Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3560 |
Resumo: | O presente artigo pretende discutir acerca da atuação da psicologia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) por meio de uma vivência de estágio. Assim, pretende-se expor a importância desta categoria profissional dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), bem como seus desafios e potencialidades. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, fundamentando-se em autores do campo da psicologia e das políticas públicas de saúde. Desta forma, observou-se ao longo desta experiência de estágio a participação em atividades que faziam parte da dinâmica do serviço, além da atuação ativa da psicologia em articulação com diversos saberes. Conclui-se que a prática da psicologia na APS dentro do NASF trata-se de uma atuação comprometida, crítica, ética e política. Nesse viés, considera-se, portanto, enquanto uma atuação que prioriza o trabalho multiprofissional e os saberes dos usuários. Abstract: This article aims to discuss the role of psychology in the Family Health Support Center (NASF) through an internship experience. Thus, it is intended to expose the importance of this professional category within Primary Health Care (PHC), as well as its challenges and potential. This is a qualitative approach study of the experience report type, based on authors from the field of psychology and public health policies. In this way, it was observed throughout this internship experience, the participation in activities that were part of the dynamics of the service, in addition to the active performance of psychology in articulation with different knowledge. It is concluded that the practice of psychology in PHC within the NASF is a committed, critical, ethical and political action. In this bias, it is considered, therefore, as an action that prioritizes multidisciplinary work and the knowledge of users.Keywords: Primary Health Care; Psychology; Public Health Policy. |
id |
IPES_96faaec60a49722c1c133e8abfc68116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3560 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health CareO presente artigo pretende discutir acerca da atuação da psicologia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) por meio de uma vivência de estágio. Assim, pretende-se expor a importância desta categoria profissional dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), bem como seus desafios e potencialidades. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, fundamentando-se em autores do campo da psicologia e das políticas públicas de saúde. Desta forma, observou-se ao longo desta experiência de estágio a participação em atividades que faziam parte da dinâmica do serviço, além da atuação ativa da psicologia em articulação com diversos saberes. Conclui-se que a prática da psicologia na APS dentro do NASF trata-se de uma atuação comprometida, crítica, ética e política. Nesse viés, considera-se, portanto, enquanto uma atuação que prioriza o trabalho multiprofissional e os saberes dos usuários. Abstract: This article aims to discuss the role of psychology in the Family Health Support Center (NASF) through an internship experience. Thus, it is intended to expose the importance of this professional category within Primary Health Care (PHC), as well as its challenges and potential. This is a qualitative approach study of the experience report type, based on authors from the field of psychology and public health policies. In this way, it was observed throughout this internship experience, the participation in activities that were part of the dynamics of the service, in addition to the active performance of psychology in articulation with different knowledge. It is concluded that the practice of psychology in PHC within the NASF is a committed, critical, ethical and political action. In this bias, it is considered, therefore, as an action that prioritizes multidisciplinary work and the knowledge of users.Keywords: Primary Health Care; Psychology; Public Health Policy. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/356010.14295/idonline.v16i63.3560ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 425-4381981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3560/5641Copyright (c) 2022 Thamyles de Sousa e Silva, Beatriz Alves Viana, Quitéria Larissa Teodoro Farias, Francisco Thiago Paiva Monte, Bruna Clézia Madeira Neri, Isabela Cedro Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccesse Silva, Thamyles de SousaViana, Beatriz AlvesFarias, Quitéria Larissa TeodoroMonte, Francisco Thiago PaivaNeri, Bruna Clézia MadeiraFarias, Isabela Cedro2023-01-04T12:49:39Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3560Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2023-01-04T12:49:39ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care |
title |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care |
spellingShingle |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care e Silva, Thamyles de Sousa |
title_short |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care |
title_full |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care |
title_fullStr |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care |
title_full_unstemmed |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care |
title_sort |
Interfaces entre Teoria e Prática: Relato de experiência na Atenção Primária à Saúde / Interfaces between Theory and Practice: Experience report in Primary Health Care |
author |
e Silva, Thamyles de Sousa |
author_facet |
e Silva, Thamyles de Sousa Viana, Beatriz Alves Farias, Quitéria Larissa Teodoro Monte, Francisco Thiago Paiva Neri, Bruna Clézia Madeira Farias, Isabela Cedro |
author_role |
author |
author2 |
Viana, Beatriz Alves Farias, Quitéria Larissa Teodoro Monte, Francisco Thiago Paiva Neri, Bruna Clézia Madeira Farias, Isabela Cedro |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
e Silva, Thamyles de Sousa Viana, Beatriz Alves Farias, Quitéria Larissa Teodoro Monte, Francisco Thiago Paiva Neri, Bruna Clézia Madeira Farias, Isabela Cedro |
description |
O presente artigo pretende discutir acerca da atuação da psicologia no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) por meio de uma vivência de estágio. Assim, pretende-se expor a importância desta categoria profissional dentro da Atenção Primária à Saúde (APS), bem como seus desafios e potencialidades. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência, fundamentando-se em autores do campo da psicologia e das políticas públicas de saúde. Desta forma, observou-se ao longo desta experiência de estágio a participação em atividades que faziam parte da dinâmica do serviço, além da atuação ativa da psicologia em articulação com diversos saberes. Conclui-se que a prática da psicologia na APS dentro do NASF trata-se de uma atuação comprometida, crítica, ética e política. Nesse viés, considera-se, portanto, enquanto uma atuação que prioriza o trabalho multiprofissional e os saberes dos usuários. Abstract: This article aims to discuss the role of psychology in the Family Health Support Center (NASF) through an internship experience. Thus, it is intended to expose the importance of this professional category within Primary Health Care (PHC), as well as its challenges and potential. This is a qualitative approach study of the experience report type, based on authors from the field of psychology and public health policies. In this way, it was observed throughout this internship experience, the participation in activities that were part of the dynamics of the service, in addition to the active performance of psychology in articulation with different knowledge. It is concluded that the practice of psychology in PHC within the NASF is a committed, critical, ethical and political action. In this bias, it is considered, therefore, as an action that prioritizes multidisciplinary work and the knowledge of users.Keywords: Primary Health Care; Psychology; Public Health Policy. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3560 10.14295/idonline.v16i63.3560 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3560 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v16i63.3560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3560/5641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 63 (2022); 425-438 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945894404096 |