O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456 |
Resumo: | O presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva. |
id |
IPES_c539e74ea7e778a1f3fd8a7febce4ec4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/1456 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino FundamentalDislexia. Transtornos. Leitura e escrita. AprendizagemO presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva. INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORMenezes, Cleonice Clementino deJanuário, Maria do Socorro AlvesSobral, Maria do Socorro Cecílio2018-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/145610.14295/idonline.v12i42.1456ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 536-5471981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456/2084Direitos autorais 2021 Cleonice Clementino de Menezes, Maria do Socorro Alves Januário, Maria do Socorro Cecílio Sobralhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-06T10:58:29Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental Menezes, Cleonice Clementino de Dislexia. Transtornos. Leitura e escrita. Aprendizagem |
title_short |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
O Ensino/Aprendizagem de Crianças Disléxicas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Menezes, Cleonice Clementino de |
author_facet |
Menezes, Cleonice Clementino de Januário, Maria do Socorro Alves Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author_role |
author |
author2 |
Januário, Maria do Socorro Alves Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Cleonice Clementino de Januário, Maria do Socorro Alves Sobral, Maria do Socorro Cecílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia. Transtornos. Leitura e escrita. Aprendizagem |
topic |
Dislexia. Transtornos. Leitura e escrita. Aprendizagem |
dc.description.none.fl_txt_mv |
O presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva. |
description |
O presente artigo apresenta-se com uma pesquisa bibliográfica que busca identificar as bases teóricas que sustentam o processo ensino/aprendizagem de crianças com dislexia nas séries iniciais do ensino fundamental. Alicerçada na reflexão de leituras e análises de textos de autores renomados como Jardine (2010), Fonseca (2011), Moura (2012), Ohlweiler (2016), onde discutem com precisão a temática abordada. O objetivo deste estudo é investigar quais são meios eficazes para a efetivação de uma prática pedagógica adequada as crianças disléxicas. Como resultado o estudo mostrou que é preciso encorajá-las, compreendê-las e dispor de muita paciência, pois o aluno disléxico leva muito tempo para aprender. A metodologia utilizada deu-se através de análises de textos dos autores antes citados, dos quais dá embasamento do que é a dislexia, sua apresentação nas formas de linguagem, as dificuldades de leitura, aquisição e capacidade da escrita e compreensão de textos. Conclui-se que há grande necessidade de uma prática pedagógica eficaz no atendimento as crianças disléxicas no âmbito escolar. É preciso repensar essas práticas de modo a desenvolver uma aprendizagem significante e inclusiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-17 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456 10.14295/idonline.v12i42.1456 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v12i42.1456 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1456/2084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cleonice Clementino de Menezes, Maria do Socorro Alves Januário, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Cleonice Clementino de Menezes, Maria do Socorro Alves Januário, Maria do Socorro Cecílio Sobral https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 12, n. 42 (2018): Suplemento 1; 536-547 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037425728487424 |