Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hack, Josias Ricardo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602
Resumo: O artigo apresenta o resultado da investigação científica que originou uma proposta de técnica de consciência gestáltica para professores frente à câmera em um setting de gravação de documentários, vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais educativos. O estudo analisou os postulados teóricos apresentados por Fritz Perls ao setting terapêutico da Gestalt-Terapia e fez uma transposição ao contexto de produção audiovisual onde o docente é protagonista. Na primeira seção, explicita-se as quatro categorias (figura/fundo; autorregulação organísmica; holismo; aqui e agora) que fundamentam a proposição e seu ancoradouro na Gestalt-Terapia de Fritz Perls. Na segunda seção, apresenta-se a sugestão de interação entre o diretor de cena e o professor no setting de gravação.
id IPES_a2f81a5404353015f88cf9d3ed83a096
oai_identifier_str oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2602
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording SettingGestalt-TerapiaAudiovisual EducativoProfessorConsciência Corpo/MenteO artigo apresenta o resultado da investigação científica que originou uma proposta de técnica de consciência gestáltica para professores frente à câmera em um setting de gravação de documentários, vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais educativos. O estudo analisou os postulados teóricos apresentados por Fritz Perls ao setting terapêutico da Gestalt-Terapia e fez uma transposição ao contexto de produção audiovisual onde o docente é protagonista. Na primeira seção, explicita-se as quatro categorias (figura/fundo; autorregulação organísmica; holismo; aqui e agora) que fundamentam a proposição e seu ancoradouro na Gestalt-Terapia de Fritz Perls. Na segunda seção, apresenta-se a sugestão de interação entre o diretor de cena e o professor no setting de gravação.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/260210.14295/idonline.v14i51.2602ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 542-5591981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602/4138Copyright (c) 2021 Josias Ricardo Hackinfo:eu-repo/semantics/openAccessHack, Josias Ricardo2022-08-11T17:41:46Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2602Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:46ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
title Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
spellingShingle Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
Hack, Josias Ricardo
Gestalt-Terapia
Audiovisual Educativo
Professor
Consciência Corpo/Mente
title_short Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
title_full Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
title_fullStr Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
title_full_unstemmed Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
title_sort Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
author Hack, Josias Ricardo
author_facet Hack, Josias Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hack, Josias Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Gestalt-Terapia
Audiovisual Educativo
Professor
Consciência Corpo/Mente
topic Gestalt-Terapia
Audiovisual Educativo
Professor
Consciência Corpo/Mente
description O artigo apresenta o resultado da investigação científica que originou uma proposta de técnica de consciência gestáltica para professores frente à câmera em um setting de gravação de documentários, vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais educativos. O estudo analisou os postulados teóricos apresentados por Fritz Perls ao setting terapêutico da Gestalt-Terapia e fez uma transposição ao contexto de produção audiovisual onde o docente é protagonista. Na primeira seção, explicita-se as quatro categorias (figura/fundo; autorregulação organísmica; holismo; aqui e agora) que fundamentam a proposição e seu ancoradouro na Gestalt-Terapia de Fritz Perls. Na segunda seção, apresenta-se a sugestão de interação entre o diretor de cena e o professor no setting de gravação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602
10.14295/idonline.v14i51.2602
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2602
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602/4138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Josias Ricardo Hack
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Josias Ricardo Hack
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 542-559
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior
repository.mail.fl_str_mv ipdeeducacao@gmail.com
_version_ 1797053944802836480