Práticas de Tecnologia da Informação Verde em Instituições de Ensino Superior: uma revisão sistemática / Green Information Technology practices in University educational institutions: A sistematic review
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
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Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3468 |
Resumo: | Resumo: O objetivo central do estudo é identificar as práticas de Tecnologia da Informação Verde que têm sido adotadas em Instituições de Ensino Superior. Além das referidas práticas, foram elencadas as dificuldades e os benefícios percebidos em seu processo de implementação. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura publicada entre os anos de 2015 e 2020 nas bases de dados do Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, sendo selecionados 7 estudos para análise. As práticas de TI Verde mais recorrentes estão voltadas ao gerenciamento de resíduos, com descarte adequado e reciclagem de resíduos eletrônicos. Entre as dificuldades enfrentadas, destaca-se a falta de conhecimento e engajamento sobre a temática de sustentabilidade e TI Verde. Já entre os benefícios percebidos, destacam-se ganhos ambientais e financeiros, relacionados à economia de energia, redução de emissão de CO² na atmosfera, e diminuição de custos com aquisição de TI.Palavras-chave: TI Verde; universidade; ensino superior; revisão sistemática.Abstract: The main objective of the study is to identify the Green Information Technology practices that have been adopted in University education institutions. In addition to the aforementioned practices, the difficulties and benefits perceived in their implementation process were listed. A systematic review of the literature published between 2015 and 2020 was carried out in the databases of the Capes Periodicals Portal and the Digital Library of Theses and Dissertations, and 7 studies were selected for analysis. The most recurrent Green IT practices are focused on waste management, with proper disposal and recycling of electronic waste. Among the difficulties faced, the lack of knowledge and engagement about sustainability and Green IT stands out. Among the perceived benefits, environmental and financial gains stand out, related to energy savings, reduction of CO² emission in the atmosphere, and reduction of costs with IT acquisition.Keywords: Green IT, university, University education, sistematic review. |
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Práticas de Tecnologia da Informação Verde em Instituições de Ensino Superior: uma revisão sistemática / Green Information Technology practices in University educational institutions: A sistematic reviewResumo: O objetivo central do estudo é identificar as práticas de Tecnologia da Informação Verde que têm sido adotadas em Instituições de Ensino Superior. Além das referidas práticas, foram elencadas as dificuldades e os benefícios percebidos em seu processo de implementação. Foi realizada uma revisão sistemática da literatura publicada entre os anos de 2015 e 2020 nas bases de dados do Portal de Periódicos da Capes e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, sendo selecionados 7 estudos para análise. As práticas de TI Verde mais recorrentes estão voltadas ao gerenciamento de resíduos, com descarte adequado e reciclagem de resíduos eletrônicos. Entre as dificuldades enfrentadas, destaca-se a falta de conhecimento e engajamento sobre a temática de sustentabilidade e TI Verde. Já entre os benefícios percebidos, destacam-se ganhos ambientais e financeiros, relacionados à economia de energia, redução de emissão de CO² na atmosfera, e diminuição de custos com aquisição de TI.Palavras-chave: TI Verde; universidade; ensino superior; revisão sistemática.Abstract: The main objective of the study is to identify the Green Information Technology practices that have been adopted in University education institutions. In addition to the aforementioned practices, the difficulties and benefits perceived in their implementation process were listed. A systematic review of the literature published between 2015 and 2020 was carried out in the databases of the Capes Periodicals Portal and the Digital Library of Theses and Dissertations, and 7 studies were selected for analysis. The most recurrent Green IT practices are focused on waste management, with proper disposal and recycling of electronic waste. Among the difficulties faced, the lack of knowledge and engagement about sustainability and Green IT stands out. Among the perceived benefits, environmental and financial gains stand out, related to energy savings, reduction of CO² emission in the atmosphere, and reduction of costs with IT acquisition.Keywords: Green IT, university, University education, sistematic review.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR2022-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/346810.14295/idonline.v16i60.3468ID on line. Revista de psicologia; v. 16 n. 60 (2022); 927-9411981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3468/5472Copyright (c) 2022 Kathiane Galdino Maia Gomes, José de Lima Albuquerque, Romilson Marques Cabral, Marco Aurélio Benevides de Pinho, Jorge da Silva Netoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Kathiane Galdino MaiaAlbuquerque, José de LimaCabral, Romilson MarquesPinho, Marco Aurélio Benevides deCorreia-Neto, Jorge da Silva2022-05-31T01:34:12Zoai:ojs.idonline.emnuvens.com.br:article/3468Revistahttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONGhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/oaiipdeeducacao@gmail.com1981-11791981-1179opendoar:2022-05-31T01:34:12ID on line. Revista de psicologia - Instituto Persona de Educação Superiorfalse |
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