A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, José Rufino Silva dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Souza, Brenda Thaise Cerqueira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1799
Resumo: A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, atualmente tem se expandido de forma maciça em todos os setores, inclusive no campo educacional, em virtude da demanda da sociedade.  No ambiente escolar, a presença dessas Tecnologias deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação, tendo em vista os ganhos significativos no campo da aprendizagem. Deste modo, há uma necessidade de estudos que analisem como está acontecendo esse processo de inserção, e como os atores principais da educação estão trabalhando nele. Este artigo, de revisão bibliográfica, tem o objetivo de apurar como a utilização de novas tecnologias da comunicação e informação, além do livro didático, contribuem como ferramentas para utilização em sala de aula pelos professores de biologia. Em face dos resultados da pesquisa faz-se necessário repensar no uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas não apenas como mera ferramenta para atrair a atenção dos alunos, mas sim como ferramenta da prática docente capaz de agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.
id IPES_910bc68895e43bb0fdd61bb61b045d5e
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1799
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic ReviewTecnologias na Educação. Tecnologia da Informação e Comunicação. Multimeios Didáticos. Ensino de Biologia.A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, atualmente tem se expandido de forma maciça em todos os setores, inclusive no campo educacional, em virtude da demanda da sociedade.  No ambiente escolar, a presença dessas Tecnologias deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação, tendo em vista os ganhos significativos no campo da aprendizagem. Deste modo, há uma necessidade de estudos que analisem como está acontecendo esse processo de inserção, e como os atores principais da educação estão trabalhando nele. Este artigo, de revisão bibliográfica, tem o objetivo de apurar como a utilização de novas tecnologias da comunicação e informação, além do livro didático, contribuem como ferramentas para utilização em sala de aula pelos professores de biologia. Em face dos resultados da pesquisa faz-se necessário repensar no uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas não apenas como mera ferramenta para atrair a atenção dos alunos, mas sim como ferramenta da prática docente capaz de agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSantos, José Rufino Silva dosSouza, Brenda Thaise Cerqueira de2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/179910.14295/idonline.v13i45.1799ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 40-591981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1799/2650https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1799/179https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1799/181Direitos autorais 2021 José Rufino Silva dos Santos, Brenda Thaise Cerqueira de Souzahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-13T16:07:11Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review
title A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review
spellingShingle A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review
Santos, José Rufino Silva dos
Tecnologias na Educação. Tecnologia da Informação e Comunicação. Multimeios Didáticos. Ensino de Biologia.
title_short A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review
title_full A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review
title_fullStr A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review
title_full_unstemmed A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review
title_sort A Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Biologia: uma Revisão Bibliográfica / The Use of Information and Communication Technologies in Teaching Biology: a Bibliographic Review
author Santos, José Rufino Silva dos
author_facet Santos, José Rufino Silva dos
Souza, Brenda Thaise Cerqueira de
author_role author
author2 Souza, Brenda Thaise Cerqueira de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, José Rufino Silva dos
Souza, Brenda Thaise Cerqueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias na Educação. Tecnologia da Informação e Comunicação. Multimeios Didáticos. Ensino de Biologia.
topic Tecnologias na Educação. Tecnologia da Informação e Comunicação. Multimeios Didáticos. Ensino de Biologia.
description A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, atualmente tem se expandido de forma maciça em todos os setores, inclusive no campo educacional, em virtude da demanda da sociedade.  No ambiente escolar, a presença dessas Tecnologias deixou de ser um diferencial para ser quase uma obrigação, tendo em vista os ganhos significativos no campo da aprendizagem. Deste modo, há uma necessidade de estudos que analisem como está acontecendo esse processo de inserção, e como os atores principais da educação estão trabalhando nele. Este artigo, de revisão bibliográfica, tem o objetivo de apurar como a utilização de novas tecnologias da comunicação e informação, além do livro didático, contribuem como ferramentas para utilização em sala de aula pelos professores de biologia. Em face dos resultados da pesquisa faz-se necessário repensar no uso dessas tecnologias nas práticas pedagógicas não apenas como mera ferramenta para atrair a atenção dos alunos, mas sim como ferramenta da prática docente capaz de agregar valor ao processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1799
10.14295/idonline.v13i45.1799
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1799
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1799
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1799/2650
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1799/179
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/1799/181
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 José Rufino Silva dos Santos, Brenda Thaise Cerqueira de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 José Rufino Silva dos Santos, Brenda Thaise Cerqueira de Souza
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019): Suplemento 1; 40-59
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053954387869696