Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Aparecida Oliveira
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Oliveira, Gislene Farias de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394
Resumo: A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor.  O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas.
id IPES_8db62c6b452ddd3adaebbe67ef1ec936
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/394
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizadaformação docente, professor, ensino.A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor.  O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Maria Aparecida OliveiraOliveira, Gislene Farias de2016-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/39410.14295/idonline.v10i1.394ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 29 (2016); 182-1931981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394/516Direitos autorais 2021 Maria Aparecida Oliveira Alves, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T18:33:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
title Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
spellingShingle Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
Alves, Maria Aparecida Oliveira
formação docente, professor, ensino.
title_short Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
title_full Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
title_fullStr Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
title_full_unstemmed Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
title_sort Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
author Alves, Maria Aparecida Oliveira
author_facet Alves, Maria Aparecida Oliveira
Oliveira, Gislene Farias de
author_role author
author2 Oliveira, Gislene Farias de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Aparecida Oliveira
Oliveira, Gislene Farias de
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente, professor, ensino.
topic formação docente, professor, ensino.
dc.description.none.fl_txt_mv A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor.  O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas.
description A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor.  O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394
10.14295/idonline.v10i1.394
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v10i1.394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394/516
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Aparecida Oliveira Alves, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Maria Aparecida Oliveira Alves, Gislene Farias de Oliveira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 29 (2016); 182-193
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037430687203328