Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vales, Elisa Barros
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miguel, Joelson Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641
Resumo: O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Abed (2014); Freire (2015); Garcia (2013); Kuethe (1974); Libâneo (1994); Losacco (2002); Moniz (2009); Nacarato (2018); Oliveira (2010); Pinto (2018); Ramalho (2018); Trancoso (2011) e  outros. Os resultados demonstraram que é importante que se ofereça uma educação de qualidade em que, escola e família possam estar cada vez mais entrelaçadas com a finalidade de promover a construção do saber referente a uma leitura e escrita de qualidade. Neste sentido, possibilitar-se-á a construção de um sujeito crítico e reflexivo durante sua aprendizagem da leitura e da escrita, de forma que, as crianças possam atingir, no futuro, o sucesso educativo e o bem-estar social.   
id IPES_bb8b6764888229fe0049053218b33cff
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2641
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and WritingLeitura; Escrita; Família; Ensino e AprendizagemO trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Abed (2014); Freire (2015); Garcia (2013); Kuethe (1974); Libâneo (1994); Losacco (2002); Moniz (2009); Nacarato (2018); Oliveira (2010); Pinto (2018); Ramalho (2018); Trancoso (2011) e  outros. Os resultados demonstraram que é importante que se ofereça uma educação de qualidade em que, escola e família possam estar cada vez mais entrelaçadas com a finalidade de promover a construção do saber referente a uma leitura e escrita de qualidade. Neste sentido, possibilitar-se-á a construção de um sujeito crítico e reflexivo durante sua aprendizagem da leitura e da escrita, de forma que, as crianças possam atingir, no futuro, o sucesso educativo e o bem-estar social.   INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVales, Elisa BarrosMiguel, Joelson Rodrigues2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/264110.14295/idonline.v14i51.2641ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 908-9161981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641/4044Direitos autorais 2021 Elisa Barros Vales, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T18:39:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
title Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
spellingShingle Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
Vales, Elisa Barros
Leitura; Escrita; Família; Ensino e Aprendizagem
title_short Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
title_full Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
title_fullStr Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
title_full_unstemmed Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
title_sort Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
author Vales, Elisa Barros
author_facet Vales, Elisa Barros
Miguel, Joelson Rodrigues
author_role author
author2 Miguel, Joelson Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Vales, Elisa Barros
Miguel, Joelson Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura; Escrita; Família; Ensino e Aprendizagem
topic Leitura; Escrita; Família; Ensino e Aprendizagem
description O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como: Abed (2014); Freire (2015); Garcia (2013); Kuethe (1974); Libâneo (1994); Losacco (2002); Moniz (2009); Nacarato (2018); Oliveira (2010); Pinto (2018); Ramalho (2018); Trancoso (2011) e  outros. Os resultados demonstraram que é importante que se ofereça uma educação de qualidade em que, escola e família possam estar cada vez mais entrelaçadas com a finalidade de promover a construção do saber referente a uma leitura e escrita de qualidade. Neste sentido, possibilitar-se-á a construção de um sujeito crítico e reflexivo durante sua aprendizagem da leitura e da escrita, de forma que, as crianças possam atingir, no futuro, o sucesso educativo e o bem-estar social.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641
10.14295/idonline.v14i51.2641
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v14i51.2641
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641/4044
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Elisa Barros Vales, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Elisa Barros Vales, Joelson Rodrigues Miguel
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 908-916
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053957062787072