O Direio de Aprender dos Estudantes e o Direito dos Professores de Ensinar com Dignidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Marilaine de Castro Pereira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Venturin, Edileuza Valeriana de Farias, Santos, Simone José Aparecida da Silva, Zinelli, Marlize Reffatti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ID on line. Revista de psicologia
Texto Completo: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/845
Resumo: O presente artigo tem por escopo discorrer sobre o direito de aprender de crianças e adolescentes, bem como o direito dos professores de terem as condições necessárias para realizar seus trabalhos com dignidade. Para tanto utilizou-se o método de procedimento bibliográfico. O trabalho foi desenvolvido no período de setembro de 2015 a setembro de 2016. Os avanços da ciência e da tecnologia têm possibilitado entender que cada indivíduo tem um perfil de aprendizagem. Assim, os professores precisam estar atentos para possibilitar as condições adequadas para que os alunos aprendam, visto que na contemporaneidade, a educação é direito de todos. O direito de aprender da criança e do adolescente está garantido pela legislação brasileira de forma exemplar. Os professores estão sendo cobrados por todos os lados, porém as condições para desenvolver seus trabalhos não estão compatíveis com o grau das exigências e com as responsabilidades que têm. É preciso que a gestão esteja atenta aos desafios dos professores e busque solucionar ou amenizar os mesmos, para que estes tenham condições materiais e psicológicas para realizarem seus trabalhos. Os pais devem acompanhar a vida escolar dos filhos auxiliando-os em suas dificuldades e sendo parceiros da escola. É preciso defender o direito do aluno de aprender e igualmente o direito do professor de ser respeitados no seu espaço de ensinar. Os governantes e a sociedade precisam reconhecer não somente nas páginas dos diversos documentos que oferecem as bases legais da educação e dos direitos humanos, mas sobretudo, com iniciativas concretas para os sujeitos professor/aluno, do contrário, as referidas legislações continuarão a se evidenciarem entre as mais belas do planeta, sem gerar as transformações que trazem em seus bojos.
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description O presente artigo tem por escopo discorrer sobre o direito de aprender de crianças e adolescentes, bem como o direito dos professores de terem as condições necessárias para realizar seus trabalhos com dignidade. Para tanto utilizou-se o método de procedimento bibliográfico. O trabalho foi desenvolvido no período de setembro de 2015 a setembro de 2016. Os avanços da ciência e da tecnologia têm possibilitado entender que cada indivíduo tem um perfil de aprendizagem. Assim, os professores precisam estar atentos para possibilitar as condições adequadas para que os alunos aprendam, visto que na contemporaneidade, a educação é direito de todos. O direito de aprender da criança e do adolescente está garantido pela legislação brasileira de forma exemplar. Os professores estão sendo cobrados por todos os lados, porém as condições para desenvolver seus trabalhos não estão compatíveis com o grau das exigências e com as responsabilidades que têm. É preciso que a gestão esteja atenta aos desafios dos professores e busque solucionar ou amenizar os mesmos, para que estes tenham condições materiais e psicológicas para realizarem seus trabalhos. Os pais devem acompanhar a vida escolar dos filhos auxiliando-os em suas dificuldades e sendo parceiros da escola. É preciso defender o direito do aluno de aprender e igualmente o direito do professor de ser respeitados no seu espaço de ensinar. Os governantes e a sociedade precisam reconhecer não somente nas páginas dos diversos documentos que oferecem as bases legais da educação e dos direitos humanos, mas sobretudo, com iniciativas concretas para os sujeitos professor/aluno, do contrário, as referidas legislações continuarão a se evidenciarem entre as mais belas do planeta, sem gerar as transformações que trazem em seus bojos.
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