Tratamento medicamentoso: conhecimento de usuários em clínica-escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Freitas, Teresa Maria Barbosa Leal
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: de Freitas, Mariélia Barbosa Leal, Marques, Rosemarie Brandim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1253
Resumo: O nível de conhecimento farmacológico é fundamental para o sucesso do tratamento medicamentoso. O objetivo foi avaliar o grau de conhecimento de pacientes atendidos no Ambulatório de uma Instituição de Ensino Superior Privado quanto ao tratamento farmacológico, após consulta e dispensação medicamentosa. Foi um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizada entre março e setembro de 2013, com 40 pacientes. Foram 67,5% de mulheres com idade média de 56,4 ± 13 anos. O grau de escolaridade foi 32,5% de analfabetos, 62,5% com renda familiar de até um salário-mínimo. O nível de conhecimento medicamentoso foi bom (10,0%), 57,5% regular nível de informação a respeito do medicamento prescrito, conhecimento insuficiente de 32,5%. 60,0% dos pacientes após consulta e dispensação medicamentosa tiveram baixo grau de adesão. Faz-se necessário implementar ações educativas com equipe multidisciplinar com os pacientes e a presença do profissional farmacêutico para melhor orientar os mesmos quanto ao uso correto de medicamentos.
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