A Constituição Psíquica Pedofílica na Obra Lolita / The Pedophilic Psychic Constitution in the Work Lolita
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2889 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o tema pedofilia e sua possível constituição psíquica. À luz da psicanálise freudiana e lacaniana, a pedofilia constitui-se na estrutura psíquica perversa. Para ilustrar a estrutura psíquica perversa usaremos a obra Lolita, de Vladimir Nabokov, que conta a história do personagem Humbert, um homem de meia idade que se apaixona por Lolita, uma garota de doze anos de idade. Atualmente, o tema pedofilia é visto como um problema de saúde pública, entretanto, nem sempre foi assim, era visto como um fenômeno naturalizado na antiguidade. Com base nisso, buscamos distinguir os termos “molestador sexual” e o “pedófilo”, contextualizar a história da infância e a criminalização de fantasias sexuais. Neste trabalho a obra Lolita é apresentada como caso clínico para análise de sua constituição psíquica, relevando à importância do conhecimento da história pregressa do sujeito, assim como a importância da elaboração de traumas no sujeito pedófilo. |
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A Constituição Psíquica Pedofílica na Obra Lolita / The Pedophilic Psychic Constitution in the Work Lolitapedofilia; perversão; sexualidadeO presente trabalho aborda o tema pedofilia e sua possível constituição psíquica. À luz da psicanálise freudiana e lacaniana, a pedofilia constitui-se na estrutura psíquica perversa. Para ilustrar a estrutura psíquica perversa usaremos a obra Lolita, de Vladimir Nabokov, que conta a história do personagem Humbert, um homem de meia idade que se apaixona por Lolita, uma garota de doze anos de idade. Atualmente, o tema pedofilia é visto como um problema de saúde pública, entretanto, nem sempre foi assim, era visto como um fenômeno naturalizado na antiguidade. Com base nisso, buscamos distinguir os termos “molestador sexual” e o “pedófilo”, contextualizar a história da infância e a criminalização de fantasias sexuais. Neste trabalho a obra Lolita é apresentada como caso clínico para análise de sua constituição psíquica, relevando à importância do conhecimento da história pregressa do sujeito, assim como a importância da elaboração de traumas no sujeito pedófilo.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORRivas, Márcia GuimaraesBarbosa, Jessica LeiteFerro, Luiz Roberto MarqueziOliveira, Aislan José2021-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/288910.14295/idonline.v15i54.2889ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 54 (2021); 1-181981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2889/4579https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/downloadSuppFile/2889/353Direitos autorais 2021 Márcia Guimaraes Rivas, Jessica Leite Barbosa, Luiz Roberto Marquezi Ferro, Aislan José Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-18T13:07:49Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
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O presente trabalho aborda o tema pedofilia e sua possível constituição psíquica. À luz da psicanálise freudiana e lacaniana, a pedofilia constitui-se na estrutura psíquica perversa. Para ilustrar a estrutura psíquica perversa usaremos a obra Lolita, de Vladimir Nabokov, que conta a história do personagem Humbert, um homem de meia idade que se apaixona por Lolita, uma garota de doze anos de idade. Atualmente, o tema pedofilia é visto como um problema de saúde pública, entretanto, nem sempre foi assim, era visto como um fenômeno naturalizado na antiguidade. Com base nisso, buscamos distinguir os termos “molestador sexual” e o “pedófilo”, contextualizar a história da infância e a criminalização de fantasias sexuais. Neste trabalho a obra Lolita é apresentada como caso clínico para análise de sua constituição psíquica, relevando à importância do conhecimento da história pregressa do sujeito, assim como a importância da elaboração de traumas no sujeito pedófilo. |
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