Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394 |
Resumo: | A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor. O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas. |
id |
IPES_8db62c6b452ddd3adaebbe67ef1ec936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/394 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizadaformação docente, professor, ensino.A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor. O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAlves, Maria Aparecida OliveiraOliveira, Gislene Farias de2016-04-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/39410.14295/idonline.v10i1.394ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 29 (2016); 182-1931981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394/516Direitos autorais 2021 Maria Aparecida Oliveira Alves, Gislene Farias de Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T18:33:15Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada |
title |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada |
spellingShingle |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada Alves, Maria Aparecida Oliveira formação docente, professor, ensino. |
title_short |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada |
title_full |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada |
title_fullStr |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada |
title_full_unstemmed |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada |
title_sort |
Reflexão da Prática Pedagógica na perspectiva de uma Formação Docente Contextualizada |
author |
Alves, Maria Aparecida Oliveira |
author_facet |
Alves, Maria Aparecida Oliveira Oliveira, Gislene Farias de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Gislene Farias de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Maria Aparecida Oliveira Oliveira, Gislene Farias de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente, professor, ensino. |
topic |
formação docente, professor, ensino. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor. O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas. |
description |
A formação docente constitui-se um processo contínuo e inacabado, portanto, o professor deve está inserido no processo permanente de desenvolvimento profissional no qual a reflexão seja uma exigência para o fazer docente, uma vez que, uma prática reflexiva é profícua na construção de novos conhecimentos e, influencia positivamente na qualidade da ação pedagógica de um professor. O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica integrativa da literatura. Enfatiza a formação docente como um fator-chave para a realização de um ensino com qualidade. Tem como objetivo refletir sobre a importância do professor se adequar e atender às novas exigências da sociedade contemporânea que requer profissionais críticos, reflexivos e investigadores capazes de realizar ações criativas e contextualizadas. Nessa perspectiva, é preciso a implementação de políticas educacionais que valorizem o magistério, que incidam em melhores investimentos de modo que os discursos nesse sentido sejam transformados em ações mais efetivas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-09 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394 10.14295/idonline.v10i1.394 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v10i1.394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/394/516 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Aparecida Oliveira Alves, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Maria Aparecida Oliveira Alves, Gislene Farias de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 10, n. 29 (2016); 182-193 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037430687203328 |