Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641 |
Resumo: | O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Abed (2014); Freire (2015); Garcia (2013); Kuethe (1974); Libâneo (1994); Losacco (2002); Moniz (2009); Nacarato (2018); Oliveira (2010); Pinto (2018); Ramalho (2018); Trancoso (2011) e outros. Os resultados demonstraram que é importante que se ofereça uma educação de qualidade em que, escola e família possam estar cada vez mais entrelaçadas com a finalidade de promover a construção do saber referente a uma leitura e escrita de qualidade. Neste sentido, possibilitar-se-á a construção de um sujeito crítico e reflexivo durante sua aprendizagem da leitura e da escrita, de forma que, as crianças possam atingir, no futuro, o sucesso educativo e o bem-estar social. |
id |
IPES_bb8b6764888229fe0049053218b33cff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/2641 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and WritingLeitura; Escrita; Família; Ensino e AprendizagemO trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Abed (2014); Freire (2015); Garcia (2013); Kuethe (1974); Libâneo (1994); Losacco (2002); Moniz (2009); Nacarato (2018); Oliveira (2010); Pinto (2018); Ramalho (2018); Trancoso (2011) e outros. Os resultados demonstraram que é importante que se ofereça uma educação de qualidade em que, escola e família possam estar cada vez mais entrelaçadas com a finalidade de promover a construção do saber referente a uma leitura e escrita de qualidade. Neste sentido, possibilitar-se-á a construção de um sujeito crítico e reflexivo durante sua aprendizagem da leitura e da escrita, de forma que, as crianças possam atingir, no futuro, o sucesso educativo e o bem-estar social. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORVales, Elisa BarrosMiguel, Joelson Rodrigues2020-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/264110.14295/idonline.v14i51.2641ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 908-9161981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641/4044Direitos autorais 2021 Elisa Barros Vales, Joelson Rodrigues Miguelhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-06T18:39:06Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing |
title |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing |
spellingShingle |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing Vales, Elisa Barros Leitura; Escrita; Família; Ensino e Aprendizagem |
title_short |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing |
title_full |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing |
title_fullStr |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing |
title_full_unstemmed |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing |
title_sort |
Práticas Pedagógicas Assistidas na Aquisição da Leitura e da Escrita / Pedagogical Practices Assisted in the Acquisition of Reading and Writing |
author |
Vales, Elisa Barros |
author_facet |
Vales, Elisa Barros Miguel, Joelson Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Miguel, Joelson Rodrigues |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vales, Elisa Barros Miguel, Joelson Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura; Escrita; Família; Ensino e Aprendizagem |
topic |
Leitura; Escrita; Família; Ensino e Aprendizagem |
description |
O trabalho discute acerca dos processos de aquisições da leitura e da escrita no desenvolvimento sócio-cognitivo dos educandos, além disso, o estudo discorre sobre a importância de se estimular o hábito da leitura nas crianças, tornando-os leitores mais atentos e críticos, que possa ler e entender um texto. É importante que a aprendizagem seja prazerosa tanto para o aluno quanto para o mediador. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como: Abed (2014); Freire (2015); Garcia (2013); Kuethe (1974); Libâneo (1994); Losacco (2002); Moniz (2009); Nacarato (2018); Oliveira (2010); Pinto (2018); Ramalho (2018); Trancoso (2011) e outros. Os resultados demonstraram que é importante que se ofereça uma educação de qualidade em que, escola e família possam estar cada vez mais entrelaçadas com a finalidade de promover a construção do saber referente a uma leitura e escrita de qualidade. Neste sentido, possibilitar-se-á a construção de um sujeito crítico e reflexivo durante sua aprendizagem da leitura e da escrita, de forma que, as crianças possam atingir, no futuro, o sucesso educativo e o bem-estar social. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-30 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641 10.14295/idonline.v14i51.2641 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v14i51.2641 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2641/4044 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elisa Barros Vales, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Elisa Barros Vales, Joelson Rodrigues Miguel https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 14, n. 51 (2020); 908-916 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1797053957062787072 |