Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/313 |
Resumo: | O presente trabalho investiga as necessidades de orientação dos alunos da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato, Ceará, oriundos dos cursos de direito, enfermagem e pedagogia. Tem por objetivo observar como percebem, eles próprios, suas necessidades de orientação; de que maneira crêem serem conscientes de sua importância e se saberiam como obter orientação em caso de necessidade. Também visa comparar se as necessidades de orientação são uma questão de gênero, se o curso tem alguma influência nas necessidades e se são diferentes as necessidades dos alunos primeiranistas, dos alunos do último ano de curso. As informações foram colhidas através de questionário utilizado para a avaliação das necessidades, especialmente desenvolvido para este fim. Os resultados desta pesquisa revelaram claramente que os alunos necessitam de orientação nas diversas áreas investigadas. A orientação profissional e a orientação acadêmica, representam uma necessidade para 86,84% e 79,64% dos alunos, respectivamente. Além destas constatações a pesquisa revelou que os alunos dos primeiros anos de curso sentem mais necessidade de orientação acadêmica, enquanto os alunos em final de curso sentem mais necessidade de orientação profissional e ainda, que as mulheres tem mais necessidades de orientação, lhe conferem maior importância e, informaram maiores dificuldades em obter os serviços de que necessitam. Os resultados desta pesquisa também indicam a existência de uma demanda pela criação de um serviço de orientação universitária. A qualidade da educação superior, dentro de uma perspectiva orientadora, não se identifica somente com uma melhor preparação intelectual e técnica dos futuros graduados, mas com o favorecimento do processo de amadurecimento pessoal, que permita tomadas de decisões mais congruentes; capacitação para enfrentar situações problemáticas de forma mais adequada, bem como o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada, que permita atuar com mais eficácia na sociedade e nas relações interpessoais. Estes são fatores suficientes para justificar uma intervenção orientadora nesta direção. |
id |
IPES_aa936429731e618513ebb6901cebfa0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/313 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do CaririNecessidades, Orientação, UniversidadeO presente trabalho investiga as necessidades de orientação dos alunos da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato, Ceará, oriundos dos cursos de direito, enfermagem e pedagogia. Tem por objetivo observar como percebem, eles próprios, suas necessidades de orientação; de que maneira crêem serem conscientes de sua importância e se saberiam como obter orientação em caso de necessidade. Também visa comparar se as necessidades de orientação são uma questão de gênero, se o curso tem alguma influência nas necessidades e se são diferentes as necessidades dos alunos primeiranistas, dos alunos do último ano de curso. As informações foram colhidas através de questionário utilizado para a avaliação das necessidades, especialmente desenvolvido para este fim. Os resultados desta pesquisa revelaram claramente que os alunos necessitam de orientação nas diversas áreas investigadas. A orientação profissional e a orientação acadêmica, representam uma necessidade para 86,84% e 79,64% dos alunos, respectivamente. Além destas constatações a pesquisa revelou que os alunos dos primeiros anos de curso sentem mais necessidade de orientação acadêmica, enquanto os alunos em final de curso sentem mais necessidade de orientação profissional e ainda, que as mulheres tem mais necessidades de orientação, lhe conferem maior importância e, informaram maiores dificuldades em obter os serviços de que necessitam. Os resultados desta pesquisa também indicam a existência de uma demanda pela criação de um serviço de orientação universitária. A qualidade da educação superior, dentro de uma perspectiva orientadora, não se identifica somente com uma melhor preparação intelectual e técnica dos futuros graduados, mas com o favorecimento do processo de amadurecimento pessoal, que permita tomadas de decisões mais congruentes; capacitação para enfrentar situações problemáticas de forma mais adequada, bem como o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada, que permita atuar com mais eficácia na sociedade e nas relações interpessoais. Estes são fatores suficientes para justificar uma intervenção orientadora nesta direção. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORBraga, Irineide BeserraCoelho, Marcus Nascimento2015-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/31310.14295/idonline.v9i25.313ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 25 (2015); 38-611981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/313/425Direitos autorais 2021 Irineide Beserra Braga, Marcus Nascimento Coelhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-12T15:08:04Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri |
title |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri |
spellingShingle |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri Braga, Irineide Beserra Necessidades, Orientação, Universidade |
title_short |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri |
title_full |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri |
title_fullStr |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri |
