A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3624 |
Resumo: | Resumo: O desenvolvimento infantil é uma fase de descobertas na qual as crianças irão descobrir e aprimorar suas habilidades cognitivas, motora, emocional e social. Diante disso, utilizar o lúdico como ferramenta de contribuição nesse processo de desenvolvimento é de suma importância, visto que o uso da ludicidade influencia bastante nesse processo de desenvolvimento, pois através dos momentos de jogos e brincadeiras a criança desenvolverá a coordenação motora, a criatividade, a interação social. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo analisar a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil, identificando as diversas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Foi empregada uma metodologia de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se de referencial teórico específico, investigando a importância em usar o lúdico como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento infantil. A partir dos conhecimentos adquiridos e observações realizadas durante a pesquisa, foi visto que o desenvolvimento infantil é uma fase de descobertas na qual as crianças desenvolverão e descobrirão diversas habilidades com base na capacidade de cada um. Diante disso, destaca-se que os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois através deles pode-se concluir que o lúdico contribui positivamente no desenvolvimento da criança e que a ludicidade é uma ferramenta de suma importância nesse processo. Sendo assim, evidencia-se que as ferramentas lúdicas promovem diversas contribuições positivas e significativas em relação ao desenvolvimento da criança e que é essencial a utilização da ludicidade como instrumento nesse processo, pois só facilita mais ainda a desenvoltura e aprimoramento das habilidades desenvolvidas pelas crianças, como também contribui na aprendizagem delas.Palavras-Chave: Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Criança. Abstract: Child development is a discovery phase in which children will discover and improve their cognitive, motor, emotional and social skills. Therefore, using play as a contribution tool in this development process is of paramount importance, since the use of playfulness greatly influences this development process, because through moments of games and games the child will develop motor coordination, creativity, the social interaction. Thus, this work aimed to analyze the importance of playfulness in child development, identifying the various contributions to the teaching and learning process. A qualitative bibliographic research methodology was used, using a specific theoretical framework, investigating the importance of using play as a tool to contribute to child development. From the knowledge acquired and observations made during the research, it was seen that child development is a discovery phase in which children will develop and discover different skills based on each one's ability. In view of this, it is noteworthy that the results obtained were quite satisfactory, because through them it can be concluded that the playful contributes positively to the development of the child and that playfulness is a tool of paramount importance in this process. Thus, it is evident that playful tools promote several positive and significant contributions in relation to the development of the child and that the use of playfulness as an instrument in this process is essential, as it only facilitates the resourcefulness and improvement of the skills developed by children, even more. but also contributes to their learning.Keywords: Playful, Child Development, Child. |
id |
IPES_a52237f24e85a1cd531a50347a2ae766 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3624 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child DevelopmentLúdico. Desenvolvimento Infantil. CriançaResumo: O desenvolvimento infantil é uma fase de descobertas na qual as crianças irão descobrir e aprimorar suas habilidades cognitivas, motora, emocional e social. Diante disso, utilizar o lúdico como ferramenta de contribuição nesse processo de desenvolvimento é de suma importância, visto que o uso da ludicidade influencia bastante nesse processo de desenvolvimento, pois através dos momentos de jogos e brincadeiras a criança desenvolverá a coordenação motora, a criatividade, a interação social. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo analisar a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil, identificando as diversas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Foi empregada uma metodologia de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se de referencial teórico específico, investigando a importância em usar o lúdico como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento infantil. A partir dos conhecimentos adquiridos e observações realizadas durante a pesquisa, foi visto que o desenvolvimento infantil é uma fase de descobertas na qual as crianças desenvolverão e descobrirão diversas habilidades com base na capacidade de cada um. Diante disso, destaca-se que os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois através deles pode-se concluir que o lúdico contribui positivamente no desenvolvimento da criança e que a ludicidade é uma ferramenta de suma importância nesse processo. Sendo assim, evidencia-se que as ferramentas lúdicas promovem diversas contribuições positivas e significativas em relação ao desenvolvimento da criança e que é essencial a utilização da ludicidade como instrumento nesse processo, pois só facilita mais ainda a desenvoltura e aprimoramento das habilidades desenvolvidas pelas crianças, como também contribui na aprendizagem delas.Palavras-Chave: Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Criança. Abstract: Child development is a discovery phase in which children will discover and improve their cognitive, motor, emotional and social skills. Therefore, using play as a contribution tool in this development process is of paramount importance, since the use of playfulness greatly influences this development process, because through moments of games and games the child will develop motor coordination, creativity, the social interaction. Thus, this work aimed to analyze the importance of playfulness in child development, identifying the various contributions to the teaching and learning process. A qualitative bibliographic research methodology was used, using a specific theoretical framework, investigating the importance of using play as a tool to contribute to child development. From the knowledge acquired and observations made during the research, it was seen that child development is a discovery phase in which children will develop and discover different skills based on each one's ability. In view of this, it is noteworthy that the results obtained were quite satisfactory, because through them it can be concluded that the playful contributes positively to the development of the child and that playfulness is a tool of paramount importance in this process. Thus, it is evident that playful tools promote several positive and significant contributions in relation to the development of the child and that the use of playfulness as an instrument in this process is essential, as it only facilitates the resourcefulness and improvement of the skills developed by children, even more. but also contributes to their learning.Keywords: Playful, Child Development, Child.