Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Eryca Renata Pereira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Dailon de Araújo, Aguiar, Sâmara Gurgel, Albuquerque, Grayce de Alencar, Oliveira, Dayanne Rakelly de, Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2708
Resumo: Analisar criticamente o conteúdo do filme Geração Prozac, no que tange à representação do transtorno depressivo e à questão da medicalização do sofrimento. A pesquisa é do tipo documental, descritiva e com abordagem qualitativa. O filme foi selecionado por meio de consulta a livro especializado. A narrativa foi dividida em trechos, e os elementos centrais enumerados para análise, sendo destacados os núcleos temáticos. A técnica adotada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Infância e Conflitos familiares”; “Conquista da liberdade”; “Declínio e solidão” e “Busca pelo tratamento e rendição”. Geração Prozac, enquanto narrativa cinematográfica, pode ser considerada uma ferramenta eficaz para ampliar discussões no meio acadêmico sobre a temática, tornando possível ainda vislumbrar ações com foco para a prevenção do uso abusivo de psicofármacos e para a promoção da saúde entre universitários.
id IPES_9b42e502e7a63535379c2fca98cb398c
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2708
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic NarrativeDepressão. Antidepressivos. Cinema.Analisar criticamente o conteúdo do filme Geração Prozac, no que tange à representação do transtorno depressivo e à questão da medicalização do sofrimento. A pesquisa é do tipo documental, descritiva e com abordagem qualitativa. O filme foi selecionado por meio de consulta a livro especializado. A narrativa foi dividida em trechos, e os elementos centrais enumerados para análise, sendo destacados os núcleos temáticos. A técnica adotada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Infância e Conflitos familiares”; “Conquista da liberdade”; “Declínio e solidão” e “Busca pelo tratamento e rendição”. Geração Prozac, enquanto narrativa cinematográfica, pode ser considerada uma ferramenta eficaz para ampliar discussões no meio acadêmico sobre a temática, tornando possível ainda vislumbrar ações com foco para a prevenção do uso abusivo de psicofármacos e para a promoção da saúde entre universitários.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORAmaro, Eryca Renata PereiraAlves, Dailon de AraújoAguiar, Sâmara GurgelAlbuquerque, Grayce de AlencarOliveira, Dayanne Rakelly deBeltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/270810.14295/idonline.v14i52.2708ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 428-4411981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2708/4461Direitos autorais 2021 Eryca Renata Pereira Amaro, Dailon de Araújo Alves, Sâmara Gurgel Aguiar, Grayce de Alencar Albuquerque, Dayanne Rakelly de Oliveira, Izabel Cristina Santiago Lemos de Beltrãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-24T12:04:50Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative
title Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative
spellingShingle Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative
Amaro, Eryca Renata Pereira
Depressão. Antidepressivos. Cinema.
title_short Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative
title_full Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative
title_fullStr Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative
title_full_unstemmed Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative
title_sort Geração Prozac: Reflexões Acerca da Depressão e do Uso de Antidepressivos Mediante uma Narrativa Cinematográfica / Prozac Generation: Reflections on Depression and the use of Antidepressive Through a Cinematic Narrative
author Amaro, Eryca Renata Pereira
author_facet Amaro, Eryca Renata Pereira
Alves, Dailon de Araújo
Aguiar, Sâmara Gurgel
Albuquerque, Grayce de Alencar
Oliveira, Dayanne Rakelly de
Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de
author_role author
author2 Alves, Dailon de Araújo
Aguiar, Sâmara Gurgel
Albuquerque, Grayce de Alencar
Oliveira, Dayanne Rakelly de
Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Eryca Renata Pereira
Alves, Dailon de Araújo
Aguiar, Sâmara Gurgel
Albuquerque, Grayce de Alencar
Oliveira, Dayanne Rakelly de
Beltrão, Izabel Cristina Santiago Lemos de
dc.subject.por.fl_str_mv Depressão. Antidepressivos. Cinema.
topic Depressão. Antidepressivos. Cinema.
description Analisar criticamente o conteúdo do filme Geração Prozac, no que tange à representação do transtorno depressivo e à questão da medicalização do sofrimento. A pesquisa é do tipo documental, descritiva e com abordagem qualitativa. O filme foi selecionado por meio de consulta a livro especializado. A narrativa foi dividida em trechos, e os elementos centrais enumerados para análise, sendo destacados os núcleos temáticos. A técnica adotada foi a análise de conteúdo proposta por Bardin. Emergiram quatro categorias temáticas: “Infância e Conflitos familiares”; “Conquista da liberdade”; “Declínio e solidão” e “Busca pelo tratamento e rendição”. Geração Prozac, enquanto narrativa cinematográfica, pode ser considerada uma ferramenta eficaz para ampliar discussões no meio acadêmico sobre a temática, tornando possível ainda vislumbrar ações com foco para a prevenção do uso abusivo de psicofármacos e para a promoção da saúde entre universitários.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2708
10.14295/idonline.v14i52.2708
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2708
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i52.2708
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2708/4461
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 52 (2020); 428-441
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957954076672