title_full_unstemmed |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri |
title_sort |
Necessidades de Orientação Educativa na Universidade Regional do Cariri |
author |
Braga, Irineide Beserra |
author_facet |
Braga, Irineide Beserra Coelho, Marcus Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Marcus Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Irineide Beserra Coelho, Marcus Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades, Orientação, Universidade |
topic |
Necessidades, Orientação, Universidade |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho investiga as necessidades de orientação dos alunos da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato, Ceará, oriundos dos cursos de direito, enfermagem e pedagogia. Tem por objetivo observar como percebem, eles próprios, suas necessidades de orientação; de que maneira crêem serem conscientes de sua importância e se saberiam como obter orientação em caso de necessidade. Também visa comparar se as necessidades de orientação são uma questão de gênero, se o curso tem alguma influência nas necessidades e se são diferentes as necessidades dos alunos primeiranistas, dos alunos do último ano de curso. As informações foram colhidas através de questionário utilizado para a avaliação das necessidades, especialmente desenvolvido para este fim. Os resultados desta pesquisa revelaram claramente que os alunos necessitam de orientação nas diversas áreas investigadas. A orientação profissional e a orientação acadêmica, representam uma necessidade para 86,84% e 79,64% dos alunos, respectivamente. Além destas constatações a pesquisa revelou que os alunos dos primeiros anos de curso sentem mais necessidade de orientação acadêmica, enquanto os alunos em final de curso sentem mais necessidade de orientação profissional e ainda, que as mulheres tem mais necessidades de orientação, lhe conferem maior importância e, informaram maiores dificuldades em obter os serviços de que necessitam. Os resultados desta pesquisa também indicam a existência de uma demanda pela criação de um serviço de orientação universitária. A qualidade da educação superior, dentro de uma perspectiva orientadora, não se identifica somente com uma melhor preparação intelectual e técnica dos futuros graduados, mas com o favorecimento do processo de amadurecimento pessoal, que permita tomadas de decisões mais congruentes; capacitação para enfrentar situações problemáticas de forma mais adequada, bem como o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada, que permita atuar com mais eficácia na sociedade e nas relações interpessoais. Estes são fatores suficientes para justificar uma intervenção orientadora nesta direção. |
description |
O presente trabalho investiga as necessidades de orientação dos alunos da Universidade Regional do Cariri – URCA, Crato, Ceará, oriundos dos cursos de direito, enfermagem e pedagogia. Tem por objetivo observar como percebem, eles próprios, suas necessidades de orientação; de que maneira crêem serem conscientes de sua importância e se saberiam como obter orientação em caso de necessidade. Também visa comparar se as necessidades de orientação são uma questão de gênero, se o curso tem alguma influência nas necessidades e se são diferentes as necessidades dos alunos primeiranistas, dos alunos do último ano de curso. As informações foram colhidas através de questionário utilizado para a avaliação das necessidades, especialmente desenvolvido para este fim. Os resultados desta pesquisa revelaram claramente que os alunos necessitam de orientação nas diversas áreas investigadas. A orientação profissional e a orientação acadêmica, representam uma necessidade para 86,84% e 79,64% dos alunos, respectivamente. Além destas constatações a pesquisa revelou que os alunos dos primeiros anos de curso sentem mais necessidade de orientação acadêmica, enquanto os alunos em final de curso sentem mais necessidade de orientação profissional e ainda, que as mulheres tem mais necessidades de orientação, lhe conferem maior importância e, informaram maiores dificuldades em obter os serviços de que necessitam. Os resultados desta pesquisa também indicam a existência de uma demanda pela criação de um serviço de orientação universitária. A qualidade da educação superior, dentro de uma perspectiva orientadora, não se identifica somente com uma melhor preparação intelectual e técnica dos futuros graduados, mas com o favorecimento do processo de amadurecimento pessoal, que permita tomadas de decisões mais congruentes; capacitação para enfrentar situações problemáticas de forma mais adequada, bem como o desenvolvimento de uma personalidade equilibrada, que permita atuar com mais eficácia na sociedade e nas relações interpessoais. Estes são fatores suficientes para justificar uma intervenção orientadora nesta direção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-28 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/313 10.14295/idonline.v9i25.313 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/313 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v9i25.313 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/313/425 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Irineide Beserra Braga, Marcus Nascimento Coelho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Irineide Beserra Braga, Marcus Nascimento Coelho https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 9, n. 25 (2015); 38-61 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037420749848576 |