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-11-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3624ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 15-241981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3624/5696Copyright (c) 2022 Iris Teixeira lves, Geraldo Martins de Oliveira Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesslves, Iris TeixeiraOliveira Júnior, Geraldo Martins de2022-12-30T14:32:56Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3624Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-12-30T14:32:56ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development |
title |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development |
spellingShingle |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development lves, Iris Teixeira Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Criança |
title_short |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development |
title_full |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development |
title_fullStr |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development |
title_full_unstemmed |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development |
title_sort |
A Importância da Utilização do Lúdico como ferramenta para o Desenvolvimento Infantil / The Importance of Using Play as a Tool for Child Development |
author |
lves, Iris Teixeira |
author_facet |
lves, Iris Teixeira Oliveira Júnior, Geraldo Martins de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Júnior, Geraldo Martins de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
lves, Iris Teixeira Oliveira Júnior, Geraldo Martins de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Criança |
topic |
Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Criança |
description |
Resumo: O desenvolvimento infantil é uma fase de descobertas na qual as crianças irão descobrir e aprimorar suas habilidades cognitivas, motora, emocional e social. Diante disso, utilizar o lúdico como ferramenta de contribuição nesse processo de desenvolvimento é de suma importância, visto que o uso da ludicidade influencia bastante nesse processo de desenvolvimento, pois através dos momentos de jogos e brincadeiras a criança desenvolverá a coordenação motora, a criatividade, a interação social. Desta maneira, este trabalho teve por objetivo analisar a importância da ludicidade no desenvolvimento infantil, identificando as diversas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Foi empregada uma metodologia de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se de referencial teórico específico, investigando a importância em usar o lúdico como ferramenta de contribuição para o desenvolvimento infantil. A partir dos conhecimentos adquiridos e observações realizadas durante a pesquisa, foi visto que o desenvolvimento infantil é uma fase de descobertas na qual as crianças desenvolverão e descobrirão diversas habilidades com base na capacidade de cada um. Diante disso, destaca-se que os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois através deles pode-se concluir que o lúdico contribui positivamente no desenvolvimento da criança e que a ludicidade é uma ferramenta de suma importância nesse processo. Sendo assim, evidencia-se que as ferramentas lúdicas promovem diversas contribuições positivas e significativas em relação ao desenvolvimento da criança e que é essencial a utilização da ludicidade como instrumento nesse processo, pois só facilita mais ainda a desenvoltura e aprimoramento das habilidades desenvolvidas pelas crianças, como também contribui na aprendizagem delas.Palavras-Chave: Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Criança. Abstract: Child development is a discovery phase in which children will discover and improve their cognitive, motor, emotional and social skills. Therefore, using play as a contribution tool in this development process is of paramount importance, since the use of playfulness greatly influences this development process, because through moments of games and games the child will develop motor coordination, creativity, the social interaction. Thus, this work aimed to analyze the importance of playfulness in child development, identifying the various contributions to the teaching and learning process. A qualitative bibliographic research methodology was used, using a specific theoretical framework, investigating the importance of using play as a tool to contribute to child development. From the knowledge acquired and observations made during the research, it was seen that child development is a discovery phase in which children will develop and discover different skills based on each one's ability. In view of this, it is noteworthy that the results obtained were quite satisfactory, because through them it can be concluded that the playful contributes positively to the development of the child and that playfulness is a tool of paramount importance in this process. Thus, it is evident that playful tools promote several positive and significant contributions in relation to the development of the child and that the use of playfulness as an instrument in this process is essential, as it only facilitates the resourcefulness and improvement of the skills developed by children, even more. but also contributes to their learning.Keywords: Playful, Child Development, Child. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3624 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3624/5696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Iris Teixeira lves, Geraldo Martins de Oliveira Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Iris Teixeira lves, Geraldo Martins de Oliveira Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 64 (2022); 15-24 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superior |
repository.mail.fl_str_mv |
ipdeeducacao@gmail.com |
_version_ |
1797053945999261696 |