A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rosaline Bezerra de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Azevedo, Joseane Batista de, Silva, Marta Suely Madruga da, Silva, Almir de Farias, Abreu, Marinaldo Pontes de, Oliveira, Samuel Bezerra de, Targiino, Jairo Rangel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1782
Resumo: O prisma central desta pesquisa está em analisar a Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis por meio das aulas de Matemática. O tema da pesquisa é: Etnomatemática e Catadores de Materiais Recicláveis. Para dialogar com a temática utilizamos como referências: Freire (2006), Morin (2011), D’Ambrósio (2005), Knijnik (1996). Tem-se uma investigação exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo uma metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder à questão levantada: Como ensinar Matemática baseado na Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis? A pesquisa, portanto, proporcionou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na percepção docente. Como instrumento de coleta de dados tem-se o registro de um relato de experiência de uma professora de Matemática do 6º Ano pertencente a Rede Pública do Vale do Mamanguape-PB, da qual foi feita uma análise de conteúdo. Como resultado temos a sugestão de diversas propostas de ensino a serem utilizadas no ambiente escolar por docentes dentre elas: proporcionar que o aluno pesquise em sua comunidade situações de vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis, promover sessão de debates sobre os principais desafios destes profissionais, sugerir que construam e apliquem entrevistas com estes profissionais afim de se obter informações quanto a custo de materiais, formas de armazenamento, cuidados, ganhos, sustento familiar. Após essas vivências no espaço comunidade e no espaço escolar, baseado em todas as informações colhidas e discutidas é oportuno elaborar questões baseadas nas situações-problemas existentes, construir gráficos, quadros e tabelas em meio aos dados colhidos, fazer uma releitura desta experiência vivida e repensar outras formas de se perceber a Matemática presente na comunidade em que se vive, ou seja, perceber a diversidade Etnomatemática presente e aplica-la para a vida quando necessário.
id IPES_c047dbc5cf594e2ea0bcb79265857249
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1782
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
repository_id_str
spelling A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical ExperienceCatadores de Materiais Recicláveis, Ensino, EtnomatemáticaO prisma central desta pesquisa está em analisar a Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis por meio das aulas de Matemática. O tema da pesquisa é: Etnomatemática e Catadores de Materiais Recicláveis. Para dialogar com a temática utilizamos como referências: Freire (2006), Morin (2011), D’Ambrósio (2005), Knijnik (1996). Tem-se uma investigação exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo uma metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder à questão levantada: Como ensinar Matemática baseado na Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis? A pesquisa, portanto, proporcionou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na percepção docente. Como instrumento de coleta de dados tem-se o registro de um relato de experiência de uma professora de Matemática do 6º Ano pertencente a Rede Pública do Vale do Mamanguape-PB, da qual foi feita uma análise de conteúdo. Como resultado temos a sugestão de diversas propostas de ensino a serem utilizadas no ambiente escolar por docentes dentre elas: proporcionar que o aluno pesquise em sua comunidade situações de vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis, promover sessão de debates sobre os principais desafios destes profissionais, sugerir que construam e apliquem entrevistas com estes profissionais afim de se obter informações quanto a custo de materiais, formas de armazenamento, cuidados, ganhos, sustento familiar. Após essas vivências no espaço comunidade e no espaço escolar, baseado em todas as informações colhidas e discutidas é oportuno elaborar questões baseadas nas situações-problemas existentes, construir gráficos, quadros e tabelas em meio aos dados colhidos, fazer uma releitura desta experiência vivida e repensar outras formas de se perceber a Matemática presente na comunidade em que se vive, ou seja, perceber a diversidade Etnomatemática presente e aplica-la para a vida quando necessário.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOROliveira, Rosaline Bezerra deAzevedo, Joseane Batista deSilva, Marta Suely Madruga daSilva, Almir de FariasAbreu, Marinaldo Pontes deOliveira, Samuel Bezerra deTargiino, Jairo Rangel2019-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/178210.14295/idonline.v13i45.1782ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 763-7721981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1782/2745Direitos autorais 2021 Rosaline Bezerra de Oliveira, Joseane Batista de Azevedo, Marta Suely Madruga da Silva, Almir de Farias Silva, Marinaldo Pontes de Abreu, Samuel Bezerra de Oliveira, Jairo Rangel Targiinohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-05T16:26:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
title A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
spellingShingle A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
Oliveira, Rosaline Bezerra de
Catadores de Materiais Recicláveis, Ensino, Etnomatemática
title_short A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
title_full A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
title_fullStr A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
title_full_unstemmed A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
title_sort A Vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis presente na Escola: uma experiência Etnomatemática / The Living of Recyclable Material Catalysts Present at School: an Ethnomathematical Experience
author Oliveira, Rosaline Bezerra de
author_facet Oliveira, Rosaline Bezerra de
Azevedo, Joseane Batista de
Silva, Marta Suely Madruga da
Silva, Almir de Farias
Abreu, Marinaldo Pontes de
Oliveira, Samuel Bezerra de
Targiino, Jairo Rangel
author_role author
author2 Azevedo, Joseane Batista de
Silva, Marta Suely Madruga da
Silva, Almir de Farias
Abreu, Marinaldo Pontes de
Oliveira, Samuel Bezerra de
Targiino, Jairo Rangel
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rosaline Bezerra de
Azevedo, Joseane Batista de
Silva, Marta Suely Madruga da
Silva, Almir de Farias
Abreu, Marinaldo Pontes de
Oliveira, Samuel Bezerra de
Targiino, Jairo Rangel
dc.subject.por.fl_str_mv Catadores de Materiais Recicláveis, Ensino, Etnomatemática
topic Catadores de Materiais Recicláveis, Ensino, Etnomatemática
description O prisma central desta pesquisa está em analisar a Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis por meio das aulas de Matemática. O tema da pesquisa é: Etnomatemática e Catadores de Materiais Recicláveis. Para dialogar com a temática utilizamos como referências: Freire (2006), Morin (2011), D’Ambrósio (2005), Knijnik (1996). Tem-se uma investigação exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, tendo uma metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder à questão levantada: Como ensinar Matemática baseado na Etnomatemática presente no trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis? A pesquisa, portanto, proporcionou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na percepção docente. Como instrumento de coleta de dados tem-se o registro de um relato de experiência de uma professora de Matemática do 6º Ano pertencente a Rede Pública do Vale do Mamanguape-PB, da qual foi feita uma análise de conteúdo. Como resultado temos a sugestão de diversas propostas de ensino a serem utilizadas no ambiente escolar por docentes dentre elas: proporcionar que o aluno pesquise em sua comunidade situações de vivência dos Catadores de Materiais Recicláveis, promover sessão de debates sobre os principais desafios destes profissionais, sugerir que construam e apliquem entrevistas com estes profissionais afim de se obter informações quanto a custo de materiais, formas de armazenamento, cuidados, ganhos, sustento familiar. Após essas vivências no espaço comunidade e no espaço escolar, baseado em todas as informações colhidas e discutidas é oportuno elaborar questões baseadas nas situações-problemas existentes, construir gráficos, quadros e tabelas em meio aos dados colhidos, fazer uma releitura desta experiência vivida e repensar outras formas de se perceber a Matemática presente na comunidade em que se vive, ou seja, perceber a diversidade Etnomatemática presente e aplica-la para a vida quando necessário.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1782
10.14295/idonline.v13i45.1782
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1782
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v13i45.1782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1782/2745
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 13, n. 45 (2019); 763-772
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797053955321102336