Avaliação Respiratória em Crianças com Síndrome de Down Submetidas a Treino Psicomotor /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eduarda Stefany Silva e
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dutra, Laisla Pires, Piloto, Aline Marques, Saraiva, Daiane Santos Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/2247
Resumo: Os indivíduos com síndrome de Down apresentam uma pré-disposição a complicações respiratórias, decorrente não só da hipotonia generalizada, mas também de doenças infecciosas das vias aéreas inferiores e de obstrução de vias aéreas superiores. Dentre as características da síndrome, a hipotonia muscular e o déficit respiratório são as que mais requerem atenção, o que acaba contribuindo para os atrasos de desenvolvimento motor. O atual estudo tem como objetivo avaliar a eficácia do treino de psicomotricidade na capacidade respiratória de crianças com diagnóstico de síndrome de Down. Trata-se de um estudo quantitativo, de corte transverso e descritivo, onde foram incluídos no estudo crianças com faixa etária de 7 a 12 anos, de ambos os sexos, credenciadas a uma associação de pais e amigos de pessoas com síndrome de Down, no qual foram avaliadas a capacidade inspiratória máxima e capacidade expiratória máxima pré e pós a realização do treino psicomotor através de circuitos motores. Os resultados deste estudo sugerem que a prática de treino pode influenciar a força muscular respiratória em pacientes com síndrome de Down, de ambos os sexos, quando comparados com indivíduos com síndrome de Down que não praticam algum tipo de exercício. 
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