Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602 |
Resumo: | O artigo apresenta o resultado da investigação científica que originou uma proposta de técnica de consciência gestáltica para professores frente à câmera em um setting de gravação de documentários, vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais educativos. O estudo analisou os postulados teóricos apresentados por Fritz Perls ao setting terapêutico da Gestalt-Terapia e fez uma transposição ao contexto de produção audiovisual onde o docente é protagonista. Na primeira seção, explicita-se as quatro categorias (figura/fundo; autorregulação organísmica; holismo; aqui e agora) que fundamentam a proposição e seu ancoradouro na Gestalt-Terapia de Fritz Perls. Na segunda seção, apresenta-se a sugestão de interação entre o diretor de cena e o professor no setting de gravação. |
id |
IPES_a2f81a5404353015f88cf9d3ed83a096 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2602 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording SettingGestalt-TerapiaAudiovisual EducativoProfessorConsciência Corpo/MenteO artigo apresenta o resultado da investigação científica que originou uma proposta de técnica de consciência gestáltica para professores frente à câmera em um setting de gravação de documentários, vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais educativos. O estudo analisou os postulados teóricos apresentados por Fritz Perls ao setting terapêutico da Gestalt-Terapia e fez uma transposição ao contexto de produção audiovisual onde o docente é protagonista. Na primeira seção, explicita-se as quatro categorias (figura/fundo; autorregulação organísmica; holismo; aqui e agora) que fundamentam a proposição e seu ancoradouro na Gestalt-Terapia de Fritz Perls. Na segunda seção, apresenta-se a sugestão de interação entre o diretor de cena e o professor no setting de gravação.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/260210.14295/idonline.v14i51.2602ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 542-5591981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602/4138Copyright (c) 2021 Josias Ricardo Hackinfo:eu-repo/semantics/openAccessHack, Josias Ricardo2022-08-11T17:41:46Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/2602Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-08-11T17:41:46ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting |
title |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting |
spellingShingle |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting Hack, Josias Ricardo Gestalt-Terapia Audiovisual Educativo Professor Consciência Corpo/Mente |
title_short |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting |
title_full |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting |
title_fullStr |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting |
title_full_unstemmed |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting |
title_sort |
Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting |
author |
Hack, Josias Ricardo |
author_facet |
Hack, Josias Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hack, Josias Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestalt-Terapia Audiovisual Educativo Professor Consciência Corpo/Mente |
topic |
Gestalt-Terapia Audiovisual Educativo Professor Consciência Corpo/Mente |
description |
O artigo apresenta o resultado da investigação científica que originou uma proposta de técnica de consciência gestáltica para professores frente à câmera em um setting de gravação de documentários, vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais educativos. O estudo analisou os postulados teóricos apresentados por Fritz Perls ao setting terapêutico da Gestalt-Terapia e fez uma transposição ao contexto de produção audiovisual onde o docente é protagonista. Na primeira seção, explicita-se as quatro categorias (figura/fundo; autorregulação organísmica; holismo; aqui e agora) que fundamentam a proposição e seu ancoradouro na Gestalt-Terapia de Fritz Perls. Na segunda seção, apresenta-se a sugestão de interação entre o diretor de cena e o professor no setting de gravação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602 10.14295/idonline.v14i51.2602 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2602 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2602/4138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Josias Ricardo Hack info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Josias Ricardo Hack |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14 n. 51 (2020); 542-559 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053944802836480 |