Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Fernanda Coelho de Figueiredo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Pinheiro, Francisco Alves, Duarte, Francisco Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2608
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o processo de desligamento dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia do campus Juazeiro-BA da Univasf entre os anos de 2012 e 2016. O estudo possui caráter descritivo, com procedimentos de levantamento documental junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O procedimento é normatizado e possui critérios de desligamento. Contabilizou-se 1352 processos e 890 discentes envolvidos. O inciso VI da normativa correspondeu a 39% dos processos; o III a 31%, o II a 19% e o V a 8%. Dificuldade com a matéria, conciliar trabalho e estudo e dificuldades financeiras foram as justificativas mais citadas pelos discentes. 40% dos processos resultaram em desligamento e 25% resultaram na reintegração. O custo do aluno desligado foi calculado torno de 50 milhões de reais. Dos alunos que passaram pelos processos 2,94% formaram e 73,73% perderam o vínculo com a universidade. O tempo médio de duração dos processos ficou em torno de 6,94 meses. 
id IPES_905c9a23dd005fe7d137a5f1e93f1a2e
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2608
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São FranciscoEnsino superiorprocessos de desligamentoreintegraçãodesligamentoO objetivo deste trabalho é analisar o processo de desligamento dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia do campus Juazeiro-BA da Univasf entre os anos de 2012 e 2016. O estudo possui caráter descritivo, com procedimentos de levantamento documental junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O procedimento é normatizado e possui critérios de desligamento. Contabilizou-se 1352 processos e 890 discentes envolvidos. O inciso VI da normativa correspondeu a 39% dos processos; o III a 31%, o II a 19% e o V a 8%. Dificuldade com a matéria, conciliar trabalho e estudo e dificuldades financeiras foram as justificativas mais citadas pelos discentes. 40% dos processos resultaram em desligamento e 25% resultaram na reintegração. O custo do aluno desligado foi calculado torno de 50 milhões de reais. Dos alunos que passaram pelos processos 2,94% formaram e 73,73% perderam o vínculo com a universidade. O tempo médio de duração dos processos ficou em torno de 6,94 meses. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/260810.14295/idonline.v14i51.2608ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 435-4501981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2608/4072Copyright (c) 2021 Fernanda Coelho de Figueiredo Soares, Francisco Alves Pinheiro, Francisco Ricardo Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Fernanda Coelho de FigueiredoPinheiro, Francisco AlvesDuarte, Francisco Ricardo2022-08-11T17:41:45Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2608Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:45ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
title Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
spellingShingle Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
Soares, Fernanda Coelho de Figueiredo
Ensino superior
processos de desligamento
reintegração
desligamento
title_short Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
title_full Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
title_fullStr Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
title_full_unstemmed Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
title_sort Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
author Soares, Fernanda Coelho de Figueiredo
author_facet Soares, Fernanda Coelho de Figueiredo
Pinheiro, Francisco Alves
Duarte, Francisco Ricardo
author_role author
author2 Pinheiro, Francisco Alves
Duarte, Francisco Ricardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Fernanda Coelho de Figueiredo
Pinheiro, Francisco Alves
Duarte, Francisco Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
processos de desligamento
reintegração
desligamento
topic Ensino superior
processos de desligamento
reintegração
desligamento
description O objetivo deste trabalho é analisar o processo de desligamento dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia do campus Juazeiro-BA da Univasf entre os anos de 2012 e 2016. O estudo possui caráter descritivo, com procedimentos de levantamento documental junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O procedimento é normatizado e possui critérios de desligamento. Contabilizou-se 1352 processos e 890 discentes envolvidos. O inciso VI da normativa correspondeu a 39% dos processos; o III a 31%, o II a 19% e o V a 8%. Dificuldade com a matéria, conciliar trabalho e estudo e dificuldades financeiras foram as justificativas mais citadas pelos discentes. 40% dos processos resultaram em desligamento e 25% resultaram na reintegração. O custo do aluno desligado foi calculado torno de 50 milhões de reais. Dos alunos que passaram pelos processos 2,94% formaram e 73,73% perderam o vínculo com a universidade. O tempo médio de duração dos processos ficou em torno de 6,94 meses. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2608
10.14295/idonline.v14i51.2608
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2608
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2608/4072
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 435-450
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053944808079360