Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filadelfo, Jéssica Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Cândido, Aldrina da Silva Confessor
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/560
Resumo: Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de adultos-jovens sobre o envelhecer. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa e procedimento de pesquisa de campo com discentes de uma instituição de nível superior no município de Vitória da Conquista-BA. A análise dos dados foi através da técnica da Análise de Conteúdo, que consiste em um conjunto de técnicas de julgamento das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo. A maioria dos entrevistados definiu o envelhecimento abordando principalmente os aspectos biológicos e cronológicos. Entender o processo de envelhecimento e a percepção de cada um sobre esse assunto é importante, e o quanto mais cedo possível, melhor, não somente para ampliar os conhecimentos dos processos degenerativos associados a idade, mas também para desenvolver estratégias que amenizem os efeitos físicos e mentais decorrente da passagem dos anos. 
id IPES_84b927b69f1e623074644770ea1042c6
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/560
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecerenvelhecimento; idosos; autopercepção.Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de adultos-jovens sobre o envelhecer. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa e procedimento de pesquisa de campo com discentes de uma instituição de nível superior no município de Vitória da Conquista-BA. A análise dos dados foi através da técnica da Análise de Conteúdo, que consiste em um conjunto de técnicas de julgamento das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo. A maioria dos entrevistados definiu o envelhecimento abordando principalmente os aspectos biológicos e cronológicos. Entender o processo de envelhecimento e a percepção de cada um sobre esse assunto é importante, e o quanto mais cedo possível, melhor, não somente para ampliar os conhecimentos dos processos degenerativos associados a idade, mas também para desenvolver estratégias que amenizem os efeitos físicos e mentais decorrente da passagem dos anos. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORFiladelfo, Jéssica SantosCândido, Aldrina da Silva Confessor2016-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/56010.14295/idonline.v10i31.560ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 3; 172-1831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/560/750Direitos autorais 2021 Jéssica Santos Filadelfo, Aldrina da Silva Confessor Cândidohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-11-09T00:08:50Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer
title Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer
spellingShingle Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer
Filadelfo, Jéssica Santos
envelhecimento; idosos; autopercepção.
title_short Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer
title_full Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer
title_fullStr Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer
title_full_unstemmed Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer
title_sort Percepção do Adulto-Jovem sobre o Envelhecer
author Filadelfo, Jéssica Santos
author_facet Filadelfo, Jéssica Santos
Cândido, Aldrina da Silva Confessor
author_role author
author2 Cândido, Aldrina da Silva Confessor
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Filadelfo, Jéssica Santos
Cândido, Aldrina da Silva Confessor
dc.subject.por.fl_str_mv envelhecimento; idosos; autopercepção.
topic envelhecimento; idosos; autopercepção.
dc.description.none.fl_txt_mv Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de adultos-jovens sobre o envelhecer. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa e procedimento de pesquisa de campo com discentes de uma instituição de nível superior no município de Vitória da Conquista-BA. A análise dos dados foi através da técnica da Análise de Conteúdo, que consiste em um conjunto de técnicas de julgamento das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo. A maioria dos entrevistados definiu o envelhecimento abordando principalmente os aspectos biológicos e cronológicos. Entender o processo de envelhecimento e a percepção de cada um sobre esse assunto é importante, e o quanto mais cedo possível, melhor, não somente para ampliar os conhecimentos dos processos degenerativos associados a idade, mas também para desenvolver estratégias que amenizem os efeitos físicos e mentais decorrente da passagem dos anos. 
description Este estudo teve como objetivo conhecer a percepção de adultos-jovens sobre o envelhecer. A pesquisa foi do tipo descritiva com abordagem qualitativa e procedimento de pesquisa de campo com discentes de uma instituição de nível superior no município de Vitória da Conquista-BA. A análise dos dados foi através da técnica da Análise de Conteúdo, que consiste em um conjunto de técnicas de julgamento das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo. A maioria dos entrevistados definiu o envelhecimento abordando principalmente os aspectos biológicos e cronológicos. Entender o processo de envelhecimento e a percepção de cada um sobre esse assunto é importante, e o quanto mais cedo possível, melhor, não somente para ampliar os conhecimentos dos processos degenerativos associados a idade, mas também para desenvolver estratégias que amenizem os efeitos físicos e mentais decorrente da passagem dos anos. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/560
10.14295/idonline.v10i31.560
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/560
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i31.560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/560/750
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Jéssica Santos Filadelfo, Aldrina da Silva Confessor Cândido
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Jéssica Santos Filadelfo, Aldrina da Silva Confessor Cândido
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 31 (2016): Supl. 3; 172-183
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037431436935168