Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601 |
Resumo: | O crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformado rapidamente o mundo, as formas como a aprendizagem é transmitida ao aluno vem se aperfeiçoando e diversas metodologias ativas de ensino foram acrescentadas ao arsenal do professor/tutor. Objetivo: averiguar e sintetizar o conhecimento das publicações científicas acerca do uso de metodologias ativas no curso de graduação de medicina no Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão integrativa (RI), desenvolvida em etapas sequenciais. Resultados: a região sudeste (n=6; 55,6%) apresenta a maior concentração de produção sobre a temática, representada pelo estado de São Paulo (n=4; 36,3%). Prevaleceram os estudos de cunho quantitativo (n=4; 44,6%), publicados no ano de 2013 (n=4; 36,3%). A ideia abordada foi agrupada em três composições: produções que retratavam aspectos concernentes à implantação/promoção da metodologia ativa, enquanto estratégia de gerenciamento da educação em cursos ou disciplinas específicas da medicina; publicações sobre a perspectiva de comparação entre a metodologia ativa e outras formas de metodologia do ensino; e estudos focados na paridade entre a metodologia ativa e as demandas da nova grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação para os cursos de medicina no Brasil. Conclusão: o modelo construtivista tem ganhado espaço na contemporaneidade e as metodologias ativas da aprendizagem, embora se apresentem de forma pontual em algumas escolas, é tendência para as escolas médicas brasileiras, exigência do Ministério da Educação e Cultura para todas as instituições de ensino médico no país. |
id |
IPES_7b90c99ded0d2a03010060930a34783d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2601 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in BrazilAprendizagem baseada em problemasEducação de graduação em medicinaEducação em saúdeO crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformado rapidamente o mundo, as formas como a aprendizagem é transmitida ao aluno vem se aperfeiçoando e diversas metodologias ativas de ensino foram acrescentadas ao arsenal do professor/tutor. Objetivo: averiguar e sintetizar o conhecimento das publicações científicas acerca do uso de metodologias ativas no curso de graduação de medicina no Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão integrativa (RI), desenvolvida em etapas sequenciais. Resultados: a região sudeste (n=6; 55,6%) apresenta a maior concentração de produção sobre a temática, representada pelo estado de São Paulo (n=4; 36,3%). Prevaleceram os estudos de cunho quantitativo (n=4; 44,6%), publicados no ano de 2013 (n=4; 36,3%). A ideia abordada foi agrupada em três composições: produções que retratavam aspectos concernentes à implantação/promoção da metodologia ativa, enquanto estratégia de gerenciamento da educação em cursos ou disciplinas específicas da medicina; publicações sobre a perspectiva de comparação entre a metodologia ativa e outras formas de metodologia do ensino; e estudos focados na paridade entre a metodologia ativa e as demandas da nova grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação para os cursos de medicina no Brasil. Conclusão: o modelo construtivista tem ganhado espaço na contemporaneidade e as metodologias ativas da aprendizagem, embora se apresentem de forma pontual em algumas escolas, é tendência para as escolas médicas brasileiras, exigência do Ministério da Educação e Cultura para todas as instituições de ensino médico no país. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/260110.14295/idonline.v14i51.2601ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 393-4071981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601/4070Copyright (c) 2021 Kévia Katiúcia Santos Bezerra, João Ananias Machado Filho, Lívia Maria Costa Azevedo, Eduardo Sérgio Soares Sousa, Anne Milane Formiga Bezerra, Eliane de Sousa Leite, Hermes Melo Teixeira Batistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Kévia Katiúcia SantosMachado Filho, João AnaniasAzevedo, Lívia Maria CostaSousa, Eduardo Sérgio SoaresBezerra, Anne Milane FormigaLeite, Eliane de SousaBatista, Hermes Melo Teixeira2022-08-11T17:41:45Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2601Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:45ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil |
title |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil |
spellingShingle |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil Bezerra, Kévia Katiúcia Santos Aprendizagem baseada em problemas Educação de graduação em medicina Educação em saúde |
title_short |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil |
title_full |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil |
title_fullStr |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil |
title_full_unstemmed |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil |
title_sort |
Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil |
author |
Bezerra, Kévia Katiúcia Santos |
author_facet |
Bezerra, Kévia Katiúcia Santos Machado Filho, João Ananias Azevedo, Lívia Maria Costa Sousa, Eduardo Sérgio Soares Bezerra, Anne Milane Formiga Leite, Eliane de Sousa Batista, Hermes Melo Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Machado Filho, João Ananias Azevedo, Lívia Maria Costa Sousa, Eduardo Sérgio Soares Bezerra, Anne Milane Formiga Leite, Eliane de Sousa Batista, Hermes Melo Teixeira |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Kévia Katiúcia Santos Machado Filho, João Ananias Azevedo, Lívia Maria Costa Sousa, Eduardo Sérgio Soares Bezerra, Anne Milane Formiga Leite, Eliane de Sousa Batista, Hermes Melo Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem baseada em problemas Educação de graduação em medicina Educação em saúde |
topic |
Aprendizagem baseada em problemas Educação de graduação em medicina Educação em saúde |
description |
O crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformado rapidamente o mundo, as formas como a aprendizagem é transmitida ao aluno vem se aperfeiçoando e diversas metodologias ativas de ensino foram acrescentadas ao arsenal do professor/tutor. Objetivo: averiguar e sintetizar o conhecimento das publicações científicas acerca do uso de metodologias ativas no curso de graduação de medicina no Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão integrativa (RI), desenvolvida em etapas sequenciais. Resultados: a região sudeste (n=6; 55,6%) apresenta a maior concentração de produção sobre a temática, representada pelo estado de São Paulo (n=4; 36,3%). Prevaleceram os estudos de cunho quantitativo (n=4; 44,6%), publicados no ano de 2013 (n=4; 36,3%). A ideia abordada foi agrupada em três composições: produções que retratavam aspectos concernentes à implantação/promoção da metodologia ativa, enquanto estratégia de gerenciamento da educação em cursos ou disciplinas específicas da medicina; publicações sobre a perspectiva de comparação entre a metodologia ativa e outras formas de metodologia do ensino; e estudos focados na paridade entre a metodologia ativa e as demandas da nova grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação para os cursos de medicina no Brasil. Conclusão: o modelo construtivista tem ganhado espaço na contemporaneidade e as metodologias ativas da aprendizagem, embora se apresentem de forma pontual em algumas escolas, é tendência para as escolas médicas brasileiras, exigência do Ministério da Educação e Cultura para todas as instituições de ensino médico no país. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601 10.14295/idonline.v14i51.2601 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2601/4070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 393-407 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053944800739328 |