Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/905 |
Resumo: | Este trabalho foi realizado a partir de reflexões iniciadas na época do estágio supervisionado com o objetivo principal de analisar a importância da leitura na formação de alunos leitores garantindo ao indivíduo uma interação com a informação sistemática contribuindo para a construção de um cidadão crítico dos seus conhecimentos. Nesse sentido, buscou-se ressaltar a importância da leitura como ponto de processo abrangente, cuja linha de evolução permite a identificação de características especiais que definem momentos de crescimento da criança, desde o inicio da escolaridade, á integração ao ambiente familiar a escola. São muitos os cuidados que precisamos ter no trabalho que desenvolvemos com nossos alunos, utilizando as estratégias que valorizem cada oportunidade de crescimento, de fortalecimento das habilidades do futuro leitor. O mesmo foi realizado a partir de bibliografia de caráter qualitativo onde promovemos uma leitura reflexiva com os autores citados neste trabalho procurando estimular aos profissionais da educação um incentivo a praticas pedagógicas voltadas para a descoberta e imaginação da leitura da criança. |
id |
IPES_843b09c5e42cd7d50ea613c29057d0be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/905 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leituraLeitura. Ensino. Aprendizagem. Prática pedagógicaEste trabalho foi realizado a partir de reflexões iniciadas na época do estágio supervisionado com o objetivo principal de analisar a importância da leitura na formação de alunos leitores garantindo ao indivíduo uma interação com a informação sistemática contribuindo para a construção de um cidadão crítico dos seus conhecimentos. Nesse sentido, buscou-se ressaltar a importância da leitura como ponto de processo abrangente, cuja linha de evolução permite a identificação de características especiais que definem momentos de crescimento da criança, desde o inicio da escolaridade, á integração ao ambiente familiar a escola. São muitos os cuidados que precisamos ter no trabalho que desenvolvemos com nossos alunos, utilizando as estratégias que valorizem cada oportunidade de crescimento, de fortalecimento das habilidades do futuro leitor. O mesmo foi realizado a partir de bibliografia de caráter qualitativo onde promovemos uma leitura reflexiva com os autores citados neste trabalho procurando estimular aos profissionais da educação um incentivo a praticas pedagógicas voltadas para a descoberta e imaginação da leitura da criança. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFreire, Maria Caroline dos Santos2017-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/90510.14295/idonline.v11i38.905ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 359-3741981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/905/1275Direitos autorais 2021 Maria Caroline dos Santos Freirehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-30T18:34:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura |
title |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura |
spellingShingle |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura Freire, Maria Caroline dos Santos Leitura. Ensino. Aprendizagem. Prática pedagógica |
title_short |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura |
title_full |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura |
title_fullStr |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura |
title_sort |
Reflexões sobre a importância do estímulo a prática da leitura |
author |
Freire, Maria Caroline dos Santos |
author_facet |
Freire, Maria Caroline dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Maria Caroline dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Ensino. Aprendizagem. Prática pedagógica |
topic |
Leitura. Ensino. Aprendizagem. Prática pedagógica |
description |
Este trabalho foi realizado a partir de reflexões iniciadas na época do estágio supervisionado com o objetivo principal de analisar a importância da leitura na formação de alunos leitores garantindo ao indivíduo uma interação com a informação sistemática contribuindo para a construção de um cidadão crítico dos seus conhecimentos. Nesse sentido, buscou-se ressaltar a importância da leitura como ponto de processo abrangente, cuja linha de evolução permite a identificação de características especiais que definem momentos de crescimento da criança, desde o inicio da escolaridade, á integração ao ambiente familiar a escola. São muitos os cuidados que precisamos ter no trabalho que desenvolvemos com nossos alunos, utilizando as estratégias que valorizem cada oportunidade de crescimento, de fortalecimento das habilidades do futuro leitor. O mesmo foi realizado a partir de bibliografia de caráter qualitativo onde promovemos uma leitura reflexiva com os autores citados neste trabalho procurando estimular aos profissionais da educação um incentivo a praticas pedagógicas voltadas para a descoberta e imaginação da leitura da criança. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/905 10.14295/idonline.v11i38.905 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/905 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v11i38.905 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/905/1275 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Caroline dos Santos Freire https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Caroline dos Santos Freire https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 11, n. 38 (2017); 359-374 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053953942224896 |