.  Os aspectos metodológicos foram pautados na abordagem qualitativa, através da coleta de dados por meio de entrevistas, com perguntas abertas, direcionadas as crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. As perguntas foram gravadas com um celular, após a coleta as entrevistas passaram pelo processo de transcrição respeitando na íntegra a linguagem de cada um dos entrevistados. O resultado do trabalho pedagógico indicou melhora do aspecto social e possibilidade de internação entre crianças e acompanhantes na ala pediátrica, gerando alegria possibilitando a criança um pouco de divertimento no período de internação. As atividades foram vistas como um momento de distração para os internos e seus acompanhantes, proporcionando a criança um lugar mais prazeroso no decorrer do tratamento através da pedagogia hospitalar. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Maria SôniaPereira, Lilian RebeccaDallastra, MaurícioBrescovit, Luiz Eduardo2018-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/101810.14295/idonline.v12i39.1018ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 573-5851981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1018/1454Direitos autorais 2021 Maria Sônia Silva, Lilian Rebecca Pereira, Maurício Dallastra, Luiz Eduardo Brescovithttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:52:24Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT
title Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT
spellingShingle Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT
Silva, Maria Sônia
Educação. Criança. Hospital. Lúdico
title_short Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT
title_full Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT
title_fullStr Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT
title_full_unstemmed Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT
title_sort Pedagogia Hospitalar no Hospital Municipal de Tangará da Serra - MT
author Silva, Maria Sônia
author_facet Silva, Maria Sônia
Pereira, Lilian Rebecca
Dallastra, Maurício
Brescovit, Luiz Eduardo
author_role author
author2 Pereira, Lilian Rebecca
Dallastra, Maurício
Brescovit, Luiz Eduardo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Sônia
Pereira, Lilian Rebecca
Dallastra, Maurício
Brescovit, Luiz Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Criança. Hospital. Lúdico
topic Educação. Criança. Hospital. Lúdico
dc.description.none.fl_txt_mv A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Municipal de Tangará da Serra – MT, com objetivo de compreender as aplicações de práticas pedagógicas proporcionadas pelo profissional Pedagogo na ala pediátrica do Hospital Municipal.  Os aspectos metodológicos foram pautados na abordagem qualitativa, através da coleta de dados por meio de entrevistas, com perguntas abertas, direcionadas as crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. As perguntas foram gravadas com um celular, após a coleta as entrevistas passaram pelo processo de transcrição respeitando na íntegra a linguagem de cada um dos entrevistados. O resultado do trabalho pedagógico indicou melhora do aspecto social e possibilidade de internação entre crianças e acompanhantes na ala pediátrica, gerando alegria possibilitando a criança um pouco de divertimento no período de internação. As atividades foram vistas como um momento de distração para os internos e seus acompanhantes, proporcionando a criança um lugar mais prazeroso no decorrer do tratamento através da pedagogia hospitalar. 
description A pesquisa foi realizada na brinquedoteca do Hospital Municipal de Tangará da Serra – MT, com objetivo de compreender as aplicações de práticas pedagógicas proporcionadas pelo profissional Pedagogo na ala pediátrica do Hospital Municipal.  Os aspectos metodológicos foram pautados na abordagem qualitativa, através da coleta de dados por meio de entrevistas, com perguntas abertas, direcionadas as crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. As perguntas foram gravadas com um celular, após a coleta as entrevistas passaram pelo processo de transcrição respeitando na íntegra a linguagem de cada um dos entrevistados. O resultado do trabalho pedagógico indicou melhora do aspecto social e possibilidade de internação entre crianças e acompanhantes na ala pediátrica, gerando alegria possibilitando a criança um pouco de divertimento no período de internação. As atividades foram vistas como um momento de distração para os internos e seus acompanhantes, proporcionando a criança um lugar mais prazeroso no decorrer do tratamento através da pedagogia hospitalar. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1018
10.14295/idonline.v12i39.1018
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1018
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i39.1018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1018/1454
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Sônia Silva, Lilian Rebecca Pereira, Maurício Dallastra, Luiz Eduardo Brescovit
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Sônia Silva, Lilian Rebecca Pereira, Maurício Dallastra, Luiz Eduardo Brescovit
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 39 (2018); 573-585
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037427778453504