Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ID on line. Revista de psicologia |
Texto Completo: | https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3238 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizado por uma aluna da primeira turma de Psicologia do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Refere-se ao projeto Abacateiro: Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária por meio de levantamento de teses defendidas na Região Sudeste do Brasil. Tem por objetivo, apresentar as produções desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apresenta também, um relato histórico sobre a EICOS, a Psicologia Social Comunitária, a Ecologia Social, a importância da pesquisa e os desafios no desenvolvimento da IC em meio a pandemia da Covid-19. Fundamenta-se na análise de103 teses defendidas, no período entre 2003 e 2020. Os resultados obtidos foram apresentados por meio de quadros expositivos e discutidos em doze categorias. Palavras-chave: Psicologia Comunitária. Comunidade. Iniciação Científica. Abstract: This work is the result of a Scientific Initiation research, carried out by a student of the first Psychology class at the University Center of Espírito Santo (UNESC). It refers to the Abacateiro project: Scientific Initiation in Community Social Psychology through a survey of theses defended in the Southeast region of Brazil. Its objective is to present the productions developed in the Postgraduate Program in Psychosociology of Communities and Social Ecology (EICOS), at the Federal University of Rio de Janeiro. It also presents a historical report on EICOS, Community Social Psychology, Social Ecology, the importance of research and the challenges in the development of CI in the midst of the Covid-19 pandemic. It is based on the analysis of 103 theses defended, in the period between 2003 and 2020. The results obtained were presented through expository tables and discussed in twelve categories. Keywords: Community Psychology. Community. Scientific research. |
id |
IPES_c978467402feb504f22040bcb60cf3d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:idonline.emnuvens.com.br:article/3238 |
network_acronym_str |
IPES |
network_name_str |
ID on line. Revista de psicologia |
spelling |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 PandemicPsicologia Comunitária; Comunidade; Iniciação Científica.Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizado por uma aluna da primeira turma de Psicologia do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Refere-se ao projeto Abacateiro: Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária por meio de levantamento de teses defendidas na Região Sudeste do Brasil. Tem por objetivo, apresentar as produções desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apresenta também, um relato histórico sobre a EICOS, a Psicologia Social Comunitária, a Ecologia Social, a importância da pesquisa e os desafios no desenvolvimento da IC em meio a pandemia da Covid-19. Fundamenta-se na análise de103 teses defendidas, no período entre 2003 e 2020. Os resultados obtidos foram apresentados por meio de quadros expositivos e discutidos em doze categorias. Palavras-chave: Psicologia Comunitária. Comunidade. Iniciação Científica. Abstract: This work is the result of a Scientific Initiation research, carried out by a student of the first Psychology class at the University Center of Espírito Santo (UNESC). It refers to the Abacateiro project: Scientific Initiation in Community Social Psychology through a survey of theses defended in the Southeast region of Brazil. Its objective is to present the productions developed in the Postgraduate Program in Psychosociology of Communities and Social Ecology (EICOS), at the Federal University of Rio de Janeiro. It also presents a historical report on EICOS, Community Social Psychology, Social Ecology, the importance of research and the challenges in the development of CI in the midst of the Covid-19 pandemic. It is based on the analysis of 103 theses defended, in the period between 2003 and 2020. The results obtained were presented through expository tables and discussed in twelve categories. Keywords: Community Psychology. Community. Scientific research.INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIORCosta, Eliane Cortelete daEleotério, Isabele Santos2021-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/323810.14295/idonline.v15i57.3238ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 513-5311981-1179reponame:ID on line. Revista de psicologiainstname:Instituto Persona de Educação Superiorinstacron:IPESporhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3238/5065Direitos autorais 2021 Eliane Cortelete da Costa, Isabele Santos Eleotériohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-19T01:48:43Zhttps://idonline.emnuvens.com.br/id/indexONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic |
title |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic |
spellingShingle |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic Costa, Eliane Cortelete da Psicologia Comunitária; Comunidade; Iniciação Científica. |
title_short |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic |
title_full |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic |
title_fullStr |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic |
title_full_unstemmed |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic |
title_sort |
Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária na Pandemia da COVID-19 / Scientific Initiation in Community Social Psychology in the COVID-19 Pandemic |
author |
Costa, Eliane Cortelete da |
author_facet |
Costa, Eliane Cortelete da Eleotério, Isabele Santos |
author_role |
author |
author2 |
Eleotério, Isabele Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Eliane Cortelete da Eleotério, Isabele Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Comunitária; Comunidade; Iniciação Científica. |
topic |
Psicologia Comunitária; Comunidade; Iniciação Científica. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizado por uma aluna da primeira turma de Psicologia do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Refere-se ao projeto Abacateiro: Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária por meio de levantamento de teses defendidas na Região Sudeste do Brasil. Tem por objetivo, apresentar as produções desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apresenta também, um relato histórico sobre a EICOS, a Psicologia Social Comunitária, a Ecologia Social, a importância da pesquisa e os desafios no desenvolvimento da IC em meio a pandemia da Covid-19. Fundamenta-se na análise de103 teses defendidas, no período entre 2003 e 2020. Os resultados obtidos foram apresentados por meio de quadros expositivos e discutidos em doze categorias. Palavras-chave: Psicologia Comunitária. Comunidade. Iniciação Científica. Abstract: This work is the result of a Scientific Initiation research, carried out by a student of the first Psychology class at the University Center of Espírito Santo (UNESC). It refers to the Abacateiro project: Scientific Initiation in Community Social Psychology through a survey of theses defended in the Southeast region of Brazil. Its objective is to present the productions developed in the Postgraduate Program in Psychosociology of Communities and Social Ecology (EICOS), at the Federal University of Rio de Janeiro. It also presents a historical report on EICOS, Community Social Psychology, Social Ecology, the importance of research and the challenges in the development of CI in the midst of the Covid-19 pandemic. It is based on the analysis of 103 theses defended, in the period between 2003 and 2020. The results obtained were presented through expository tables and discussed in twelve categories. Keywords: Community Psychology. Community. Scientific research. |
description |
Resumo: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, realizado por uma aluna da primeira turma de Psicologia do Centro Universitário do Espírito Santo (UNESC). Refere-se ao projeto Abacateiro: Iniciação Científica em Psicologia Social Comunitária por meio de levantamento de teses defendidas na Região Sudeste do Brasil. Tem por objetivo, apresentar as produções desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Apresenta também, um relato histórico sobre a EICOS, a Psicologia Social Comunitária, a Ecologia Social, a importância da pesquisa e os desafios no desenvolvimento da IC em meio a pandemia da Covid-19. Fundamenta-se na análise de103 teses defendidas, no período entre 2003 e 2020. Os resultados obtidos foram apresentados por meio de quadros expositivos e discutidos em doze categorias. Palavras-chave: Psicologia Comunitária. Comunidade. Iniciação Científica. Abstract: This work is the result of a Scientific Initiation research, carried out by a student of the first Psychology class at the University Center of Espírito Santo (UNESC). It refers to the Abacateiro project: Scientific Initiation in Community Social Psychology through a survey of theses defended in the Southeast region of Brazil. Its objective is to present the productions developed in the Postgraduate Program in Psychosociology of Communities and Social Ecology (EICOS), at the Federal University of Rio de Janeiro. It also presents a historical report on EICOS, Community Social Psychology, Social Ecology, the importance of research and the challenges in the development of CI in the midst of the Covid-19 pandemic. It is based on the analysis of 103 theses defended, in the period between 2003 and 2020. The results obtained were presented through expository tables and discussed in twelve categories. Keywords: Community Psychology. Community. Scientific research. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3238 10.14295/idonline.v15i57.3238 |
url |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3238 |
identifier_str_mv |
10.14295/idonline.v15i57.3238 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/3238/5065 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eliane Cortelete da Costa, Isabele Santos Eleotério https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2021 Eliane Cortelete da Costa, Isabele Santos Eleotério https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
publisher.none.fl_str_mv |
INSTITUTO PERSONA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR |
dc.source.none.fl_str_mv |
ID on line. Revista de psicologia; v. 15, n. 57 (2021); 513-531 1981-1179 reponame:ID on line. Revista de psicologia instname:Instituto Persona de Educação Superior instacron:IPES |
instname_str |
Instituto Persona de Educação Superior |
instacron_str |
IPES |
institution |
IPES |
reponame_str |
ID on line. Revista de psicologia |
collection |
ID on line. Revista de psicologia |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1723037429978365952 |