Saberes e representações de vulnerabilidade para DST/HIV/AIDS por jovens universitárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susanne Pinheiro Costa e
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Thaís Brito da, Rocha, Thaíse de Araújo, Guisande, Tatiana Carla Carvalho Amorim, Cardoso, Andressa de Macêdo, Gomes, Jéssica Lopes, Miranda, Hadassa Claudino, Luz, Renata Clésia Viana da, Guisande, Maria Thereza Carvalho Rodriguez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/483
Resumo: Este estudo objetivou identificar saberes e representações sociais de mulheres estudantes de graduação de universidade pública acerca da vulnerabilidade para DST/HIV/Aids. Trata-se de pesquisa qualitativa com 271 respondentes que satisfizessem tais critérios de inclusão: sexo feminino; idade entre 18 e 24 anos; estar regularmente matriculada em determinada instituição durante o período de coleta. Utilizou-se questionário semiestruturado, analisado pelos softwares SPSS, EVOC e análise de conteúdo. As representações ancoravam-se na ideia de que pessoas pobres, frágeis, muito jovens e que adotavam comportamentos ditos inadequados é que estariam vulneráveis, objetivando grupos de risco como àqueles que estariam suscetíveis a tais doenças. 77,1% utilizavam métodos contraceptivos, embora apenas 9,6% das mulheres utilizassem o preservativo. Mesmo sabendo relativamente sobre as DST e sua prevenção, adotavam certos comportamentos de risco em suas vivências. Conclui-se que as representações podem embasar tais práticas, já que vulnerável parece ser somente aquele diferente, que não faz parte do “eu”.
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