A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francizete Correia Amaro da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Teixeira, Marlene Menezes de Souza, Carneiro, Rita Edevanira de Sá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/298
Resumo: O presente trabalho visa discutir a importância dos sete saberes docentes necessários para a prática pedagógica no ensino superior, tomando como referência os trabalhos de Tardif (2002), Saviani (1996), Tardif e Gauthier (1996), Pimenta (1999), Pollard e Tann (1987), Garcia (1997) e Morin, que têm procurado mostrar a importância da pedagogia para a formação, atuação e desenvolvimento dos professores. Os autores aqui indicados refletem acerca dos sete saberes necessários à Educação do Futuro, onde Edgar Morin (2004) apresenta idéias que podem contribuir para que o educador possa redefinir sua posição nas instituições de ensino superior, nas relações com os estudantes, o currículo, as disciplinas e a avaliação. A metodologia aqui utilizada parte da reflexão sobre a educação do Ensino Superior, aprofundando-se na visão de Morim que expõe sobre os sete saberes numa perspectiva ética, revelando o compromisso com uma educação integral, de qualidade e humanista. Neste contexto, conclui-se que é preciso identificar e analisar a docência universitária diante dos desafios da realidade nacional num mundo globalizado, partindo do princípio de que a docência sofre influências da realidade na qual está inserida e que, nesta se encontra, a relação Estado/Universidade/Professor. Logo, a docência do ensino superior deve estar respaldada nos eixos e saberes do filósofo Morin, que marca a construção da teoria e da prática-pedagógica.
id IPES_935985a6c3e59859f7b4001d76e6b3fa
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/298
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de MorrinDocência, Ensino Superior, SaberesO presente trabalho visa discutir a importância dos sete saberes docentes necessários para a prática pedagógica no ensino superior, tomando como referência os trabalhos de Tardif (2002), Saviani (1996), Tardif e Gauthier (1996), Pimenta (1999), Pollard e Tann (1987), Garcia (1997) e Morin, que têm procurado mostrar a importância da pedagogia para a formação, atuação e desenvolvimento dos professores. Os autores aqui indicados refletem acerca dos sete saberes necessários à Educação do Futuro, onde Edgar Morin (2004) apresenta idéias que podem contribuir para que o educador possa redefinir sua posição nas instituições de ensino superior, nas relações com os estudantes, o currículo, as disciplinas e a avaliação. A metodologia aqui utilizada parte da reflexão sobre a educação do Ensino Superior, aprofundando-se na visão de Morim que expõe sobre os sete saberes numa perspectiva ética, revelando o compromisso com uma educação integral, de qualidade e humanista. Neste contexto, conclui-se que é preciso identificar e analisar a docência universitária diante dos desafios da realidade nacional num mundo globalizado, partindo do princípio de que a docência sofre influências da realidade na qual está inserida e que, nesta se encontra, a relação Estado/Universidade/Professor. Logo, a docência do ensino superior deve estar respaldada nos eixos e saberes do filósofo Morin, que marca a construção da teoria e da prática-pedagógica.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORSilva, Francizete Correia Amaro daTeixeira, Marlene Menezes de SouzaCarneiro, Rita Edevanira de Sá2014-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/29810.14295/idonline.v8i24.298ID on line. Revista de psicologia; v. 8, n. 24 (2014); 7-201981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/298/424Direitos autorais 2021 Francizete Correia Amaro da Silva, Marlene Menezes de Souza Teixeira, Rita Edevanira de Sá Carneirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:07:55Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin
title A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin
spellingShingle A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin
Silva, Francizete Correia Amaro da
Docência, Ensino Superior, Saberes
title_short A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin
title_full A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin
title_fullStr A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin
title_full_unstemmed A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin
title_sort A Docência do Ensino Superior sob a Égide dos Saberes de Morrin
author Silva, Francizete Correia Amaro da
author_facet Silva, Francizete Correia Amaro da
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Carneiro, Rita Edevanira de Sá
author_role author
author2 Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Carneiro, Rita Edevanira de Sá
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francizete Correia Amaro da
Teixeira, Marlene Menezes de Souza
Carneiro, Rita Edevanira de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Docência, Ensino Superior, Saberes
topic Docência, Ensino Superior, Saberes
description O presente trabalho visa discutir a importância dos sete saberes docentes necessários para a prática pedagógica no ensino superior, tomando como referência os trabalhos de Tardif (2002), Saviani (1996), Tardif e Gauthier (1996), Pimenta (1999), Pollard e Tann (1987), Garcia (1997) e Morin, que têm procurado mostrar a importância da pedagogia para a formação, atuação e desenvolvimento dos professores. Os autores aqui indicados refletem acerca dos sete saberes necessários à Educação do Futuro, onde Edgar Morin (2004) apresenta idéias que podem contribuir para que o educador possa redefinir sua posição nas instituições de ensino superior, nas relações com os estudantes, o currículo, as disciplinas e a avaliação. A metodologia aqui utilizada parte da reflexão sobre a educação do Ensino Superior, aprofundando-se na visão de Morim que expõe sobre os sete saberes numa perspectiva ética, revelando o compromisso com uma educação integral, de qualidade e humanista. Neste contexto, conclui-se que é preciso identificar e analisar a docência universitária diante dos desafios da realidade nacional num mundo globalizado, partindo do princípio de que a docência sofre influências da realidade na qual está inserida e que, nesta se encontra, a relação Estado/Universidade/Professor. Logo, a docência do ensino superior deve estar respaldada nos eixos e saberes do filósofo Morin, que marca a construção da teoria e da prática-pedagógica.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/298
10.14295/idonline.v8i24.298
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/298
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v8i24.298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/298/424
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 8, n. 24 (2014); 7-20
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053952048496640