O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caffé Filho, Hesler Piedade
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Quirino, Cláudio Alberto de Sá, Melo, Ivanir Lopes de, Ramos, Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1125
Resumo: Cada vez mais, as organizações modernas vêm prescindindo de liderança que exerça sobre a atuação dos colaboradores práticas de gestão mais dinâmicas e eficientes, que repercutam profundamente na motivação e participação quanto ao processo decisório. A figura do líder cada vez mais tem desempenhado um papel extremamente expressivo na orientação da produtividade e prestação de serviços de qualidade à sociedade, sem deixar, contudo, de conduzir aspectos de crescimento e desenvolvimento das políticas de pessoal. Em ambientes que são setoriais, cuja coordenação do líder recai sobre uma amplitude menor de profissionais, exercer as habilidades não deixa de ser tarefa desafiadora, ainda mais quando os atributos de liderança são incompatíveis sob a perspectiva dos liderados. Assim, busca-se, enquanto objetivo do artigo, investigar o papel da liderança no exercício de gestão da Secretaria de Ensino a Distância (SEaD) da Univasf. Para tanto, foi aplicado um questionário com os colaboradores e uma entrevista semiestruturada com o coordenador do setor, permeando a seleção de achados científicos em plataformas de busca online (Scielo, Spell, Google Acadêmico e Banco de Teses e de Dissertações da Capes. Enquanto resultados da pesquisa, observou-se na coordenação da SEaD traços de liderança democrática e visionária, cujo líder desempenha papel de conduzir as equipes para o desempenho de tarefas produtivas. Os colaboradores, por sua vez, reconhecem a presença do líder engajado, aberto ao diálogo, que estimule o crescimento e profissionalização, contribuindo para a construção da cultura com definido comportamento da empresa, motivador e que atribua a autonomia aos colaboradores, deixando-os mais livres para exercerem a sua criatividade e potencial.  
id IPES_868a86945bbcfb30dda8fd206cdee683
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1125
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos ColaboradoresLiderança; SEaD; Univasf; Motivação; Organização.Cada vez mais, as organizações modernas vêm prescindindo de liderança que exerça sobre a atuação dos colaboradores práticas de gestão mais dinâmicas e eficientes, que repercutam profundamente na motivação e participação quanto ao processo decisório. A figura do líder cada vez mais tem desempenhado um papel extremamente expressivo na orientação da produtividade e prestação de serviços de qualidade à sociedade, sem deixar, contudo, de conduzir aspectos de crescimento e desenvolvimento das políticas de pessoal. Em ambientes que são setoriais, cuja coordenação do líder recai sobre uma amplitude menor de profissionais, exercer as habilidades não deixa de ser tarefa desafiadora, ainda mais quando os atributos de liderança são incompatíveis sob a perspectiva dos liderados. Assim, busca-se, enquanto objetivo do artigo, investigar o papel da liderança no exercício de gestão da Secretaria de Ensino a Distância (SEaD) da Univasf. Para tanto, foi aplicado um questionário com os colaboradores e uma entrevista semiestruturada com o coordenador do setor, permeando a seleção de achados científicos em plataformas de busca online (Scielo, Spell, Google Acadêmico e Banco de Teses e de Dissertações da Capes. Enquanto resultados da pesquisa, observou-se na coordenação da SEaD traços de liderança democrática e visionária, cujo líder desempenha papel de conduzir as equipes para o desempenho de tarefas produtivas. Os colaboradores, por sua vez, reconhecem a presença do líder engajado, aberto ao diálogo, que estimule o crescimento e profissionalização, contribuindo para a construção da cultura com definido comportamento da empresa, motivador e que atribua a autonomia aos colaboradores, deixando-os mais livres para exercerem a sua criatividade e potencial.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCaffé Filho, Hesler PiedadeQuirino, Cláudio Alberto de SáMelo, Ivanir Lopes deRamos, Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos2018-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/112510.14295/idonline.v12i40.1125ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 566-5831981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1125/1653Direitos autorais 2021 Hesler Piedade Caffé Filho, Cláudio Alberto de Sá Quirino, Ivanir Lopes de Melo, Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-01T11:53:30Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores
title O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores
spellingShingle O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores
Caffé Filho, Hesler Piedade
Liderança; SEaD; Univasf; Motivação; Organização.
