O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Cleonice Clementino de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Januário, Maria do Socorro Alves, Sobral, Maria do Socorro Cecílio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456
Resumo: O presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que  é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva.  
id IPES_c539e74ea7e778a1f3fd8a7febce4ec4
oai_identifier_str oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1456
network_acronym_str IPES
network_name_str ID on line. Revista de psicologia
spelling O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino FundamentalDislexia. Transtornos. Leitura e escrita. AprendizagemO presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que  é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva.  INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMenezes, Cleonice Clementino deJanuário, Maria do Socorro AlvesSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/145610.14295/idonline.v12i42.1456ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 536-5471981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456/2084Direitos autorais 2021 Cleonice Clementino de Menezes, Maria do Socorro Alves Januário, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
title O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Menezes, Cleonice Clementino de
Dislexia. Transtornos. Leitura e escrita. Aprendizagem
title_short O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
title_full O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
title_sort O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
author Menezes, Cleonice Clementino de
author_facet Menezes, Cleonice Clementino de
Januário, Maria do Socorro Alves
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author_role author
author2 Januário, Maria do Socorro Alves
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Cleonice Clementino de
Januário, Maria do Socorro Alves
Sobral, Maria do Socorro Cecílio
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia. Transtornos. Leitura e escrita. Aprendizagem
topic Dislexia. Transtornos. Leitura e escrita. Aprendizagem
dc.description.none.fl_txt_mv O presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que  é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva.  
description O presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que  é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456
10.14295/idonline.v12i42.1456
url https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456
identifier_str_mv 10.14295/idonline.v12i42.1456
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456/2084
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Cleonice Clementino de Menezes, Maria do Socorro Alves Januário, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Cleonice Clementino de Menezes, Maria do Socorro Alves Januário, Maria do Socorro Cecílio Sobral
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
publisher.none.fl_str_mv INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
dc.source.none.fl_str_mv ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 536-547
1981-1179
reponame:ID on line. Revista de psicologia
instname:Instituto Persona de Educação Superior
instacron:IPES
instname_str Instituto Persona de Educação Superior
instacron_str IPES
institution IPES
reponame_str ID on line. Revista de psicologia
collection ID on line. Revista de psicologia
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1723037425728487424