title_short O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores
title_full O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores
title_fullStr O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores
title_full_unstemmed O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores
title_sort O Papel da Liderança na Gestão da SEaD da UNIVASF, sob a Ótica dos Colaboradores
author Caffé Filho, Hesler Piedade
author_facet Caffé Filho, Hesler Piedade
Quirino, Cláudio Alberto de Sá
Melo, Ivanir Lopes de
Ramos, Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos
author_role author
author2 Quirino, Cláudio Alberto de Sá
Melo, Ivanir Lopes de
Ramos, Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Caffé Filho, Hesler Piedade
Quirino, Cláudio Alberto de Sá
Melo, Ivanir Lopes de
Ramos, Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Liderança; SEaD; Univasf; Motivação; Organização.
topic Liderança; SEaD; Univasf; Motivação; Organização.
dc.description.none.fl_txt_mv Cada vez mais, as organizações modernas vêm prescindindo de liderança que exerça sobre a atuação dos colaboradores práticas de gestão mais dinâmicas e eficientes, que repercutam profundamente na motivação e participação quanto ao processo decisório. A figura do líder cada vez mais tem desempenhado um papel extremamente expressivo na orientação da produtividade e prestação de serviços de qualidade à sociedade, sem deixar, contudo, de conduzir aspectos de crescimento e desenvolvimento das políticas de pessoal. Em ambientes que são setoriais, cuja coordenação do líder recai sobre uma amplitude menor de profissionais, exercer as habilidades não deixa de ser tarefa desafiadora, ainda mais quando os atributos de liderança são incompatíveis sob a perspectiva dos liderados. Assim, busca-se, enquanto objetivo do artigo, investigar o papel da liderança no exercício de gestão da Secretaria de Ensino a Distância (SEaD) da Univasf. Para tanto, foi aplicado um questionário com os colaboradores e uma entrevista semiestruturada com o coordenador do setor, permeando a seleção de achados científicos em plataformas de busca online (Scielo, Spell, Google Acadêmico e Banco de Teses e de Dissertações da Capes. Enquanto resultados da pesquisa, observou-se na coordenação da SEaD traços de liderança democrática e visionária, cujo líder desempenha papel de conduzir as equipes para o desempenho de tarefas produtivas. Os colaboradores, por sua vez, reconhecem a presença do líder engajado, aberto ao diálogo, que estimule o crescimento e profissionalização, contribuindo para a construção da cultura com definido comportamento da empresa, motivador e que atribua a autonomia aos colaboradores, deixando-os mais livres para exercerem a sua criatividade e potencial.  
description Cada vez mais, as organizações modernas vêm prescindindo de liderança que exerça sobre a atuação dos colaboradores práticas de gestão mais dinâmicas e eficientes, que repercutam profundamente na motivação e participação quanto ao processo decisório. A figura do líder cada vez mais tem desempenhado um papel extremamente expressivo na orientação da produtividade e prestação de serviços de qualidade à sociedade, sem deixar, contudo, de conduzir aspectos de crescimento e desenvolvimento das políticas de pessoal. Em ambientes que são setoriais, cuja coordenação do líder recai sobre uma amplitude menor de profissionais, exercer as habilidades não deixa de ser tarefa desafiadora, ainda mais quando os atributos de liderança são incompatíveis sob a perspectiva dos liderados. Assim, busca-se, enquanto objetivo do artigo, investigar o papel da liderança no exercício de gestão da Secretaria de Ensino a Distância (SEaD) da Univasf. Para tanto, foi aplicado um questionário com os colaboradores e uma entrevista semiestruturada com o coordenador do setor, permeando a seleção de achados científicos em plataformas de busca online (Scielo, Spell, Google Acadêmico e Banco de Teses e de Dissertações da Capes. Enquanto resultados da pesquisa, observou-se na coordenação da SEaD traços de liderança democrática e visionária, cujo líder desempenha papel de conduzir as equipes para o desempenho de tarefas produtivas. Os colaboradores, por sua vez, reconhecem a presença do líder engajado, aberto ao diálogo, que estimule o crescimento e profissionalização, contribuindo para a construção da cultura com definido comportamento da empresa, motivador e que atribua a autonomia aos colaboradores, deixando-os mais livres para exercerem a sua criatividade e potencial.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1125
10.14295/idonline.v12i40.1125
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1125
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i40.1125
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1125/1653
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Hesler Piedade Caffé Filho, Cláudio Alberto de Sá Quirino, Ivanir Lopes de Melo, Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Hesler Piedade Caffé Filho, Cláudio Alberto de Sá Quirino, Ivanir Lopes de Melo, Renatha Dayane Cabral de Araújo Ramos Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 40 (2018); 566-583
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430100000768